16/08/2010

Autoridade Metropolitana de Transportes continua sem funcionar no terreno

In Diário de Notícias (16/8/2010)

«A Autoridade Metropolitana de Transportes de Lisboa (AMTL) não sai do papel principalmente por falta de poder e de dinheiro.

O presidente da Junta Metropolitana de Lisboa, Carlos Humberto (PCP), admite que a AMTL na "prática acabou por não passar do papel", acrescentando que no primeiro ano de funcionamento ainda é "pouco visível a sua acção concreta".

"Mas do que conhecemos do plano, dos objectivos, da estratégia, dos seus órgãos que a autoridade apresentou à junta, é um caminho interessante. É preciso pô-lo em funcionamento e ter meios", afirma o também presidente da Câmara do Barreiro.

Carlos Humberto lembra que este é um "processo complexo" e que nem todas as competências foram transferidas do Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres (IMTT), tal como os meios financeiros.

Contactados pela Lusa, o presidente da AMTL, Carlos Correia, adiou, para depois das férias, qualquer tipo de declaração e a Secretaria de Estado dos Transportes não respondeu até à data.

A Autoridade Metropolitana de Transportes de Lisboa inclui os municípios de Alcochete, Almada, Amadora, Barreiro, Cascais, Lisboa, Loures, Mafra, Moita, Montijo, Odivelas, Oeiras, Palmela, Seixal, Sesimbra, Setúbal, Sintra e Vila Franca de Xira. »

8 comentários:

  1. Isto já não é notícia.

    Notícia será, que num dia improvável e distante, a coisa fuincione, nem que em serviços mínimos.

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  2. ...concelhos esses que deveriam simplesmente ser unidos numa única autarquia. Porque é que pode entrar gente em Lisboa e estragar as nossas estradas e entupir os nossos transportes se não pagam IMI?

    A CML está falida, a Camara Municipal da Amadora é a que dá mais lucro no país inteiro!!!

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  3. Amadora? Isso é deve ser porque o Bibi é quem mais a patrocina...

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  4. Quem ontem tentou apanhar um comboio no Cais do Sodre deparou-se, mais uma vez, com um espectaculo degradante: uma fila interminavel de portugueses e muitos turistas que tentavam comprar bilhetes e se degladiavam com as maquinas automaticas que alem de complicadas obrigam a que as operaçoes se façam em escassos minutos. Não tenho de explicar o quanto as pessoas estavam desesperadas, a perder comboio atras de comboio. E isto tudo porque ainda não houve o bom senso de fazer titulos de viagem comuns, validos para todos os transportes, o que afinal acontece nas cidades civilizadas.
    Obs: desculpem a falta de acentos

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  5. Anónimo disse...
    ...concelhos esses que deveriam simplesmente ser unidos numa única autarquia. Porque é que pode entrar gente em Lisboa e estragar as nossas estradas e entupir os nossos transportes se não pagam IMI?




    Se as câmaras tal como estão já têm a eficiencia que se sabe... Isto não tem pés nem cabeça.
    Os municipes dos outros concelhos estragam tanto os transportes e as estradas de Lisboa como os habitantes de Lisboa estragam as deles.
    Essa mesquinhez é ridicula. Ia-se acabar com a liberdade de circulação? Dah

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  6. disseram-me que os bilhetes da cp de cascais também davam para o resto... agora só experimentando para ver se é verdade

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  7. Concordo com os Anónimos das 10:58 edas 12;16.
    É incompreensível esta já longa novela da AMTL.
    Antes de existir é porque não existia; depois de existir é porque não há consenso. Quando é que acabam as peneiras e começam a trabalhar a sério?

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  8. É normal que nos primeiros tempos não se veja grande resultado practico de uma autoridade deste género. Quando aconteceu em Paris e Nova Iorque foi o mesmo. Interessa é que a AMT seja criada com pés e cabeça, com os poderes necessários para intervir, que não seja parcial nem ceda a interesses que não ao dos cidadãos reais que utilizam transportes colectivos. Se ha alguma reprehensão a fazer será ao Estado por não tratar de dar à AMT a independencia que precisa para descolar.

    PS: ao anónimo das 5.49pm: presumo que os bilhetes de que fala são o cartão VIVA, um verde. Se assim for, este bilhete funciona em toda a rede da CP-Lisboa (Linha da Azambuja, Sintra e Cascais) bem como no Metropolitano de Lisboa e penso que nos Autocarros da Carris (não tenho certesa destes ultimos).
    O pormenor, que é o que invalida a utilização correcta do cartão, é que este so pode ser carregado com outro destinho ou operador quando já não tiver mais viagens. Por exemplo, se tiver uma viagem 'Cais do Sodré-algés' no cartão, não pode carregar uma cais do sodre-cascais, metro ou de qualquer outro percurso da cp.

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