03/09/2010

Nova frota de 30 autocarros da Carris permite ‘viajar pelo mundo’

In Sol Online (3/9/2010)

«A Carris apresentou hoje um dos 30 autocarros da nova frota com características técnicas inovadoras, que se traduzem em transportar «todos» com comodidade, e que possuem Internet, para os passageiros «viajarem pelo mundo»

José Manuel Silva Rodrigues, presidente da Carris, apresentou à agência Lusa o novo autocarro, equipado com «sistema wi-fi grátis da TMN», como uma referência «técnica inovadora», que permite ao utente, através de «computador ou telemóvel», durante o percurso que está a efectuar, viajar via Internet por «qualquer parte do mundo».

O gestor ressalvou que «as viaturas traduzem uma maior comodidade, conforto e segurança para todos os passageiros, tendo em atenção as características pessoais que nos separam».

Deu como exemplo as rampas de acesso a cadeiras de rodas e o dispositivo de segurança que existe dentro do veículo, que têm como objectivo «dar a todos os clientes, não esquecendo os que são diferentes, igualdade de circunstâncias, para uma melhor mobilidade».

Para imobilizar a viatura existe um botão, devidamente identificado, que, ao ser pressionado, o visor «sinaliza por escrito e com voz» o local onde o autocarro se encontra.

Também a «aplicação de uma placa com leitura Braille para cidadãos invisuais e com baixa visão» está já colocada nas paragens dos autocarros.

A informação por SMS ao minuto, que permite aos clientes com necessidades “diferentes” a consulta dos tempos de espera dos veículos nas paragens através do seu telemóvel, «já está activada».

São ainda «disponibilizados cd’s» com a descrição áudio do percurso de carreiras acessíveis, preparadas para o «transporte de passageiros de mobilidade reduzida, dando a indicação das paragens e respectivos interfaces», explicou o director.

A empresa disponibiliza também mapas de consulta rápida (spider maps) nas paragens Carris.

No entanto, o gestor não deixou de lembrar que a empresa teve em «grande consideração o ambiente» e que a aposta foi também oferecer transportes menos poluentes. «Os motores são o que existe de mais moderno a nível de protecção ambiental», afiança.

O presidente sublinhou que «só no dia 22 de Setembro a CARRIS apresentará publicamente, junto à Gare do Oriente, a nova frota de 30 autocarros articulados, que a empresa recepcionou durante o ano de 2010».

Falou dos custos e do endividamento que o «accionista Estado» permitiu à empresa junto da banca para a aquisição das viaturas e ressalvou que «todas estas melhorias representam um investimento, menor custo de manutenção e maior fiabilidade».

«Investimento em qualidade é uma aposta em captar novos clientes para os transportes públicos», vincou, numa altura em que a Carris comemora o seu 138.º aniversário.

A comemoração do aniversário, que se assinala no dia 18, inclui também um conjunto de iniciativas que coincidem com a Semana Europeia da Mobilidade, que decorre entre 16 e 22 deste mês.

José Rodrigues mostrou-se «muito receptivo» a todo o tipo de iniciativas que facilitem a vida de «todos» os transeuntes.

Lusa / SOL»

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Trata-se, sem dúvida, de uma boa notícia.

3 comentários:

  1. Trata-se de uma boa noticia mas cara.

    A Carris foi comprar autocarros a 600 mil euros a unidade, quando no Porto os STCP compraram uns autocarros articulados semelhantes a 285.000€ a unidade, com a vantagem de terem sido carroçados em Portugal na Caetanobus.

    Uma empresa do Estado a comprar material estrangeiro quando poderia comprar material português de boa qualidade a menos de metade do preço! Depois admiram-se que as fábricas fecham e que vai mais gente para o desemprego e a economia decresce...

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  2. Dinheiro da Empresa Publica Carris nao tem dono. A empresa Carris tem uma divida tao grande que ja ninguem pensa em paga-la. Mas a empresa dos autocarros estrangeiros paga melhores comissoes que a CaetanoBus que faz os autocarros em Portugal por metade do preço. Fazer o que? E o povinho esta contente por utilizar internet no autocarro enquanto na CaetanoBus perderam mais um contrato que poderia dar trabalho aos portugueses.
    Viva as comissoes da empresa estrangeira de autocarros e Viva a internet!!!

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  3. Qualquer autocarro pode ter internet online, o construtor do autocarro nada tem a ver com isso. É só a Caris fazer um contracto com um servidor de internet para pôr antenas no tejadilho dos autocarros. O mas provavel é o contracto ter sido feito com a Zon conforme a Rede Expressos tambem fez, e numa grande parte em autocarros fabricados em Portugal.

    Preferia que os novos autocarros fossem carroçados na Camo do que na Caetano. Já ando farto de caetano, e essa fábrica já não deve saber para onde se virar com tanta encomenda.

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