Sentido das Letras / Copyright 2008 - 8/19/2009 1:09 PM
Desde o início de Agosto, a Carris tem o serviço Bike Bus mais alargado. Agora é possível circular com bicicleta todos os dias da semana em seis carreiras do Bike Bus Carris.
Sem qualquer pagamento extra, a Carris disponibiliza-se para levar a sua bicicleta nas carreiras 21, 24, 25, 31, 708 e 723.
A propósito do Bike Bus Carris, foi lançado um passatempo, que consiste em escrever uma frase criativa ou tirar uma fotografia artística sobre o tema “A bicicleta e a Cidade”, e enviá-la com os seus dados pessoais para o e-mail bikebus@carris.pt. Os mais criativos receberão diversos vales de desconto em transportes ou em acessórios para bicicletas.
Grão a grão--
ResponderEliminarE o metro, quando pensa em fazer algo de inteligente?
Segundo o que li nas regras afixadas nas estações, só é possível transportar bicicletas no metro a partir das 08:00pm, aos fins de semana e feriados quando não há muita gente e, no máximo duas bicicletas por carruagem.
A Carris tem demonstrado, nos últimos tempos, abertura aos ciclistas, o que é de louvar.
ResponderEliminarA CP também alargou recentemente os horários em que se podem transportar bicicletas no comboio.
É pena que o Metro de Lisboa mantenha a atitude retrógada de fechar os olhos à ajuda que poderia dar a este meio de transporte.
Dizem que colaboram, permitindo bicicletas desde que fora da hora de ponta. Mas o problema é que a noção de hora de ponta deles é todo o dia excepto a madrugada e a noite. Custa ver as carruagens de metro de algumas linhas entre as 9:30 da manhã e as 17:00 a menos de 30% de lotação e saber que não se algum ciclista quiser entrar lhe barram a entrada.
Mais: já me chegaram a proibir transportar uma bicicleta desdobrável no metro numa dessas horas.
Já agora: não deixando de louvar a medida de carris, é pena constatar que quase todas as carreiras Bike Bus servem trajectos muito planos.
ResponderEliminarOnde um Bike Bus seria, de facto, útil aos ciclistas seria nos tais 30% de Lisboa que são inclinados (falo das míticas colinas).
Muita gente que more em sítios como Graça, Mercês, Mártires da Pátria, por exemplo, poderia descer para ir trabalhar na parte nova da cidade, e voltar para cima com a ajuda do bike bus.
Outra ideia que não é tão idiota quanto isso, e que já se discutiu por aqui: porque não usar os antigos elevadores nas colinas para permitir a subida de bicicletas, usando suportes exteriores onde a bicicleta iria pendurada?
Os elevadores poderiam levar bicicletas lá dentro. No ano passado tinha eu um trabalho na Cç de Santana e resolvo encontrar-me com os colegas nos Restauradores. Fui até lá de bicicleta, depois ao chegar à Cç do Lavra, o elevador ia subir apenas com dois passageiros turistas franceses. Pedi ao guarda-freio para poder levar lá a bicicleta e eu ia a pé e apanhava-a lá em cima, mas ele não me deixou. Tive que subir uma inclinação imensa com 35ºC com a bicicleta à mão, sendo que a parte final é complicada porque está cheia de lubrificante derramado na rua que cai dos elevadores, e com o calor começava a transformar-se em liquido e escorregadio.
ResponderEliminarAnalisando as carreiras das colinas: Electricos 12 e 28 andam sempre cheios e são estreitos, não estão preparados para bicicletas. Ainda por cima transportam muitos idosos com dificuldade de locomoção.
34- é feito com autocarros mini (carrinhas), não dá para Bike Bus.
37- Idem, idem.
767 anda sempre cheia pelo que não dá para bicicletas.
723 entre a rua Luciano Cordeiro e o Desterro até é capaz de dar, o resto do percurso anda muito cheio.
790 por vezes tambem anda cheia.
758 nem pensar, cheia a toda a hora.
12 e 35 idem idem.
718 e 742 idem idem.
729 idem idem
Como se pode ver, a maioria das carreiras da Carris que servem as colinas não dão para bicicletas. Ia ser um reboliço no autocarro entre passageiros a reclamar com as bicicletas. Um a querer sair com a bicicleta a bater nas pernas dos outros, e o mais provavel até era acabar em violencia.
Se ás vezes por coisinhas de nada começam os insultos e a baterem-se uns aos outros...
Boa!
ResponderEliminarA Carris não deixa os seus utentes entrarem com malas nos veículos, bicicletas já pode.
Os que precisam de levar malas quue vão então de bicicleta...
Correcção: eu deveria ter escrito «uma simples mala» e não «malas».
ResponderEliminarNão estava obviamente a pensar em utentes com malas em quantidade...
Com alguma imaginação e, principalmente, querer, os elevadores de Lisboa (Bica, Glória, Lavra) poderiam levar bicicletas no exterior.
ResponderEliminarUsando suportes amomíveis como este, em que as bicicletas seriam penduradas *do lado de fora da parede do elevador*:
http://outdoors.mainetoday.com/trailhead/Bike%20n%20Bus%2007.JPG