Aqui
De rir é a projecção virtual das vistas desde Santa Engrácia, por exemplo. A coisa é tão distante, diluída na paisagem que ... não uma terceira, mas queremos uma quarta, uma quinta e uma sexta ponte, e por aí fora. Viva a virtualidade instalada!
PS-Já agora, agradecíamos uma projecção virtual dos milhares de pópós, e respectivos nós e viadutos, que vão nascer a nascente da cidade, por causa desta ponte. Para gáudio dos moradores dos locais afectados directamente, claro. Viva o masoquismo congénito!
Estes posts só me lembram a história do velho do restelo e dos histéricos que têm medo da globalização. E também os maluquinhos que sabotavam as linhas de comboio no séc XIX por medo do progresso.
ResponderEliminarXenofobia inter-concelhos. Os maldosos invasores dos concelhos vizinhos que vêm para cá trabalhar.
Pânico.
Pois é Paulo, as imagens dos carros a entupir Lisboa não são mostradas...
ResponderEliminarE já agora limpe esta projecção Melo e Sousa de comentador profissional - polui seguramente mais que qualquer "veículo longo".
O Filipe tem toda a razão no que disse caro anónimo.
ResponderEliminarSenhor Paulo ferrero e anónimo vou responder na medida do que sei. Na TTT vão circular pessoas com os seguintes destinos por concelho: Lisboa, Barreiro, Seixal e Palmela. A TTT é fundamental pois a Ponte 25 de Abril está já a 300% da capacidade. A ponte tambem vai levar lisboetas para estes concelhos, porque tambem há quem resida em Lisboa e trabalhe nesses concelhos.
ResponderEliminarA partir dos anos 90 Lisboa deixou de ser a cidade-Luz da AML. Há deslocações entre todos os 22 concelhos da AML. Lisboa já não é o mais populoso, passou a ser Sintra e a estimativa é que Lisboa continue a perder população.
Na AML os empregos já não estão centrados em Lisboa. As principais multinacionais do país estão sediadas em concelhos da periferia não é em Lisboa.
Quer exemplos: Sede da Edifer na Amadora. Siemens na Amadora. GE Money em Oeiras. Nestlé em Linda-a-Velha, concelho de Oeiras, Mercedes na Abrunheira (Sintra), etc... Se se deslocarem pelos concelhos da periferia de Lisboa tanto a norte como a sul do Tejo vão ver business parks enormes.
A cidade de Lisboa cada vez tem menos importância na AML. Há imensa gente que reside na AML e muito raramente vem a Lisboa, mal conhecem a cidade. Não precisam, os concelhos vizinhos cresceram, desenvolveram-se e são autosuficientes, e muitos têm câmaras municipais muito mais eficiente que a de Lisboa que lhes proporcionam muito mais qualidade de vida que o concelho de Lisboa.
As atitudes que os senhores estão a ter é de quem parou na década de 70 ou 80.
Vejam se evoluem a maneira de pensar e se se actualizam para os dias de hoje. Do passado vivem os museus!
Esqueci-me de incluir o concelho da Moita na lista, aqui vai!
ResponderEliminarNão percebi bem onde quis chegar Xico, falou muito mas em tanta conversa faltou-lhe o essencial, números que corroborem o que diz.
ResponderEliminarProcure-os então e perceba que Lisboa continua a ser o principal destino – de longe – da AML, confluindo para o concelho centenas de milhares de pessoas diariamente, muitas delas de carro e cada vez mais de carro se continuarmos a promover o seu uso.
Já agora fique a saber que os malandros dos números dizem que em toda a AML apenas Setúbal, Azambuja e Palmela (além de Lisboa) são receptores líquidos de indivíduos diariamente, ou seja, e trocando por miúdos, o um número de pessoas que entra nestes concelhos é superior ao número que sai, isto de 91-01.
Olhe os números.
É como digo: o objectivo das mentes deste blog é criar um Muro de Berlim, de forma a impedir que os nefastos "imigrantes" venham poluir a cidade de Lisboa.
ResponderEliminarOh anónimo vem-me buscar os numeros dos censos 91!!!!
ResponderEliminarTem já online as prespectivas para 2008 tendo em conta o resultado dos censos 2001 e fazendo uma estimativa ano a ano!
Continue a procurar que está no caminho certo. Devagar se vai ao longe!
No tempo em que o Kurt Cobain era vivo e que havia União Soviética.
ResponderEliminarMas nada mal, maior parte dos bloggers aqui não vivem em 1991. Parecem mais viver em 1800 e picos.
A década de 90 foi a que mais mudanças trouxe na sociedade portuguesa e em partir na grande Lisboa no pós 25 de abril! Há mais semelhanças entre os anos de 1998 e 2008 do que em 1998 e 1988.
ResponderEliminar*particular
ResponderEliminarCaro Xico já percebi que não gosta de ver números preferindo opinar em juízo de valor, mas agora parece-me que não soube ler o que escrevi, o que lhe referi é referente ao período de 91-01, vou descomplexar 2001.
ResponderEliminarPor isso mesmo o Censo não é de 91… nem da década de 90… mas de 2001, 10 anos depois do que percebeu.
Já agora não diga que há “perspectivas para 2008”, primeiro porque 2008 já lá vai e não pode haver perspectivas nenhumas, e depois porque o INE utiliza “estimativas” bem mais intemporal, e já que sabe tanto, também devia saber estas nomenclaturas básicas.
Por fim, e já que lhe disse que além de Lisboa apenas 3 concelhos da AML são receptores líquidos de indivíduos, diga-me então que estimativas novas são essas, as suas, onde Lisboa deixa de ser o principal destino.
Se me diz periodo 91-01, entendo os anos de 1991, 1992, 1993, 1994, 1995, 1996, 1997, 1998, 1999, e 2000! Não se soube explicar!
ResponderEliminarNão me diga que não reparou que cada vez mais empresas, inclusivé as principais do país (não estatais) se mudaram para os concelhos da perifeira. Visite o Tagus Park, o Lagoas Park, o centro de escritórios de Miraflores, de Linda-a-Velha, em Alfragide, Reboleira, Massamá, em Albarraque, na Adroana, em Rio de Mouro, Vialonga, Póvoa de Sta. Iria, Alverca, Palmela, Santa Iria da Azóia, Queluz de Baixo, Barcarena, Frielas, etc...
Referi-me a 91-01 porque não conheço nenhum estudo sério que analise qualquer fenómeno olhando para os números apenas de determinando ano, pois como imagina tal análise pode levar a interpretações erradas, por isso mesmo 91-01 porque é uma média de todos esses anos…
ResponderEliminarVolto a repetir-me, o xico fala de juízo de valor e isso vale o que vale, mostro-lhe a síntese de um documento do Ministério das Obras Públicas, Transportes e Habitação, pode ver, ou não.
http://www.xiradania.org/doc_sintese_movs_pend_aml.pdf
Para alguns destes comentadores o progresso é ...
ResponderEliminaro Inferno na Terra ... autoestradas e vias rápidas a cortarem as cidades, muitas pontes, vida de rua inexistente, zonas históricas completamente destruídas, mais e mais betão ...
Além do desastre para a Economia e o Ambiente convém lembrar a estes senhores de estreitas vistas que com a idade de 60 ou 70 não poderão acelerar e,
sem cidade,
irão viver por bons anos fechados num excelente lar de idosos dos arredores ...
Esse documento defende a prática de proteccionismo a nível do concelho? E o sr anonimo defende que cerca de 40% das pessoas fique sem ter como ir ao emprego, isto é usando o carro?
ResponderEliminarE já agora, estando provado que as pontes são uma coisa má, deve-se demolir as já existentes?
Caro Filipe Melo eu nem sequer opinei em relação a nova ponte, apenas estava a tentar elucidar o caríssimo xico que os movimentos pendulares não se alteraram significativamente, Lisboa continua a ser o destino fundamental de toda AML, e a tendência contrária é muito ténue ou inexistente, alias, a tendência até tem sido de cada vez mais indivíduos se deslocarem para Lisboa de carro, sozinhos.
ResponderEliminarQuanto à TTT julgo que Lisboa actualmente tem falta de alternativas para as movimentações Lisboa/Margem sul e que esta ponte já devia existir desde 98 ao invés do P. Vasco da Gama.
Ah, é preciso ter atenção quando votarem... é que existe pelo menos um partido que nas eleições defendia a portagem nas entradas de Lisboa ... agora ... mesmo sem o Zé ... é a favor da TTT, do TGV, do Aeroporto, da Gare de Alfama, etc etc
ResponderEliminarÉ simples ... se são democratas façamos um referendo: 80% dos portugueses são CONTRA essa gigantesca destruição de dinheiro e do ambiente !
Ò anónimo, finalmente estamos de acordo num ponto, faz falta a terceira travessia! Mas veja que a Ponte Vasco da Gama é uma ponte regional ou mesmo nacional, enquanto a Salgueiro Maia em Santarém não foi construída! A TTT vai ser uma Ponte urbana em termos rodoviários, já no modo de transporte ferroviário vai ser nacional.
ResponderEliminarA Ponte Vasco da Gama não tem um unico centímetro no Município de Lisboa.
Eu já vi estudos que pelo menos metade (se estiver a pecar estou a pecar por défice) do tráfego da Ponte 25 de Abril se destina aos concelhos a ocidente de Lisboa (Oeiras, Cascais, Amadora e Sintra). O mesmo estudo dizia que da população residente no concelho do Seixal, (que é o mais populoso da cintura a sul de Lisboa) é maior o numero a trabalhar nos 4concelhos juntos, a Ocidente de Lisboa do que no município de Lisboa!
vi o site da RAVE e fiquei agradavelmente surpreendido com a informação disponível.
ResponderEliminaré uma grande obra
Resumindo e concluindo, 2 para o anónimo; 0 para a equipa xico/fms...
ResponderEliminarNão vale a pena debater assuntos com broncos... Anónimo das 2:31 Ligue a tv e veja os Morangos com Açucar, desligue o modem.
ResponderEliminaro anonimo é o árbitro do jogo que ele próprio disputa?
ResponderEliminar