27/12/2011

A Coca-Cola, a Tapada das Necessidades e as felicidades

Chegado por e-mail:


«Olá e boas festas para todos,

Repararam no último anúncio da Coca-Cola Portugal?
http://www.youtube.com/user/CocacolaPortugal

É sem dúvida o anúncio "alto-astral" que tanto precisamos, da temporada.

Mas há um detalhe que não nos deve passar despercebido: repararam que as criancinhas do anúncio correm e cantam à volta e dentro da Estufa Circular (*) da Tapada das Necessidades?

O que quer esta escolha de cenário dizer?

É só mais uma "ruína gira" de director de marketing?

Ou que é mais do que isso? Peguemos na petição de que falaram no Cidadania LX em Setembro e discutamos dois possíveis cenários.

1. Terá a Coca-Cola tem "interesses territoriais" no edifício (veja-se PT na estação Baixa-Chiado, TMN no TMN ao Vivo, Continente e Vodafone na Avenida da Liberdade)? Se sim, será esta a parceira da CML em tornar as Necessidades num putativo jardim das felicidades, e este espaço que é, em príncípio, de todos, no "feliz restaurante" da marca?

2. Ou será a Coca-Cola a parceira fundamental para fazer do projecto da Junta de Freguesia dos Prazeres (*), também falado aqui, uma realidade?

Como imaginam, se para a Coca-Cola este edifício for mais do que uma "runína gira" a escolha que fizer entre estas duas terá implicações muitíssimo diferentes, tanto para a marca como para a cidade de Lisboa.

Vale uma investigação/polémica, não vale?
Bom ano»



(*) Texto corrigido.

2 comentários:

  1. É pena você não ter reparado no mais importante: as criancinhas cantam em... Inglês.

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  2. Joaquim Duarte6:39 da tarde

    O espaço da tapada é um elemento ímpar no património da cidade. No entanto parece que nem todos estão interessados em divulgar o espaço e atrair quem possa contribuir para a sua preservação ou mesmo recuperação. Falo de um senhor dos seus 50 e alguns anos que insulta quem entra no jardim por não lhe dirigir a palavra. Fica-se com a impressão de está convencido que o jardim lhe pertence e que lhe devemos estar agradecidos por nos facultar ingresso no espaço. Pois eu que "descobri" a tapada recentemente e a frequentei algumas vezes com prazer perdi todo o encanto em trinta segundos e não estou disposto a lá voltar e muito menos divulgar um local onde os meus amigos e conhecidos podem ser insultados sem provocação. Não posso promover algo que mantém ao seu serviço uma pessoa desse calibre. Não sei se o senhor em questão é pago com os impostos dos cidadãos de Lisboa ou pelo GATN, mas para o resultado que tenho observado (por exemplo levar meia hora para soprar folhas secas de 20 m2 de relvado adjacente à estufa é obra) mais valia criar uma bolsa de voluntários para a limpeza cíclica do terreno. Estou plenamente de acordo que se apoie o dito senhor se disso tem necessidade, mas que esteja onde não insulte quem procura desfrutar daquele jardim.

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