14/12/2009

Inteligência Empresarial e Sensibilidade Patrimonial

Caros Amigos,


Regressado de Londres, e agora em Amsterdão, tenho seguido com atenção o processo de reconhecimento e apreciação com que o "Projecto" da Catarina Portas, com as suas manifestações de a " A Vida Portuguesa" em Lisboa, a "A Vida Portuense" na Invicta e ainda, numa perspectiva de intervenção urbana, o quiosque no Largo de Camões, tem sido brindado.

Já tive oportunidade de exprimir o meu agrado e de o tipificar, no Facebook, através de expressões como : Identidade, Criatividade, Autenticidade, Inteligência Empresarial, Salvaguarda do Património Cultural Português em várias vertentes … mas ao oferecer­-vos estas imagens, primeiro do antigo armazém do David & David, e do estado em que se encontrava, quando eu o conheci através de imagens disponibilisadas então pelo Núcleo de Estudos do Património da C.M.L.(estas, aqui, tiradas do site da Vida Portuguesa), pretendo um momento de reflexão, sobre a capacidade de reconhecer o potencial de Autenticidade num espaço histórico e aproveitá-lo através de um "RESTAURO", em vez de um conceito vago de pseudo­-"recuperação", com assinatura depuradora e destruidora.

Esta atitude é precisamente o que garante o sucesso comercial do Pojecto, e pode-se, portanto, classificar como Inteligência Empresarial.

Para quando uma iniciativa cultural da C.M.L. com um Prémio Municipal dirigido ao Comércio Tradicional, destinado a premiar iniciativas comerciais, com Preservação Rigorosa do Património de Interiores, baseada num conceito de RESTAURO?

Para quando uma formação especial para Fiscais da C.M.L., dirigida aos Interiores de Interesse Patrimonial?

Uma espécie de Departamento Especial, para contrariar aquilo a que já classifiquei, num artigo da minha autoria no Público, como a "A Brigada do Inox"?

Pode ser que o Sr. Presidente da C.M.L. leia este post

Deixo-­vos também algumas imagens da loja "Vida Portuense, e de algumas impressões Londrinas ilustrando a qualidade do seu Comércio Tradicional, num Verdadeiro e Vivo Centro Histórico … Merry Christmas !!



António Sérgio Rosa de Carvalho









3 comentários:

  1. a Vida Portuguesa é uma loja gira mas não é comércio tradicional... por isso só existe uma em Lisboa. aliás, não há mercado para mais. no fundo é comércio nostálgico. quem compra lá, compra uma vez e não volta a comprar.

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  2. nostalgico ou não é engraçado estas lojas serem promovidas por gente de esquerda.
    Este revivalismo associado a ordem,limpeza,honestidade patriotismo,enfim um cem numero de coisas que estamos ansiosos de rever e sentir.
    Parece-nos que sómente os amigos bloquistas é que se sentem no direito de (re)viver estes tempos do Estado Novo, como os compreendo pois quer Louça ou Rosas tiveram nos seus progenitores grandes exemplos e colaboradores dessa ordem, receberam sem dúvida boas educações, extranhamente ficou o totalitarismo como revolta!

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  3. Achei a loja de Lisboa muito gira com coisas (marcas) de antigamente. Entrei, vi, gostei, sorri e saí. A maioria dos preços ali praticados são absurdos.

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