19/06/2009

Frasquilho confirma demissão da APL

In Público (19/6/2009)

«O Conselho de Administração do Porto de Lisboa (APL) anunciou ontem, através de comunicado aos órgãos de comunicação social, que apresentou no dia 8 de Junho a sua demissão ao Ministério das Obras Públicas. Natércia Cabral, actual presidente do Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos, tem sido apontada como sucessora de Manuel Frasquilho na liderança daquela administração, composta ainda pelos vogais Daniel Esaguy e Sandra Vilhena Ayres.
Na nota de imprensa, o Conselho de Administração (CA) do Porto de Lisboa afirma que esta decisão abrange a totalidade dos actuais membros do conselho de administração, que tinham sido eleitos em Abril de 2005 e reconduzidos nos cargos em Maio de 2008.
"A renúncia formalizada surge na sequência da avaliação feita pelos próprios do ambiente de crispação que, embora alheio à vontade do actual CA, tem rodeado a sua actividade nos últimos tempos, em prejuízo dos interesses da Administração do Porto de Lisboa e do Estado", lê-se no mesmo comunicado.
O conselho da APL considerou que, "renunciando, dará melhor contributo para a criação de novas condições para prossecução do desenvolvimento sustentável do Porto de Lisboa e das suas capacidades competitivas, na linha do esforço de modernização e qualificação internacional desta importante infra-estrutura portuária, objectivo estratégico fundamental para a área metropolitana de Lisboa e do país", conclui a nota do CA.
Manuel Frasquilho admite que o ambiente de crispação em torno do Porto de Lisboa motivou a decisão do CA»

...


Uma excelente notícia para Lisboa, que só peca por tardia. Resta a saber quem virá e, sobretudo, o que fará com a herança: contentores, terminais de cruzeiros, ampliações e construções novas, suspensões do PDM, acesso à frente rio, etc.

3 comentários:

  1. Rackrent10:31 a.m.

    "em prejuízo dos interesses da Administração do Porto de Lisboa e do Estado" é o que lhes ocorreu dizer.

    Não lhes passou pela cabeça invocar os interesses da própria LISBOA.

    Isto diz tudo.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo4:52 p.m.

    Eu realmente estava achar que vinha uma bela briza fresca do rio agora já percebemos.
    Veremos quem é o cromo que irá ocupar a cadeira a seguir!

    ResponderEliminar
  3. Anónimo2:32 p.m.

    Sim porque para vocês são todos cromos, porque não convidar o Sr. Ferrero, o Sr. Serpa ou o Sr. Proa para Administradores da APL, parecem perceber tanto do assunto?

    ResponderEliminar