12/05/2008

Entrega de petição p/reabertura do Eléctrico 24

Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Dr. António Costa,
Exmo. Sr. Presidente da Carris, Dr. José Manuel Rodrigues,


No seguimento do nossos pedidos para que a Carris e a CML apostem no eléctrico como meio de transporte de excepção, não poluente e turístico; começando, designadamente, por iniciarem os procedimentos relativos à reabertura da linha de eléctrico 24 (troço Cais do Sodré-Campolide-Carmo), vimos por este meio enviar a V.Exas. a petição 'Lisboa precisa da carreira de eléctrico nº 24. Por favor, reabram-na!', por nós lançada há meses e cujos peticionários e respectivos comentários constam do documento.

Como assinalámos oportunamente, aquela linha é toda uma espinha dorsal de Lisboa, especialmente agora que existe um interface no Cais do Sodré e que é crescente a atractividade do Chiado e do Bairro Alto, enquanto locais de diversão e restauração.

Por isso, a reactivação desta linha de eléctrico, com um horário alargado, permitiria transportar todo o tipo de públicos que utliza esta zona, a partir das zonas fronteiriças e exteriores ao casco urbano mais antigo, permitindo ou fomentando a utilização de parques automóveis noutras zonas da cidade.

Ou seja, 'Lisboa precisa da carreira de eléctrico nº 24. Por favor, reabram-na!'

Gratos pela atenção, e na expectativa, subscrevemo-nos com os melhores cumprimentos


Paulo Ferrero, Fernando Jorge, Júlio Amorim e Virgílio Marques




Nota: A reabertura do E-24 tem o apoio, expresso, das seguintes instituições:

* Associação de Turismo de Lisboa
* Centro Nacional de Cultura
* Agência Baixa-Chiado
* Associação de Valorização do Chiado
* Liga dos Amigos do Jardim Botânico

* Associação dos Comerciantes do Bairro Alto

6 comentários:

  1. Teremos o mesmo problema do 28 mas agravado...

    A não ser que há frente de cada 24 vá um policia de transito, é que o estacionameto anarquico na D.Pedro V , e depois na S. Pedro de Alcantara é de tal ordem, que os electricos estarão parados metade dos dias á espera de reboque.

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  2. A ideia da introdução do electrico é precisamente para aumentar a fiscalização e permitir acabar com o estacionamento selvagem.

    Não se introduzem electricos porque há muito estacionamento selvagem...

    Então não se deve promover o teatro porque há pouco público...

    Não se deve investir em espaços verdes porque eles são pouco frequentados...

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  3. Daniel sabe quantas vezes ao dia o 28 ou varios 28 estão parados no caminho? e onde está a fiscalização?....

    Acredita que a Escola Politecnica, a D. Pedro V e a S. Pedro de Alcantara vão passar a estar mais controladas?...

    Eu defendo, até porque moro em Campolide, que o 24 há muito deveria ter sido reposto, mas basta ver o que se passa diariamente com o 758, e que é um autocarro, para se perceber, que ou se multa a sério quem prevaricar, ou então é só mais uma boa intenção, que vai dar num fiasco.

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  4. Conheço bem o percurso.

    Mas isso não pode ser fundamento para não repor o electrico.

    É o mesmo que dizer que não vale a pena criminalizar uma conduta porque não há meios de combate à prática ou políciamento.

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  5. Ao pesquisar mais informação sobre este tema do E-24 deparei-me com esta notícia no site da CML:
    http://www.cm-lisboa.pt/?id_item=17503&id_categoria=11

    Será que é desta que a Carris faz algum esforço para reabrir o E-24?

    Estando a petição aprovada na CML quais os próximos passos?

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