07/02/2008

Bairro Azul – Obras de Requalificação Rua Ramalho Ortigão


(Rua Ramalho Ortigão)


(Rua em Amesterdão)



De acordo com informação da Junta de Freguesia de S. Sebastião da Pedreira irão ocorrer na Rua Ramalho Ortigão obras de reconstrução de um ramal da EDP. Segundo esta informação prevê-se que as obras durem 25 dias, 8 para abertura de vala, 2 para montagem de cabo em vala, 4 para tapamento de vala e 11 para reposição de pavimento.

A Comissão de Moradores solicitou à Câmara Municipal de Lisboa que aproveite esta oportunidade e o facto de estarem actualmente a decorrer na frente do Bairro as obras do metropolitano para planear e executar medidas de acalmia de tráfego que permitam a requalificação da Rua Ramalho Ortigão, confirme desejado pelos moradores do Bairro Azul e há já largos anos prometido pela CML.

Conforme consta dos vários documentos entregues à CML desde 2003, sugeriu-se: (1) diminuição do número de faixas de rodagem; (2) alargamento dos passeios; (3) plantação de árvores; (4) passagens para peões bem identificadas, resistentes e seguras; (5) velocidade máxima permitida em Bairros Residenciais - 30 Km; (6) possibilidade de acesso à Pç. de Espanha - em frente ao Banco Popular - para quem circula no sentido Sete Rios -> Av. A. A. Aguiar; (7) percurso pedonal de acesso à Fundação Gulbenkian: Av. José Malhoa -> viaduto R. Ramalho Ortigão -> Rua Henrique Alves.



(Viaduto R. Ramalho Ortigão – obras Fev. 2006)

4 comentários:

  1. O estado da Rua Ramalho Ortigão é replicado em inumeras ruas de lisboa, e que este blog já se debruçou.

    A simples plantação de árvores faria maravilhas.

    Veja-se como está a Rua Morais Soares e tranversais, avenida afonoso III, Afonos Albuquerque etc etc...desertos...

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  2. É uma oportunidade a não perder. Todas as pretenções evocadas pela comissão de moradores são válidas e altamente meritórias.
    É também uma oportunidade de devolver alguma confiança de todos os que frequentam aquela zona à equipa da Camâra de Lisboa.

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  3. cortar faixas de circulação.. claro

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  4. Cortar faixas de circulação pode não significar fechar estradas. Pode ser a cedência de utilização a transportes públicos, eventualmente.

    Além disso pode permitir aumentar o estacionamento para servir o Corte Inglés e as sedes de empresas nas imediações.

    Não sendo esta uma via transversal (mas sim local) e estruturante da cidade, não necessita de ter tantas faixas como a vizinha Av. António Augusto de Aguiar (essa sim uma via estruturante).

    A requalificação dersta rua poderia ser o motor da reaquilificação da Av. José Malhoa (da qual é o início).

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