25/02/2010

Nova Linha Vermelha atrai passageiros

Número de utentes subiu de 1,7 para 2,4 milhões por mês com o prolongamento até S. Sebastião

A Linha Vermelha do Metropolitano de Lisboa (ML) já ganhou mais 782 mil passageiros por mês, desde que se prolongou da Alameda até Saldanha e S. Sebastião, no dia 29 de Agosto de 2009, ligando-se às restantes três linhas do comboio subterrâneo.

Dados recolhidos pelo DN junto do ML revelam que, em Janeiro de 2009, quando a Linha Vermelha só funcionava entre Alameda e Oriente, comboios transportaram 1,701 milhões de pessoas. Esse número saltou para 2,483 milhões de passageiros em Janeiro deste ano, já com a Linha Vermelha a operar até S. Sebastião. Feitas as contas, verifica-se um aumento de 45,98% em relação a 2009.

Estes números têm aumentado gradualmente na Linha Vermelha desde que se prolongou o serviço até S. Sebastião. Em Setembro de 2009 esta linha foi utilizada por 2,123 milhões de pessoas, que aumentaram para 2,630 milhões em Novembro. Em Dezembro baixou para 2,407 milhões, "devido ao período de férias escolares e das festividades da quadra natalícia, que contribuem para essa descida", esclareceu fonte do ML.

Comparando estes números com os de períodos homólogos do ano anterior, registam-se aumentos de passageiros de 15,17% em Setembro de 2009, mais 32,77% em Outubro, mais 40,84% em Novembro e mais 38,5% em Dezembro. Esse índice saltou para 45,98% em Janeiro do corrente ano.

Para este aumento de utilização da Linha Vermelha contribuiu, sem dúvida, o facto de esta ter passado a ligar todas as linhas do ML, evitando que os passageiros mudem tantas vezes de comboio, como tinham de fazer antes.

Com os novos interfaces criados em S. Sebastião e Saldanha com o prolongamento da Linha Vermelha, as viagens passaram a ser muito mais cómodas e rápidas, permitindo "diminuir até 60% os tempos de percurso", refere o ML.

De facto, e segundo o DN constatou na prática, antes do prolongamento da Linha Vermelha, um passageiro que estivesse em S. Sebastião e fosse para a Alameda, tinha de ir na Linha Azul até à Baixa/Chiado e mudar para o comboio da Linha Verde que o levaria até à Alameda. Com todas essas mudanças, o utente gastava uma média de 20 minutos no trajecto.

Com o prolongamento da Linha Vermelha, esse tempo reduz para cinco minutos. A viagem é directa: parte de S. Sebastião, pára no Saldanha e logo a seguir na Alameda.

Pela negativa, esta extensão entrou ao serviço com quase quatro anos de atraso - pois estava prevista funcionar desde o final de 2005 - e custou 210 milhões de euros, ou seja, mais 78 milhões do que os 132 milhões orçamentados inicialmente.

Segundo contas feitas pelo ML, "com a criação deste prolongamento, estima-se um acréscimo anual de 13 milhões de passageiros novos e prevê-se a retirada de circulação na cidade de 8,2 milhões de viaturas".

Essa diminuição do número de veículos em circulação na cidade "vai permitir, ainda, uma redução por ano de 16 mil toneladas de emissões de CO2, uma poupança de 690 mil euros em consumo de energia, 411 mil euros em redução da poluição atmosférica e sete milhões de euros em novos tempos de percurso", conclui o ML.

In DN

Parece-me que não devem ser nem 13 milhões de passageiros porque isso implicava que todos os anos a população portuguesa mais que duplicasse.

7 comentários:

  1. as contas dos passageiros são feitas por viagem, logo uma pessoa que ande todos os dias ida e volta, faz aproximadamente "40 passageiros".

    sabe-se o número de viagens e não o número de passageiros, dado que também nem toda a gente tem passe e apenas o utiliza esporadicamente.

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  2. ????

    Não percebi nada do comentario das 6:33!

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  3. Quem não tem passe passa os cartões Sete Colinas ou Viva Viagem no sensor tal como um passe.

    Faz 40 passageiros ao mês? Sim, caso haja feriados, pontes ou falte ao emprego duas vezes num mês. Eque tem isso de mal?

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  4. eu faço esse percurso 4 vezes por dia, por isso faço quantos passageiros?

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  5. 4 por dia.

    Mas está calculado que um passageiro regular apenas faz duas viagens ao dia. Um passe é calculado para 44 viagens. Se faz mais, está a ter lucro à conta da transportadora.

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  6. Então para se ir de São Sebastião até a Alameda (presumo que a dom Afonso Henriques) era preciso demorar 20 minutos (que certamente não conta o tempo de transbordo, de espera e de deslocação até/desde a paragem do ML) e ir dar a volta pela Baixa??!

    Com esses 20 minutos o indivíduo punha-se lá indo a pé e ainda tinha tempo para tomar um café.

    Acham isto normal?
    Quer dizer, qualquer dia dou por alguém que para ir do Porto a Lisboa, vai por Badajoz.

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  7. Filipe, fartei-me de ver gente a ir do Col. Militar ao Oriente de metro via linhas azul, verde e vermelha!!

    O 750 não era opção para essas pessoas porque demorava muito! O que vale é que dar a volta à Rede quase toda do Metro é rápido!!!

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