In Público (6/5/2006)
Inês Boaventura
"A Câmara Municipal de Lisboa vai avançar "nos próximos meses" com o condicionamento do trânsito na zona do Castelo de São Jorge, uma promessa do anterior presidente da autarquia, Pedro Santana Lopes, cuja concretização esteve agendada para 2005 mas foi suspensa devido à contestação gerada pela falta de alternativas de estacionamento para os moradores. A informação foi confirmada ao PÚBLICO pela assessora da vereadora da Mobilidade, que adiantou que o condicionamento será aplicado "numa área mais reduzida" do que a inicialmente prevista, o que obrigará a uma reformulação do Regulamento Específico da Zona de Estacionamento de Duração Limitada do Castelo e a uma nova votação do documento em reunião camarária. O regulamento que tinha sido aprovado pela câmara e pela Assembleia Municipal de Lisboa, respectivamente em Julho e Setembro de 2005, previa que o condicionamento de trânsito se aplicasse a "toda a área e eixos viários" entre a Rua Costa do Castelo, Rua Milagre de Santo António, Rua da Saudade, Largo de São Martinho, Rua do Limoeiro, Largo das Portas do Sol e Rua de São Tomé.
Estacionamento vai ser reordenado. Dado que o regulamento só permite a atribuição de um identificador de acesso à zona condicionada no Castelo "por fogo habitacional, por estabelecimento comercial ou industrial ou por sede de actividade", a oferta de lugares de estacionamento nas proximidades foi desde sempre um dos maiores problemas. Aliás, a escassez de alternativas levou os presidentes de diversas juntas de freguesia a pedir, já depois das eleições autárquicas de Outubro de 2005, a suspensão do condicionamento de trânsito.
O silo automóvel das Portas do Sol, em Alfama, é a principal alternativa agora apresentada pela autarquia, que também está preocupada em reordenar o estacionamento dentro da zona de acesso condicionado. Uma das hipóteses em estudo poderá ser o aproveitamento do espaço livre "junto e fora da muralha do Castelo de São Jorge, na zona da porta da Praça Nova, com entrada pelo Largo Menino de Deus", proposto pelo vereador José Sá Fernandes, eleito pelo Bloco de Esquerda. Enquanto o condicionamento de trânsito nas freguesias do Castelo e Santiago não avança, os moradores são obrigados a enfrentar "a permanente ocupação dos passeios e de todo o espaço público por automóveis", situação que, como conta Luís Pedro Correia, "agravou-se imenso" desde que, no Verão passado, foram retirados os pilaretes que impediam a paragem nesses locais. Frequentemente, acrescenta este morador, o estacionamento "caótico" impossibilita também a circulação da carreira 37 da Carris, o que acaba por bloquear o trânsito em todo o bairro."
PF
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