26/04/2010

Adoro greves dos transportes públicos

Devo ser das poucas pessoas que adora greves de transportes públicos, aqueles dias em que se demora horas para fazer poucos quilómetros, quando o ruído e a poluição são insuportáveis, quando as pessoas desesperam à beira de um ataque de nervos dentro do automóvel.

Adoro porque estes dias mostram, ao vivo e a cores, como seria/será Lisboa se não houvesse portagens, nem parquímetros, se houvesse ainda mais estacionamento legal e o ilegal continuasse a não ser combatido, se os combustíveis fossem (ainda mais) baratos, se não houver investimentos nos transportes públicos, se os ciclistas e peões continuarem a ser desprezados pela CML, se continuar a haver poucas faixas BUS e a todas as ruas continuarem abertas ao automóvel.

Todas as pessoas que defendem mais facilidades ao trânsito automóvel estão a defender uma Lisboa como aquela que amanhã vamos ter. E como não posso enviar todos a conhecer o sucesso de cidades que escolheram o percurso inverso, contento-me com um belo dia sem transportes públicos.

A não perder.

17 comentários:

  1. Por acaso a maioria dos clientes dos transportes publicos nem sequer têm carta de condução, logo isso não é verdade!

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  2. Isso mesmo, Miguel.

    Os argumentos de quem advoga as vantagens do carro e pede ainda mais condições e privilégios para o carro são totalmente dependentes de uma grande parte da população que altruisticamente anda de transportes públicos.

    O carro pura e simplesmente não é escalável em número de utilizadores.
    Os transportes públicos/bicicletas são.

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  3. Ao anónimo:
    - O seu comentário sugere que quem anda de transportes públicos anda porque não tem opção (a começar por não ter carta). Desengane-se. Uma grande parte dos utentes dos transportes são-o por opção própria (por qualidade de vida melhor, por poupança, por altruismo ambiental). Que têm carro e deixam-no em casa, ou não têm carro por opção - não por qualquer obrigação.
    - Se quiser, repare na quantidade de carros que se multiplicam na estrada quando há uma greve dos transportes públicos (como houve hoje). De onde acha que vêm todos os novos condutores?

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  4. O problema está generalizado: professores, motoristas, etc...


    'TODA A GENTE LHES DEVE E NINGUÉM LHES PAGA'

    ---> Como já fizeram algumas greves e a 'coisa' não anda... circulam por aí muitos motoristas dos TST com cara de 'toda a gente lhes deve e ninguém lhes paga'!
    ---> Os ditos (alguns) motoristas consideram que quem é altamente prejudicado pelas greves... tem a obrigação de fazer pressão para que eles tenham aumentos salariais!

    ---> Não deixa de ser curioso: pessoas que necessitam dos TST para se deslocar para o local de trabalho, que ganham menos que eles, que trabalham mais horas que eles, que este ano não tiveram aumento salarial [um exemplo: eu]... {NOTA IMPORTANTE: até aqui tudo bem! cada um tem a profissão que têm!}... o problema é que os ditos (alguns) motoristas {nota: o problema está generalizado} consideram que as pessoas economicamente mais fragilizadas... 'têm a obrigação' de fazer pressão para que eles tenham um aumento salarial!

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  5. anónimo das 2.50,

    o que é que não é verdade no post?

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  6. Os senhores sindicalistas só vão ficar contentes quando assassinarem de vez os transportes públicos! Não muita gente que esteja para ficar apeada semana sim semana não só porque deu um amoque ao sindicalista! É que os principais prejudicados com as paralisações são os trabalhadores que ficam impedidos de chegar ao seus trabalhos a horas. Estas greves só servem para promover o automóvel!

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  7. Anónimo das 2:50, apenas por curiosidade, cerca de 70% dos utilizadores com passe mensal da linha de Sintra e Cascais têm carta de condução.

    Alem disso só alguem ignorante pode afirmar isso, senão o parque da Amadora Este (que costumo usar) nao estaria diariamente cheio.
    Hoje nem arranjei lugar lá devido À greve de comboios ^^

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  8. Anónimo das 2:50:
    Tenho carta mas como vivo e trabalho no centro da cidade, só ando de transportes públicos. Confesso que nem sempre é uma experiência agradável, mas procurar estacionamento, pagar por ele (perca de tempo e dinheiro), e a conduzir pelo trânsito também não é muito melhor.

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  9. Maneira que a Amadora Este só recebe 250 passageiros por dia! Boa, sempre a aprender!!!!

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  10. A maioria das pessoas amanhã vai-se baldar ao trabalho, mesmo as que não são afectadas pela greve, já a meteram como desculpa, por isso o aumento de trafego não se vai sentir assim tanto. Com o dia que vai estar amanha e com desculpa para faltar, alguem troca um dia de praia por trabalho?!!

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  11. Anónimo das 3:48, voce não sabe mesmo o que diz pois não? Não sabe que o vencimento base na TST são 504€, turnos de 18 horas diarios e assaltos, agressoes, tiros e facadas constantemente...
    Autocarros em estado decrepito, onde é normal haver falhas de travões como ainda hoje aconteceu em Setubal, muitos sem sofagem e chove lá dentro. Não é raro os motoristas darem um pano do po aos passageiros a pedir para lhes limparem o pára brisas.
    Informe-se antes de falar do que não sabe. Se a TST é assim tão boa concorra para lá, até estão vagas abertas para motoristas e tudo.

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  12. Anónimo disse...
    Os senhores sindicalistas só vão ficar contentes quando assassinarem de vez os transportes públicos! Não muita gente que esteja para ficar apeada semana sim semana não só porque deu um amoque ao sindicalista! É que os principais prejudicados com as paralisações são os trabalhadores que ficam impedidos de chegar ao seus trabalhos a horas. Estas greves só servem para promover o automóvel!

    5:49 PM




    Multiplicar a escravatura que existe nos trabalhadores dos transportes publicos é que rula, não haja duvida!!!!

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  13. "Devo ser das poucas pessoas que adora" é mentira.

    Ou seja, das pessoas que "adora" eu sou uma.

    Cursos tirados por fax, é o que é.

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  14. Por falar dos transportes públicos, vale a pena ler o relatório do Tribunal de Contas disponível em http://www.tcontas.pt/pt/actos/rel_auditoria/2010/audit-dgtc-rel007-2010-2s.pdf.

    Chamo a atenção para as conclusões apresentadas no início do relatório, entre as quais destaco as seguintes.

    "Concretamente, na cidade de Lisboa, no quinquénio 2003-2007, os investimentos efectuados pelos operadores públicos daquela cidade, Carris e Metropolitano, totalizaram 597,5 milhões de euros. No entanto, no mesmo período, conjuntamente, perderam 36,8 milhões de passageiros."

    "A diversidade de tarifários existentes na região de Lisboa é também excessiva, pelo que, se bem que permita uma quase personalização dos títulos aos clientes, não estimula a Intermodalidade, não potencia a utilização dos transportes públicos nos percursos não habituais e, por não ser de simples apreensão, apresenta-se como uma barreira à utilização dos mesmos.
    Em 2007, com o Metropolitano era possível conjugar 237 títulos tarifários diferentes. Número esse que, com a criação do tarifário 4_18, em Setembro de 2008, aumentou consideravelmente, já que algumas daquelas modalidades de tarifário foram duplicadas, tornando ainda mais complexa a já intensa diversificação da oferta.
    No seguimento da simplificação tarifária, o Metropolitano, a Carris e a Transtejo/Soflusa adoptaram, desde Dezembro de 2008, o tarifário Zapping que veio substituiu 13 tarifários em vigor.
    Todavia, esse passo não chegou para constituir um estímulo convincente à Intermodalidade.
    Pese embora os carregamentos daquele tarifário ofertem descontos, há sempre lugar a um pagamento adicional quando ocorre mudança de operador, o que pode refrear os transbordos intermodais. "

    Vale a pena ler.
    Luís Alexandre

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  15. Mesmo com o zapping a dar para todas as operadoras não me parece que as pessoas usem mais os TP,s.

    Ainda recentemente a TST tirou dezenas de viagens da sua rede e a informação aos passageiros foi quase inexistente.
    Ex: A carreira 153 tem uma saida da Praça de Espanha ás 18:45 e a seguir só tem ás 20:30, logo numa hora onde há imensos passageiros. A carreira 190 só tem duas circulações diarias, etc...
    A TST cria carreiras que não divulga, a maioria dos passageiros fica sem as conhecer, os autocarros andam em vazio até que as carreiras acabam por ser suprimidas por falta de passageiros, e muito mais haveria a dizer.

    Embora ja tenha sido dito varias vezes neste blog, só vejo vantagens na maior articulação possivel entre passes das transportadoras.
    O proprio Estado tambem ganha com isso com cada vez menos gente a aderir ao passe social e consequentemente a ter que diminuir as compensações ás empresas privadas de transportes publicos.

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  16. Luís Alexandre, a perda de passageiros em 03-07 foi de certeza invertida daí para a frente, afinal o período de maior ganho dos TP tem sido os últimos dois anos em que felizmente o preço do barril de petróleo está atrazer qualquer pessoa inteligente à razão quanto á necessidade de optar por formas de transporte mais inteligentes. cívicas e generosas para os escassos recursos ambientais e de espaço das nossas urbes.
    Vivam os TP e os modos de mobilidade suave!! Abaixo as latas individuais com rodas!!! Desenlatem-se e libertem os vossos cérebros!!

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  17. "Nuno disse
    Luís Alexandre, a perda de passageiros em 03-07 foi de certeza invertida daí para a frente, afinal o período de maior ganho dos TP tem sido os últimos dois anos em que felizmente o preço do barril de petróleo está atrazer qualquer pessoa inteligente à razão quanto á necessidade de optar por formas de transporte mais inteligentes. cívicas e generosas para os escassos recursos ambientais e de espaço das nossas urbes."
    Já existem dados para comprovar isso? Não me parece que existam e, a existir, não me parece que irão comprovar o que disse.
    E digo mais, de certeza que a procura continua a cair.

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