15/04/2012

Carros poluentes começam a ser multados


As coimas para os veículos anteriores a 1992 que circulem na zona de emissões reduzidas vão de 24,94 a 124,7 euros

A Polícia Municipal de Lisboa vai começar, a partir de amanhã, a aplicar coimas aos veículos com matrículas anteriores a 1992 que sejam detectados nas zonas da capital onde a sua circulação está proibida.

Desde dia 1 de Abril estes veículos têm restrições à circulação mais apertadas em Lisboa, no seguimento da concretização da segunda fase da zona de emissões reduzidas (ZER), criada pela câmara com o objectivo de melhorar a qualidade do ar. A proibição vigorava desde Julho de 2011 no eixo Avenida da Liberdade/Baixa e foi agora alargada ao eixo formado pelas avenidas de Ceuta, das Forças Armadas, dos Estados Unidos da América, Marechal António Spínola, Santo Condestável e Infante D. Henrique e pelo Eixo Norte-Sul.
Nestas duas primeiras semanas de implantação da segunda fase da ZER, as autoridades e a autarquia optaram por ter uma postura pedagógica de informação e sensibilização perante os automobilistas, mas a partir de segunda-feira acaba o período de tolerância.
"Vamos começar a aplicar as coimas", disse à agência Lusa o comandante da Polícia Municipal de Lisboa, André Gomes. Além dos procedimentos habituais, a polícia vai realizar ocasionalmente operações stop para detectar possíveis infractores.
No entanto, o comandante André Gomes sublinhou que, em determinadas ocasiões, o infractor pode não ser mandado parar e a coima ser enviada para casa. "Não vamos complicar o trânsito. Não faz sentido, na Avenida da Liberdade, estar a criar uma fila enorme", defendeu.
Da experiência que teve ao longo destas duas semanas, o comandante da Polícia Municipal diz que os automobilistas "não ficam muito satisfeitos", mas, depois de os agentes explicarem que o objectivo é melhorar a qualidade do ar da capital, acabam por aceitar. André Gomes referiu que as coimas vão dos 24,94 euros até aos 124,70 euros. De fora destas restrições ficam os táxis e os autocarros, que vão ter um período alargado para fazerem as modificações que lhes permitirão circular na ZER.

2 comentários:

  1. ...entre o comecar e o continuar, há uma enorme diferenca...

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  2. Sou da opinião que é imperativa uma mudança radical,a cidade e as pessoas não vão aguentar por muito mais tempo esta poluição desenfreada. Mas as medidas para este combate são demasiado tenues. A Av. da Liberdade é altamente poluida e não vejo que esta proibição ,dos carros mais antigos,embora importante ,resolva alguma coisa. Quem estiver com atenção repara que não são apenas estes carros,que já são poucos e pouca influencia têm, que mais poluem.Basta observar tanto na av. da Liberdade,como por ex. na subida da A5 para Monsanto o enorme numero de viaturas semi novas,sobretudo carros mais caros, que deitam um fumo imcompreensivel.Cada vez que subo a A5 obsevo pelo menos 2 ou 3 e apenas não percebo como a policia não vê e como estes carros passam nas inspecções. Outro enorme problema é a qualidade dos autocarros e taxis que poluem de forma assustadora. Sem tomar medidads verdadeiramente efecientes não se chegará a lado nenhum e tudo não passará de markting ecológico sem qualquer consequencia prática.Fica bem mas é apenas isso.

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