01/10/2008

Serviço de aluguer de carros quer melhorar mobilidade em Lisboa

in Público, 01.10.2008, Ana Nunes

Mob Carsharing é o nome do serviço lançado pela Carris. Carros são levantados com o cartão Lisboa Viva, mas por agora são apenas 12 divididos por seis parques

A Carris lançou ontem um serviço inovador de partilha de veículos que irá disponibilizar automóveis de aluguer para curtos períodos de tempo - o Mob Carsharing. Este é um projecto que segundo o presidente da Carris, José Manuel Rodrigues, irá 'revolucionar a mobilidade na cidade de Lisboa', potenciando uma menor utilização dos veículos particulares.
A ligação entre este serviço e os transportes públicos será feita através do cartão Lisboa Viva. De acordo com o presidente da empresa, o sistema conduzirá a 'uma melhoria efectiva da qualidade de vida urbana' e a uma poupança para quem usa habitualmente o automóvel particular na cidade. O pagamento do serviço, que é debitado na conta bancária do cliente, será efectuado em função do tempo de utilização e do número de quilómetros percorridos. Depois de se registarem como clientes, os interessados terão apenas de reservar o veículo, por telefone ou Internet, podendo levantá-lo num dos seis parques da empresa. O utilizador colocará então o cartão Lisboa Viva junto ao dispositivo de leitura de cartões da viatura, ficando esta desbloqueada e pronta para arrancar. O registo dos clientes implica o pagamento de uma anuidade de 84 euros, custando o uso dos veículos citadinos (tipo Smart) 5,5 euros na primeira hora, a que se somam 0,33 cêntimos por quilómetro (os primeiros dez não são pagos).

A frota do Mob Carsharing será composta por uma dúzia de veículos de várias marcas nas categorias citadino, utilitário e familiar. Numa primeira fase haverá seis parques, o primeiro dos quais começa hoje a funcionar no Parque das Nações. Os restantes serão instalados no Campo Pequeno, Rua Alexandre Herculano, Saldanha, Campo de Ourique e Cais do Sodré.

O sistema, apesar de inovador em Portugal, é já utilizado em vários países europeus e foi lançado na Suíça em 1987. José Manuel Rodrigues sustenta que esta alternativa permite 'uma poupança real nos gastos inerentes à posse de viatura própria como manutenções, inspecções, seguro, parqueamento, impostos e combustível', evitando por vezes a 'compra do segundo ou terceiro veículo numa família'.

«12 viaturas»?! Espero que seja uma gralha no texto pois como será possível melhorar a mobilidade da capital com «12» viaturas?! Em Paris está para breve a implementação de um sistema idêntico mas na capital francesa serão disponibilizados, numa primeira fase, 4000 (quatro mil) viaturas eléctricas em 700 (setecentos) locais! Lisboa é mais pequena que Paris mas não tanto! Estamos no Portugal dos Pequenitos. Foto: cenas como esta na Rua da Saudade não vão terminar com micro-projectos do tipo Mob Carsharing.

5 comentários:

  1. Peço desculpa pelo «negativismo», mas a utilização de táxis parece-me bem mais simples...

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  2. Concordo. O melhor seria investir em mais e melhores táxis.

    Francisco Vieira

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  3. Chamo a atenção para o ZipCar (http://www.zipcar.com), um conceito semelhante, com muito sucesso em várias cidades norte-americanas.

    Trata-se de aluguer à hora de viaturas urbanas (muitas híbridas, que em geral são mais baratas). Depois de registado no site, o utilizador reserva a viatura online e, com um cartão, consegue ter acesso ao veículo, que alugou e que estará num dos muitos parques na cidade e arredores. É significativamente mais barato que um taxi e/ou alugueres normais e cómodo, uma vez que o cliente não tem de pagar a gasolina, a não ser que use o depósito todo naquele espaço de tempo e necessite de mais.

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  4. atenção ás matriculas... é melhor taparem as matriculas para depois não haver problemas...

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  5. Em relação aos taxis, também concordo com o que foi aqui escrito. Mas creio que é realmente uma atividade pouco protegida e apoiada, mesmo de gente pouco unida...

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