In Público (29/4/2008)
Luísa Pinto
«Governo promete que tráfego ferroviário, rodoviário e marítimo vão fluir melhor, mesmo com o quádruplo dos contentores
O projecto foi apresentado na ausência do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, mas com uma delegação de peso do Governo: primeiro-ministro, ministro das Obras Públicas e secretária de Estado dos Transportes estiveram ontem em Alcântara para anunciar o fim do "bloqueio" ao nível ferroviário, rodoviário e portuário que ali existe. Com o projecto Nova Alcântara, um investimento de 407 milhões de euros, a pagar por várias entidades, o Governo quer levar a cabo intervenções em várias frentes, no terreno e no leito do rio, até 2013.
No final das intervenções, Alcântara terá um terminal de contentores com quase o quádruplo da actual capacidade, uma linha ferroviária desnivelada, a construir em túnel, entre o terminal e a Linha de Cintura. Uma nova zona de acostagem e de operação de barcaças também fazem parte do projecto. Está ainda prevista uma ligação fluvial entre o terminal de contentores de Alcântara, concessionado à Liscont (ver caixa), e a plataforma logística de Castanheira do Ribatejo.
Dos 407 milhões de euros previstos para o investimento, a principal fatia será assegurada pela empresa privada que está a explorar a concessão do terminal de contentores: 227 milhões de euros. O restante investimento será assegurado pela Administração do Porto de Lisboa e pela Rede Ferroviária Nacional, que investirá cerca de 59 milhões de euros.
Ligação em túnel
A ligação ferroviária da Linha de Cascais à Linha de Cintura, em túnel, irá permitir, segundo a informação ontem disponibilizada, a continuidade dos serviços urbanos de passageiros entre as duas linhas e a construção de uma nova estação subterrânea em Alcântara-Terra. O Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações estima uma procura para a Linha de Cascais, com aumentos na ordem dos 39 por cento, de 41,8 milhões de passageiros, em 2017, contra os actuais 30 milhões (acréscimo de 11,5 milhões de passageiros).
Entre os benefícios que esta intervenção irá trazer, a nível nacional e internacional, será, segundo o Governo, um conjunto de ligações directas de todo o corredor Cascais--Oeiras à zona ocidental da cidade e à Linha de Cintura, "permitindo ganhos de tempo e acréscimos de conforto substanciais", como frisou a secretária de Estado, citada pela Lusa.
"As pessoas não têm que sair de um comboio e andar bastante a pé para apanhar outro comboio, porque vão ter ligações a qualquer estação de metro que esteja ligada à Linha de Cintura, vão poder chegar directamente à Gare do Oriente e futuramente ao novo aeroporto de Lisboa e a Setúbal, também com prazos bastante razoáveis e com conforto", revelou. Comparando os tempos hoje realizados entre Cascais e Sete Rios, por exemplo, estima-se uma redução do tempo de viagem em cerca de 30 minutos.»
«Carmona Rodrigues diz-se "chocado"
Ex-ministro das Obras Públicas, ex-presidente da Câmara de Lisboa e actualmente vereador independente, Carmona Rodrigues conhece bem as questões relacionadas com o porto de Lisboa e os seus projectos de expansão. E disse, ao PÚBLICO, estar "chocado" com a "forma inacreditável" como o Governo tem vindo a tomar "decisões estruturantes para a cidade" sem ouvir a autarquia.
A câmara lisboeta não esteve representada na cerimónia de apresentação do projecto Nova Alcântara e Carmona Rodrigues diz que soube do assunto pelos jornais. "Acho incrível que os órgãos da cidade não sejam auscultados, e é ainda mais incrível ver o presidente da câmara a dizer que "tem indicações de que não se trata de um novo terminal, mas sim de um rearranjo do mesmo"", notou o vereador, que questiona: "Mas o presidente da câmara não sabe o que se está a passar?"
E o que se está a passar? "O Governo está a decidir o Nó de Alcântara, como decidiu a terceira travessia [do Tejo], à margem da cidade", responde Carmona Rodrigues. "Mais valia a senhora secretária de Estado admitir que, afinal, as Autoridades Metropolitanas de Transportes não são precisas para nada, porque é isso que tem demonstrado", criticou o ex-ministro.
Tendo o próprio Carmona Rodrigues apresentado um projecto na câmara a que presidiu para o local, e depois de se ter manifestado publicamente contra a intenção do porto de Lisboa em ampliar as suas instalações de Alcântara para aumentar a sua capacidade, o actual vereador adivinha "alguma proximidade às propostas" que já foram feitas. E, se não tem dúvidas em considerar "interessante" as propostas de desnivelamento ferroviário, manifesta preocupação com a extensão da área que vai ser concessionada à Liscont, que pretendia ampliar o terminal de contentores até à doca de Santos. "Sempre defendi, enquanto ministro, que a operacionalidade do porto aumentaria com a desburocratização e com um melhor aproveitamento de espaços", lembrou, questionando, ainda, os aumentos de procura previstos para a Linha de Cascais, e o pesado investimento que terá de ser feito para substituir todo o material circulante daquela linha. L.P. »
Chocado estou eu com duas coisas:
1. A concidência de aparecer a Mota Engil.
2. A recondução da equipa da APL, depois do 'brilhante' serviço à pátria que constituem os edifícios das agências europeias, no Cais do Sodré, a proliferação de caixas e caixonas para bares e afins, em cima do rio; e, claro, coisas como o Hotel Altis do Bom Sucesso; a insistência, parva, no terminal de cruzeiros de Santa Apolónia, o projecto de ampliação da Estação Sul-Sudeste do Terreiro do Paço.
3. A 'substituição' da linha de comboio e do comboio como 'muro' às vistas e ao acesso ao rio, pela quadriplicação do terminal de contentores, criando um mega-muro ao longo do rio.
4. O autismo de quem de direito em explicar, tintim por tintim, porque razão não se remodela as gares Marítima de Alcântara e da Rocha Conde d'Óbidos de modo a poderem atracar os grandes paquetes com todas as comodidadas, e se persiste em reivindicar a hipótese de Santa Apolónia como factor de 'boom' turístico, Alfama adentro.
5. O ámen da CML em todo este processo.
CRTL+ALT+DEL
ResponderEliminarRealmente já não há jornalistas como deve ser. Será que foi propositado omitir que a empresa privada não é mais que o empregador de Jorge Coelho?
ResponderEliminarNão há coincidências! Em baixo a noticia divulgada pela Lusa.
Mota-Engil acorda com o Estado plano de ampliação do Terminal de Contentores de Alcântara
A construtora Mota-Engil revelou hoje ter assinado com o Estado um Memorando de Entendimento que define os princípios da ampliação do Terminal de Contentores de Alcântara, que terá um investimento total de 226 milhões de euros.
Segundo um comunicado hoje emitido pela Mota-Engil, o memorando define os princípios base de um aditamento ao Contrato de Concessão do Direito de Exploração, em Regime de Serviço Público do Terminal de Contentores de Alcântara, a contratualizar no prazo de máximo de 90 dias, ao abrigo do qual se irá implementar um ambicioso plano de ampliação desta infraestrutura, num montante total de investimento de 226 milhões de euros, estipulando também a prorrogação do respectivo prazo da concessão em 27,5 anos.
"A elaboração deste plano tem por base quer o grande crescimento da movimentação no terminal (mantendo-se as actuais taxas de crescimento a infraestrutura atingirá o ponto de saturação até 2012), quer as prospectivas taxas de crescimento do tráfego naquele que é o principal porto do país, servindo uma mancha populacional de 5 milhões de pessoas", adianta o documento.
VERGONHOSO !!!
ResponderEliminarTotalmente de acordo com PF
onde anda o zé?
AML
O Zé e todos aqueles que se indignaram e mobilizaram para inviabilizar POZOR de má memória.
ResponderEliminarO silêncio de comentários na imprensa tem sido ensurdecedor. O que agora se anuncia não é, para a zona ribeirinha, muito melhor que esse antigo plano. Será porque agora o partido que está no governo é outro?
Ana Martins Barata