Um blogue do Movimento Fórum Cidadania Lisboa, que se destina a aplaudir, apupar, acusar, propor e dissertar sobre tudo quanto se passe de bom e de mau na nossa capital, tendo como única preocupação uma Lisboa pelos lisboetas e para os lisboetas. Prometemos não gastar um cêntimo do erário público em campanhas, nem dizer mal por dizer. Lisboa tem mais uma voz. Junte-se a nós!
03/06/2009
Era uma vez 4 eucaliptos centenários gigantescos
Entre anteontem, ontem e hoje foi um ar que se lhes deu. Motivo? Sempre o mesmo: problemas fitossanitários ... sempre sem parecer escrito, claro, pelo menos a priori. Pessoalmente, já conheço o "filme".
Desta vez foi no Parque Bensaúde, junto ao portão principal do parque "inaugurado" pela CML há meses, com pompa e circunstância. Os moradores mal se deram contra do assunto protestaram, sem sucesso. É triste.
Quem de caras tem um problema fitossanitário é o Zé, que só sossego quando o vir de onde está para fora, o faz-fretes.
ResponderEliminarCaro, por muitas mais árvores que eu desejaria ver em Lisboa, o eucalipto é uma espécie invasora que, se não estou em erro, tem efeitos prejudiciais noutras espécies... seca o solo... folgava muito que todos os eucaliptos desaparecessem de portugal para fora.
ResponderEliminarNão seja assim, são tão bonitos os eucaliptos... ainda por cima eucaliptos "centenários".
ResponderEliminarPois, tá-se mesmo a ver que um, dois, três, quatro, 4 eucaliptos junto ao portão principal do parque iam invadir aquilo tudo, secar o solo e fazer ali umas malfeitorias tais que nada ia crescer no parque, nem sequer umas urtigas.
ResponderEliminarÉ nisto que Portugal é bonito, apesar de sermos dos países da U.E com mais gente inqualificada, temos todos dentro de nós um bichinho de treinador, arquitecto, planeador, urbanista, engenheiro, biólogo, médico...
ResponderEliminarO Zé embargador tinha dentro dele um vendido.
ResponderEliminarPara uma edilidade que dizia querer pugnar pelo aumento das zonas verdes na cidade de Lisboa,é dramático verificar a discrepância entre o número de árvores abatidas nos últimos tempos e o número daquelas que foram entretanto plantadas.
ResponderEliminarJoão Pinto Soares
SEUS BURROS
ResponderEliminarAS ARVORES LEVAM TEMPO A CRESCER 50 A 100 ANOS TEMOS QUE SABER TRATÁ-LAS E NÃO CORTÁ-LAS.
CHIÇA QUE CAMBADA DE IGNORANTES!!
Ca por mim deviam arrancar os eucaliptos de todo o pais.Sao uma especie invasora e perigosa para o meio ambiente. Plantem arvores autoctones no lugar deles, como por exemplo carvalhos ou pinheiros.
ResponderEliminar4 eucaliptos não fazem um eucaliptal... e eucaliptos num parque são como borracheiras num jardim botânico. não são autoctones mas também não fazem mal.
ResponderEliminarclaro.
ResponderEliminare o eucalipto não tem nada de mal.
p mal está em que derrubou florestas inteiras de pinheiros e castanheitos e plantou eucaliptos. e em solos já pobres.
a arvore em si não é nenhum diabo. se assim fosse os australianos estavam desgraçados.
a ávore não é uma praga pois não crescen indiscriminadamente, como por exemplo, as acácias, que cobrem todo o solo.
além disso é uma arvore aromática e bonita.
portanto, não venham argumentar a favor do abate de 4 miseros eucaliptos num jardim porque supostamente está possuida pelo demo...
Há gentinha tão coisinha que não percebe que se está a falar de 4 eucaliptos centenários junto a um portão.
ResponderEliminarNa sua estupidez natural, julga que é uma floresta de centenas de milhares de eucaliptos, para fazer pasta de papel.
Enfim, é o povo que temos.
Boa tarde!
ResponderEliminarEstou a comentar no escuro, não vi comentários anteriores para não me influenciar.
Sou residente na Rua Maestro Jaime Silva Filho há mais de 20 anos, ainda recentemente aqui dei conta de anomalias em obras na rua que foram resolvidas, creio eu!, depois de denúncia pública aqui feita no blogue.
Estou atento ao que se passa aqui na rua, até por interesse próprio! Sou residente!
Já tinha visto as "obras" nos eucaliptos da rua e não me queixei porque até acho que elas são necessárias.
Aqui há uns 10 anos - posso prová-lo! - até houve uma chatice com uma ramada de eucalipto que caiu causando prejuízos em automóveis e até - veja-se lá! - na fachada de um edifício onde abriu buracos!
Tenho fotos!
Daí que até aprovo a "limpeza" que tem estado a ser feita. Se insistirem posso fazer fotos!!!
O que eu não aceito, não aprovo, reprovo mesmo, é a mesma coisa de sempre!!!
A Junta de Freguesia - ou alguém por ela - afixou A4s nas portas dos prédios a avisar que iam cortar, em benefício de... blá, blá, blá, até ao dia 03 de Junho, estacionamento etc e tal...!
A questão é que hoje é dia 04 e o caos ainda está instalado na rua.
É esta falta de rigor, de verdade, de cumprimento do que é prometido que eu contesto, não propriamente a acção de "limpeza" dos eucaliptos que, repito, considero necessária.
Já agora, denunciei aqui há uns tempos as obras de requalificação da escadaria da rua, mas... luz... népias, até agora...
Agora que as máquinas do Multibanco estão mais bem protegidas dos assaltos, pode ser que os assaltos por aqui rendam mais...
Luís Pinheiro de Almeida
Quais eucaliptos quais carapuças, o sr. Pinheiro é que diz coisas interessantes e necessárias. Toca a mexer, alfacinhas, e a fazer cada um o que lhe compete...com rigor.
ResponderEliminar