In Sol Online (3/7/2009)
Por Sofia Rainho
«Santana Lopes quer construir mais um túnel em Lisboa – o túnel do Saldanha. Esta foi uma das 25 prioridades que o candidato do PSD à Câmara de Lisboa (em coligação com o CDS, o PPM e o MPT) defendeu esta semana na apresentação das linhas gerais do seu programa da candidatura ‘Lisboa com Sentido’, avança a edição do SOL desta sexta-feira
Uma obra que, assegura Santana, será «mais simples» e que deverá ser realizada «apenas na segunda fase do mandato». Até porque «Lisboa precisa de respirar» e a prioridade das prioridades para o ex-líder do PSD será a acção social.
No programa com que se apresenta para tentar reconquistar a Câmara de Lisboa a António Costa, o candidato do PSD recupera algumas das suas antigas bandeiras, como a reabilitação do Parque Mayer e a criação da Autoridade Metropolitana de Ambiente e Transportes.
Outra aposta de Santana é a redinamização do Terreiro do Paço, onde quer construir um hotel, instalar o Museu das Descobertas e criar várias esplanadas, retirando ministérios e cortando o trânsito nas faixa laterais.»
...
Estava-se a ver. Remake é remake.
Só que o executivo que lá está é uma decepção tão enorme que não me admira que o remake ganhe.
ResponderEliminarPara Lisboa, não era bem feito.
Para o executivo que temos, era mais que merecido.
As tropelias que tem praticado, o desleixo que se agravou, a imobilidade, o Zé vendido, bem justificavam que de lá fossem corridos, que não deixam saudade.
a maior parte das promessas nem são da competência da CML
ResponderEliminara autoridade metropolitana já foi criada e as nomeações saíram hoje no diário da república
ahaha
o mal não é o PSL ser senil.
ResponderEliminaro mal é haver quem ainda acredite nele.
Senil são os membros da actual gestão autarquica e do governo tal a vergonha do que lá se passa...temos que aguardar para vê-los constituidos arguidos!
ResponderEliminarÉ uma vergonha que este incompetente continue a voltar à cena, mas percebe-se num país e numa cidade de aparência e faz de conta....
ResponderEliminarCada um tem o que merece, mas Lisboa não pelas pessoas mas pelo seu potencial completamente desperdiçado e beleza natural merecia mais que uma calamidade intelctual como é o PSL....
Ainda bem que é remake!
ResponderEliminarFalaram tão mal do Tunel do Marquês enquanto se construia e agora é a melhor coisa do Mundo!
Ainda bem que haverá um tunel no Saldanha. Aprendam com Madrid e Paris
Sempre fui contra esse tunel, e continuo a ser.
ResponderEliminarPois claro, esta câmara fez muito mal em não ter fechado aquele túnel, que não serve para nada.
ResponderEliminarMas porque é que Santana insiste em construir túneis em locais onde já existe outro túnel, o do metro (linha amarela).
ResponderEliminarDp da loucura para a ligação à linha vermelha vai esburacar todo outra vez?
Ele até tem algumas ideias, é pena que não pense bem nelas antes de abrir a boca (infelizmente não é o único)!
Portugal, infelizmente, é assim...
Um valente e oco túnel é o que o homem tem entre as orelhas...
ResponderEliminarNão admira a fixação pelos túneis - devem ser favores a pagar a construtores civis.
Pois, e o caso da Liscont onde o Jorge Coelho tem interesses até às orelhas é o quê?
ResponderEliminar"Aprendam com Madrid e Paris"
ResponderEliminarresido em Paris : desde 2000, a autarquia fechou pelo menos 3 tuneis tipo "tunel do marquês".
Fechou-os quere dizer, desmanchou-os e voltou ao cruzamento de nivel como existia antes : pois apercebeu-se que os tuneis criam mais acidentes rodoviarios, mais poluição, e tiram espaço aos peões. Tuneis em Paris fizeram-se nos anos 60-70. Todos os peritos afirmam que foi um erro tremendo em termos urbanisticos, viarios, de segurança rodoviaria.
Não percebo porque serà que me Portugal ainda hà quem acredite em tais soluções.
da ultima vez que fui a lisboa, caminhei nas avenidas onde desenboca o tunel do marquês: fiquei espantado pelo espaço que isto deixa aos peões : quase nada ; reduziram-se os passeios paraa tamanhos ridiculos. Construi-se o tunel mas gaurdou-se o mesmo numero de vias à superficie.
ResponderEliminarAinda me lembro quando se ouvia Santana a dizer "os tùneis permitem libertar mais espaço para os peões à superficie". o resultado é o contrario. Quem jà caminhou a pé das amoreiras ao marquês, sabe-o bem : o peãoé um extraterestre nesta auto-estrada urbana à superficie e enterrada.
precisamente!
ResponderEliminarTuneis radiais e não circulares e em avenidas urbanas, em grande extensão só servem mesmo para potenciais a entrada de mais carros na cidade.
E por isso, esgotam-se, apenas servindo temporariamente os propósitos de aliviar o transito.
O mesmo dinheiro deve ser investido na requalificação do espaço público e aposta em modos suaves de transporte, que liguem a periferia ao centro.
constatação pura e lógica.
"Tuneis em Paris fizeram-se nos anos 60-70. Todos os peritos afirmam que foi um erro tremendo em termos urbanisticos, viarios, de segurança rodoviaria.
ResponderEliminarNão percebo porque serà que me Portugal ainda hà quem acredite em tais soluções"
Basicamente é porque o conceito de desenvolvimento em Portugal é dessa data
"Ainda me lembro quando se ouvia Santana a dizer "os tùneis permitem libertar mais espaço para os peões à superficie". o resultado é o contrario. Quem jà caminhou a pé das amoreiras ao marquês, sabe-o bem : o peãoé um extraterestre nesta auto-estrada urbana à superficie e enterrada"
ResponderEliminarConcordo completamente. E tornou-se aquele local completamente ário, local que deveria ter alguma dignidade pelo seu valor histórico.
Mais túneis? Lisboa nãoprecisa de mais nada, pois não?
uns sonham com torres (virilmente falando ;) outros... com túneis (wayouts explicadas :)
ResponderEliminarponham-se a fazer mais tunes colados à linha do metro e depois digam que a culpa é de quem manda embargar...
ResponderEliminartst tst