Está praticamente finalizada a intervenção no jardim envolvente à Ermida de São Jerónimo.
Devo reconhecer que o DAEV fez um bom trabalho na recuperação deste jardim, manteve o desenho original de Ribeiro Telles limitando-se a recuperar os pavimentos, a instalar irrigação automática no relvado e a colocar mobiliário urbano como sejam mesas de merendas e bancos.
Criando, na década de 50, este jardim e o Jardim Ducla Soares (muito necessitado de uma intervenção igual a esta) Gonçalo Ribeiro Telles descartou definitivamente a hipótese, então em aberto, de aumentar a Av. da Torre de Belém até à Ermida. Neste projecto o arquitecto usou da sua mestria para conciliar zonas de bosque com zonas de prado, sombras com sol sendo o resultado um espaço (que agora volta a ser) muito agradável e com uma vista extraordinária sobre o Tejo.
Fotos do antes
Caro João Oliveira Leonardo, afinal parece que o "Zé" até faz a sua falta.
ResponderEliminarJM
O Zé é um dos casos mais evidentes da crise no sistema politico.
ResponderEliminarEle é, duma forma mais subtil, um caso comparável ao Isaltino ( mas sem obra ) e em versâo Gauche Caviar.
o problema não está no que faz, também era melhor que não fizesse nada.O problema está no que agora consente, nas posições que agora toma, na arrogância que ganhou. E se por um lado faz algumas coisas boas, por outro faz asneiras de grande monta.O que é pena.
ResponderEliminarContinuo a aguardar pela conclusão das obras no Jardim Cesário Verde; já lá vão para cima de dois meses e nada...
ResponderEliminarObrigado João Oliveira Leonardo pela óptima notícia, fotos e documentação.
ResponderEliminarEspero que este bom vento continue por outros jardins que necessitam também de requalificação.
E esperar também que a manutenção destes jardins agora requalificados se mantenha.
E já agora porque não uma atenção à Ermida de Santo Amaro e ao seu espaço circundante.
ResponderEliminarA capela possui magnificos frisos de azulejos.
É impressionante que alguém compare o Sá Fernandes - o único vereador eleito em 30 e tal anos de democracia que denunciou um construtor civil que o tentou corromper - a isaltino morais, condenado a não sei quantos anos de prisão.
ResponderEliminarOs portugueses têm mesmo os governantes que merecem
Vamos ver o que o vandalismo e a falta de manutenção vão fazer dessa grandiosa obra do Zé.
ResponderEliminarNão vai ser preciso esperar muito.
LOBO VILLA
ResponderEliminar(Cada vez que se diz que "os portugueses têm os governantes q merecem" ,fico sempre na dúvida (!)
se merecem melhores ou piores...)
Neste caso,há um mistério: fala-se que Ribeiro Telles terá "descartado" definitivamente a hipótese de "aumentar" a Av da Torre de Belém até á Ermida...
Dado que esta fica num alto(muito alto!) e aquela Torre fica no mar ,não se vislumbra o contexto do dito "aumento".
Quanto ao resto da notícia não tem mistério nem é notícia,(nem com este "Zé" nem com outro): a CML tem os nossos impostos para conservar os nossos jardins ! Ponto final !
Caro Lobo Villa,
ResponderEliminarO autor do plano da Encosta da Ajuda, o Urbanista Faria da Costa, deixou em aberto essa hipótese. Com a construção do jardim essa hipótese ficou obviamente fora de questão.
obras no cesário verde?????
ResponderEliminarquais obras????????????????
nem começaram, só isolaram o quarteirão e mais nada!!!!!!
Faria da Costa foi o primeiro urbanista português.
ResponderEliminarE muito bom !
Traçar uma Avenida desde o mar(rio),cota zero, até á cota daquela colina da Ermida, tb não pode ser coisa de um urbanista experiente ! (Só vendo esse "plano" acreditaria em tal disparate...).
Outro assunto: Ribeiro Telles e António Viana Barreto,distintos Aqs.Paisagistas, fizeram aquele pioneiro jardim anti-Estado-Novo...
Parabéns !