12/05/2008

Vendedores ambulantes contra "concorrência desleal" de gelados

In Público (12/5/2008)

«Presidente da autarquia lisboeta diz que não concorda com novos quiosques, mas que nada pode fazer para evitar a sua presença

Aproxima-se um Verão quente para a venda de gelados em Lisboa: os vendedores ambulantes acusam quiosques da marca Nestlé de lhes fazerem concorrência desleal, com a "bênção" de uma empresa municipal.
A sua principal queixa é que os quiosques, autorizados pela empresa municipal em troca de patrocínios das Festas de Lisboa, estão demasiado perto dos seus locais de venda, pelos quais pagam licença à autarquia. "Concorrência desleal de uma multinacional", acusa Silvina Rodrigues, que desde 1982 vende gelados frente à estação Sul-Sueste, no Terreiro do Paço, enquanto a poucos metros se instala o quiosque da Nestlé, mesmo ao pé da porta da estação. A vendedora assegura que o conflito é entre vendedores e não marcas, apesar de a maioria dos ambulantes vender outra marca.
A Associação de Vendedores Ambulantes de Lisboa levou o protesto à última reunião pública da câmara, tendo-lhe sido respondido pelo seu presidente, António Costa, que os quiosques são "inaceitáveis", mas que a autarquia pouco pode fazer. "Não concordo com os quiosques ali ou em lado nenhum", acrescentou o vice-presidente, Marcos Perestrello, em declarações à Lusa, frisando, no entanto, que os protocolos com a Nestlé estão assinados até 2009 e os quiosques autorizados, sem maneira de voltar atrás.
Silvina Rodrigues acusa os vendedores dos quiosques de "provocações" aos vendedores ambulantes. Já a Nestlé Portugal afirma que a sua única responsabilidade é a colocação e montagem dos quiosques. Garantindo desconhecer qualquer conflito, esclarece que não escolhe os locais onde os 15 quiosques foram colocados.
A empresa municipal das actividades culturais, a EGEAC, afirma que tem procurado resolver o problema, mas não deixa de dizer que os ambulantes também têm mudado de localização, numa busca das melhores posições para obter clientes. Lusa»

2 comentários:

  1. " A empresa municipal das actividades culturais, a EGEAC, afirma.."

    MAS O QUE É QUE OS GELADOS TÊM A VER COM ACTIVIDADES CULTURAIS?

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  2. Nao são os gelados que têm a ver. A câmara de Lisboa através da EGEAC abriu um concurso PÚBLICO de patrocinio às festas de Lisboa. Concurso que a Nestlé ganhou, com uma permuta, para colocação dos quiosques. Todos os locais para colocação dos mesmos foram indicados pela própria câmara. Se há concorrência desleal... é a câmara que a faz, sendo PATROCINADA e depois descartando responsabilidades, como se não tivesse negociado e sido responsável pelo que se passou. Agora que o dinheirinho para as festas já está do lado de la, a empresa que patrocina as festas que se lixe e acarte com a conotação de "má concorrente". Cambada de demagogos e corruptos. Como é possivel um Pres. de Câmara dizer que a situação é inaceitável, qnd a sua própria câmara a criou?

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