03/01/2009

Pedalar para combater mitos e preconceitos

Um ano depois e mais de 2300 quilómetros percorridos de bicicleta, um engenheiro de 35 anos deu como provada a teoria de que a capital é viável para o uso das duas rodas. Ontem, encerrou a sua 'aventura' na Praça do Comércio.

Na Praça do Comércio, o mesmo local onde iniciou o projecto "100 dias de bicicleta em Lisboa" - o trabalho de campo para uma tese de mestrado, já entregue e que deverá ser defendida este mês - Paulo Guerra dos Santos pegou na sua bicicleta e subiu até ao Saldanha, descendo de novo, num dos vários percursos que estudou ao longo deste ano e que diz, "provam ser perfeitamente viável andar de bicicleta em Lisboa".

O projecto tinha dois objectivos: "Perceber porque não se anda de bicicleta em Lisboa, ao contrário do que se passa em muitas cidades europeias" e ainda "o que se tem de fazer para que as pessoas comecem a deslocarem-se mais naquele meio de transporte", contou. Um terceiro objectivo acabou por surgir já no decorrer desta "aventura", que foi "a desmistificação da bicicleta perante a opinião pública, muito com a ajuda dos órgãos de comunicação social".

Numa cidade como Lisboa, em que o automóvel marca o ritmo, "a atitude dos automobilistas face às bicicletas varia entre a tolerância e o respeito". Paulo Guerra Santos diz mesmo que "nunca aconteceu qualquer situação de perigo com carros e sim com peões". O engenheiro recordou ainda que "Lisboa está atrasada em relação a outra cidades como Aveiro, Ovar, Cascais e algumas da Margem Sul do Tejo". "A cidade precisa de um plano integrado de mobilidade, onde sejam criadas condições para que as pessoas optem por este meio saudável e não poluente de transporte", conclui.

In JN

6 comentários:

  1. A minha avó está ansiosa por ler a tese, para ver se vale a pena comprar uma bicicleta.

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  2. Diz que Aveiro e Ovar (para não falar do passeio de Cascais ao Guincho) são muito parecidas com Lisboa. Orograficamente, digo eu.

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  3. Há algumas zonas de lisboa onde não dá para andar de bicicleta, basta pensar num percurso tipo santos, campo de ourique, com ruas estreitas, inclinações acentuadas, carris, etc.
    Mas há muitos sítios de lisboa onde dá para andar bastante bem e devia apostar-se mais nisso, tal como em beneficiar as motos de baixa cilindrada e scooters. A bem da mobilidade.

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  4. Até pode haver sítios em Lisboa onde andar de bicicleta não é tão fácil devido ao terreno, mas estive em Basileia no ano novo e tirei um foto de uma senhora com um bébé no banco de trás da bicicleta, a subir as ruas íngremes da linda cidade velha.Impensável por cá!

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  5. Não será impensável por cá, mas essa senhora certamente que teria uma "pedalada" bem acima da média.
    Acho boa ideia é aquelas bicicletas equipadas com um pequeno motor eléctrico, que se podem usar muito bem nessas subidas inclinadas.
    Convenhamos, eu tenho 25 anos, e não tenho vontade nenhuma de subir a calçada da estrela a pedalar. Mesmo que a subisse, chegava lá acima num mar de suor...
    Mas vamos a isso! Bicicletas em Lisboa, JÁ! ;)

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  6. Já agora, anónimo da fotografia, que tal mandar aos autores do blog para a colocarem online, ou pô-la nalgum sítio para que possamos ver? Deve ser uma imagem bem caricata.

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