"Se o projecto de recuperação da marina não for desbloqueado rapidamente, a Presidência Portuguesa da União Europeia (2ºSem.2007) ficará instalada a menos de meia milha náutica do Maior Tanque de Lama da Europa.
Portugal escolhe Pavilhão Atlântico para a Presidência da União Europeia.
A um ano de ter início a presidência portuguesa da União Europeia, o Governo tem já definida grande parte da logística que vai ser preciso montar durante esses seis meses, nomeadamente, a questão do espaço onde irão funcionar as instalações permanentes, onde têm lugar as maiores reuniões e operações.
A confirmação quanto à opção pelo Pavilhão Atlântico foi dada ao Diário Económico por Jaime Leitão, coordenador da unidade de missão que o Executivo constituiu no Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) para preparar a presidência.
«A cimeira informal de líderes (a 18 e 19 de Outubro) será realizada lá», assumiu este responsável, garantindo que será também naquele espaço que terão lugar parte dos Conselho de Ministros da UE, além de todo o tipo de organização de eventos.
Ainda segundo o DE, a opção pelo aluguer de espaços foi tomada após longa avaliação das necessidades, uma vez que «só para o conselho informal será necessária uma sala com 600 metros quadrados», explicou ao jornal uma fonte do Governo. Razão pela qual, refira-se, foi excluído o Centro Cultural de Belém.
Os trabalhos da Presidência Portuguesa ocuparão de Julho a Dezembro a Sala Tejo, o Centro de Negócios e as Salas de Apoio e, de 01 a 23 de Outubro, todo o espaço do Pavilhão.
Nota da Direcção:
Para além da realização da WaterfrontExpo 2007, que terá lugar na zona ribeirinha do Parque das Nações em Outubro de 2007, este é mais um evento de notoriedade para o nosso País, onde a projecção de Portugal na Europa e no mundo assumirá particular importância. Efectivamente, durante seis meses, de Julho a Dezembro de 2007, Lisboa, e em particular a zona do Parque das Nações, onde está instalado o maior Tanque de Lama da Europa, será o centro da Europa.
A mais de um ano da realização destes eventos, fazemos votos que os responsáveis pelo Governo e pela Autarquia, em articulação com a Sociedade Marina do Parque das Nações, sejam capazes de desbloquear o processo de reabilitação da marina, e que aquela zona esteja devidamente recuperada no Verão de 2007.
A Sociedade MPN afirma que necessita de 10 meses para concretizar a obra de recuperação. Ou seja, se a decisão não vier a ser tomada rapidamente, será uma oportunidade perdida, e o país que se afirma virado para o mar, de vocação marítima e atlântica, passará assim mais uma vergonha...!
Saudações Náuticas,
A Direcção da ANMPN"
PF
Sem comentários:
Enviar um comentário