12/01/2016

Ainda sobre a 2ª Circular


Chegado por e-mail:

«Exmos. Senhores,

No âmbito da consulta pública ao projecto de requalificação da Segunda Circular, submeti à Câmara Municipal de Lisboa um documento com a minha proposta de construção de uma linha de metropolitano de superfície na mesma via.

Venho partilhar convosco esse documento, na esperança de que este projecto vos interesse e desse modo pretendam eventualmente divulgá-lo pelos vossos meios e contactos.

Documento: http://1drv.ms/1ON0X9l
Imagens: http://1drv.ms/1ZpE82c

Grato pela V/ atenção, subscrevo-me com os melhores cumprimentos,

Nuno de Mendonça Raimundo
Arquitecto»

14 comentários:

  1. acho uma excelente ideia.
    e porque nao continuar para sul a partir de benfica e ligar algures a linha de cascais?...

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  2. Este comentário foi removido pelo autor.

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  3. Não considero uma prioridade

    NÃO Não há dinheiro para isto, uns 300 milhões de euros ou MAIS !!!!

    Com a cidade e zonas classificadas a cair aos bocados e alvos da ESPECULAÇÃO

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  4. uma proposta interessante.

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  5. Uma obra que tal como a nova rotunda do Marquês de Pombal nada resolveu. Embora por motivos profissionais faça mais de 150 km na cidade aqui fica a opinião de 2 especialistas sobre esta nova obra http://ocorvo.pt/2016/01/13/sera-mesmo-possivel-transformar-a-segunda-circular-numa-nova-avenida/

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    1. O marquês está bem melhor. Menos confusão e muito mais acessível para os peões. Visualmente também melhorou com o novo relvado e árvores.

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    2. Peço desculpa sr. Hélder mas o sr não sabe o que diz por motivos profissionais sou obrigado a atravessar aquela rotunda mais de 20x por dia e não acredito que algum condutor ache que aquela aberração esteja melhor agora.

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    3. Pelo menos para os peões está bem melhor.

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    4. Explique isso a um turista que necessita/pagou por um transfer para o aeroporto e que devido a estas alterações quando fecham a av liberdade ninguém os consegue ir buscar, que linda imagem que se passa não acha? Abrir hotéis e afins para ganhar dinheiro com os licenciamentos e taxas turisticas e depois não acautelar tudo o resto que nome lhe damos?

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  6. Excelente ideia. Isto seria, seria prioritizar o transporte coletivo.

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  7. Não vejo que estender o metro nesta zona seja uma prioridade. Ainda para mais quando apenas 1/3 da população da cidade tenha abrangência pelo metro.
    Seria muito mais lógico aumentar o metro para zonas urbanas mais "internas" da cidade, como a zona centro e a zona ocidental.
    Para além do mais, o seu projeto implicaria uma alocação de terrenos à superfície desnecessária, ainda para mais porque o metropolitano tem já projetos para essa zona, mas debaixo do chão, permitindo um melhor aproveitamento dos espaços à superfície.
    Cumprimentos.

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  8. Será que o investimento nesta linha de metro justificava a procura? Na fotomontagem fica "bonito", mas existem outras ligações prioritárias, como levar o metro a Campolide/Amoreiras ou à Estrela ou Alcântara.

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  9. Ora aqui está uma bela ideia, não necessita de ser um metro pesado mas poderia muito bem ser um eléctrico rápido idêntico 15 (Algés - Pç Figueira). Qual o objectivo? Servir os parques empresariais a Oeste de Lisboa, ( Alfragide, lagoas, Quinta da Fonte, Tagus etc...), onde o transporte público é monopolizado por um único operador, Vimeca, cuja oferta é miserável, ou acham que o tráfego da 2ª circular fica todo em Lisboa ?

    Infelizmente a CML continua na sua política de cidade estado continuando a dificultar o acesso de quem vive a Norte e tem de atravessar a cidade para chegar ao emprego.

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  10. Os arquitectos e urbanistas que não tenham qualquer formação em "numerologia", entenda-se engenharia, economia, gestão, pecam por soluções com base no empirismo e tomadas a sentimento..A montagem está bastante apelativa é verdade, mas as respostas que têm que ser dadas numa fase inicial nunca poderão ser dadas por arquitectos..Perguntas como,"será viável do ponto de vista económico e financeiro?", "qual a alteração da procura nos vários modos de transporte que irá ocorrer?", "qual será o retorno a nível ambiental, geração de riqueza,...?"..E respostas de "é óptimo para o ambiente porque as pessoas vão trocar o automóvel pelo metro" não chegam de todo..A partir do momento que estas respostas estão bem definidas e os traçados, procura de passageiros ou custos bem quantificados, ai sim deverão entrar em cena os arquitectos, com todas as suas competências artisticas,de desenho,inovação..

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