27/02/2010

Movimento de cidadãos quer relançar debate sobre os contentores em Alcântara


In Público (27/2/2010)

«O movimento de cidadãos Fórum Cidadania Lisboa pediu uma audiência à Administração do Porto de Lisboa (APL) para voltar a pôr na ordem do dia a polémica em torno do terminal de contentores de Alcântara (TCA). Numa nota ontem divulgada e citada pela Lusa, o Fórum Cidadania Lisboa recorda que desde a primeira hora foi opositor do projecto de ampliação daquele terminal - "muito antes da justa polémica jurídica à volta da prorrogação do contrato de exploração assinado com a Liscont" -, matéria sobre a qual o movimento promoveu uma petição que entregou na Assembleia da República.

"Somos contra esta ampliação, não por sermos proprietários de restaurantes nas chamadas "Docas", previsivelmente espoliados durante alguns anos por efeito das obras projectadas, ou por considerarmos que Lisboa não deva ter porto, o que aliás seria impossível, mas tão-somente porque pensamos não terem sido avaliadas as respectivas alternativas de localização", explica o movimento.

A prorrogação sem concurso público até 2042 da concessão do terminal à Liscont, empresa detida pelo grupo Mota-Engil, ocorreu no final de 2008 e foi criticada por toda a oposição, que ainda tentou revogar o decreto-lei que permitiu o negócio, mas o PS, na altura com maioria absoluta no Parlamento, impediu-o. Agora, com o PS sem maioria absoluta, foram já quatro os partidos que apresentaram projetos de lei a defender a revogação do decreto-lei: PSD, Bloco de Esquerda, PCP e Verdes.

O CDS já disse que estava a estudar os documentos e fontes da bancada parlamentar centrista, admitiram que a revogação seria irresponsável, pois daria lugar a indemnização, mas ainda não foi clarificado se o partido apresentará projeto-lei próprio.

Em Dezembro, a Câmara de Lisboa aprovou dois protocolos a assinar com APL e a Liscont, no âmbito do plano de investimentos do TCA. O acordo com a APL permite a cedência (por 20 anos, prorrogáveis por mais cinco) para espaço público da área entre a Avenida Brasília e a Gare Marítima de Alcântara.»

12 comentários:

  1. Ui Ui os fanáticos tiveram direito a uma notícia no jornal! Que importantes!

    ResponderEliminar
  2. Adoro o contraste nas cores dos contentores.
    Adoro paisagens industriais=)

    ResponderEliminar
  3. Caro Senhor Xico,

    O seu gosto é perfeitamente respeitável; desde que não seja imposto a quem não o partilha, nada a objectar.

    ResponderEliminar
  4. "O seu gosto é perfeitamente respeitável; desde que não seja imposto a quem não o partilha"???

    E o que é que você tenta fazer sempre que aqui tenta impor a sua opinião e visão acerca de como o Porto de Lisboa deveria funcionar?

    Que descaramento!

    ResponderEliminar
  5. Não fui eu que fiz o comentario da 1:36PM, mas concordo com a pergunta feita.

    ResponderEliminar
  6. Sr. (ou Senhora) Anónimo,

    Acha que, defendendo a minha opinião sobre um determinado assunto eu o estou a impor.

    Que chama então a uma assinatura de contrato com a Mota Engil feita à lufa-lufa, para que os Portugueses ficassem perante um facto consumado - e de caminho a Mota-Engil vencesse indemnização caso o projecto não avançasse?

    E que chama a continuar as obras à socapa, apesar da oposição e da sensibilidade pública?

    Como sabe - já aqui o tenho dito várias vezes - a minha opinião é que devia ser feito um estudo sobre a utilização daquele espaço. Se desse estudo - feito, naturalmente, por uma entidade independente e credível - resultar que a melhor utilização é uma plataforma de contentores deep sea eu serei o primeiro a aceitar-lhe as conclusões.

    Pedir que seja feito um estudo antes de se dilapidar centenas de milhões de euros não me parece uma "imposição".

    A si parece?

    ResponderEliminar
  7. Acha que, defendendo a minha opinião sobre um determinado assunto eu o estou a impor.

    Sim acho!

    Que chama então a uma assinatura de contrato com a Mota Engil feita à lufa-lufa, para que os Portugueses ficassem perante um facto consumado - e de caminho a Mota-Engil vencesse indemnização caso o projecto não avançasse?

    Nada do que descreveu é ilegal!

    E que chama a continuar as obras à socapa, apesar da oposição e da sensibilidade pública?

    Tudo dentro da legalidade! O que é isso de oposição e sensibilidade pública? Tenha juízo!

    Como sabe - já aqui o tenho dito várias vezes - a minha opinião é que devia ser feito um estudo sobre a utilização daquele espaço. Se desse estudo - feito, naturalmente, por uma entidade independente e credível - resultar que a melhor utilização é uma plataforma de contentores deep sea eu serei o primeiro a aceitar-lhe as conclusões.

    Eu também gostava de ver um estudo que comprove que os meus impostos são bem utilizados, e outro que comprove que Deus e as religiões não são uma farsa, etc...

    Pedir que seja feito um estudo antes de se dilapidar centenas de milhões de euros não me parece uma "imposição".

    A si parece?

    A mim parece uma intromissão num assunto que não lhe diz respeito!

    Entendeu ou quer que lhe faça um desenho?

    ResponderEliminar
  8. Não entendi, mas não creio que um desenho feito por si mudasse qualquer coisa nesta lamentável incapacidade; pelo que declino a sua gentil oferta de um desenho.

    ResponderEliminar
  9. Ok, depois não diga que Eu não lhe quis explicar, você é que não quer entender...

    Facto que comprova as minhas suspeições...

    ResponderEliminar
  10. "Acha que, defendendo a minha opinião sobre um determinado assunto eu o estou a impor.

    Sim acho!

    Que chama então a uma assinatura de contrato com a Mota Engil feita à lufa-lufa, para que os Portugueses ficassem perante um facto consumado - e de caminho a Mota-Engil vencesse indemnização caso o projecto não avançasse?

    Nada do que descreveu é ilegal!

    E que chama a continuar as obras à socapa, apesar da oposição e da sensibilidade pública?

    Tudo dentro da legalidade! O que é isso de oposição e sensibilidade pública? Tenha juízo!

    Como sabe - já aqui o tenho dito várias vezes - a minha opinião é que devia ser feito um estudo sobre a utilização daquele espaço. Se desse estudo - feito, naturalmente, por uma entidade independente e credível - resultar que a melhor utilização é uma plataforma de contentores deep sea eu serei o primeiro a aceitar-lhe as conclusões.

    Eu também gostava de ver um estudo que comprove que os meus impostos são bem utilizados, e outro que comprove que Deus e as religiões não são uma farsa, etc...

    Pedir que seja feito um estudo antes de se dilapidar centenas de milhões de euros não me parece uma "imposição".

    A si parece?

    A mim parece uma intromissão num assunto que não lhe diz respeito!"

    Caro anónimo permita que lhe diga: LOOOL!

    ResponderEliminar
  11. loooooool para sí também!

    ResponderEliminar
  12. Então sr. joão oliveira leonardo, o que pensa da deliberação do TC? loooolll?

    ResponderEliminar