Alfândega, Amoreiras, Campo de Ourique, Infante Santo, Benfica, Santo António dos Cavaleiros e Aeroporto são alguns dos locais onde o Metro de Lisboa deverá passar até 2020.
O investimento previsto é de 2,5 mil milhões de euros e, ainda segundo o Correio da Manhã, poderá vir a ser usado por mais 230 mil habitantes dos concelhos de Loures, Odivelas e Amadora.
As 33 novas estações previstas resultam não só do alargamento de linhas já existentes mas também da implementação de paragens em locais onde o metro já passa.
Por exemplo, entre Roma e o Areeiro surgirá a estação de Madrid, e entre o Terreiro do Paço e Santa Apolónia será implantada a estação da Alfândega.
Quanto às zonas a alargar, a partir do Oriente a linha chegará a Moscavide, Portela e Sacavém; e ao lado haverá paragens na Encarnação e no Aeroporto.
Do lado Oeste da zona abrangida pelo metro, o Rato terá ligação a S. Bento, Santos e, por fim, Cais do Sodré.
Depois de S. Sebastião, cujas obras foram recentemente inauguradas desde a Alameda, o transporte passará em Campolide, Amoreiras, Campo de Ourique, Prazeres, Alvito, Estrela, Infante Santo e Alcântara.
Na zona Norte da Área Metropolitana está prevista a construção de um grande troço entre Bons Dias e o Infantado, com passagem pela actual estação de Odivelas e em Loures
In Sol
Estação de Alfandega?? O terreiro do paço não serviu de lição? Estação de Madrid??? Então mas com meio túnel já feito para fazer a ligação à CP no areeiro, vão fazer uma estação nova? Mas acham que há poucas estações na linha verde? O metro não é um eléctrico! já basta a distancia ridícula entre Intendente e os anjos!
É de um total e completo despudor anunciar uma coisa destas, ainda por cima declaradamente maníaca das grandezas, a 25 dias das eleições.
ResponderEliminarTenham vergonha na cara.
madrid???????
ResponderEliminaralfândega????
madrid - avenida de madrid
ResponderEliminaralfandega - alfandega de lisboa
andaram meses a criticar o metro por não se expandir em lisboa e por abrir estações aos soluços e agora que é apresentado um plano estratégico para mais de 10 anos, com ideias muito inovadoras (sobretudo a linha circular e ligações aos suburbios) e criticam?!
haja paciencia
Excelentes observações J.Oliveira Leonardo.
ResponderEliminarUma vergonha como todo o discurso de expansão da rede foi feito, como se o único meio de transporte da cidade fosse o metropolitano...vergonhoso.
Alfândega sim. Qual é o problema de melhorar a acessibilidade de todo o bairro de Alfama? St. Apolónia serve a população que vem de comboio e o Terreiro do Paço a população que vem da margem sul. Ao menos aquela estação vai servir a população de Lisboa. São 500m do largo do Chafariz de dentro até S. Apolónia e 700 até ao Terreiro do Paço, distâncias consideraveis para a população que ali reside. Alem de mais se a estação for bem planeada ela poderá até melhorar a acessibilidade dentro do bairro permitindo acesso por elevador ou escadas rolantes à parte alta de Alfama.
ResponderEliminarO que mais me incomoda neste mapa é a ausência de correspondência na estrela entre a linha verde e vermelha. Principalmente porque o terminus da linha que vem do rato está mesmo ao lado da estátua do Pedro Alvares Cabral...
Sr Ultimo Anónimo, deve concerteza perceber que o metropolitano não é o único meio de transporte disponível em Alfama, nem tão pouco o metropolitano deve ser considerado uma espécie de autocarro ou eléctrico parando sempre a cada 200 metros.
ResponderEliminarA distância que separa Santa Apolónia do Sul e Sueste deveria ser a distância mínima entre paragens de metropolitano.
A impressão que me dá é que os meus caros bloggers nunca foram a grandes cidades como Paris onde o metropolitano tem uma rede extremamente densa. Chegam a haver linhas sobrepostas a ir exactamente para o mesmo sítio. Ha estações quase em cada esquina de Boulevard e em cada praça com mais de duas linhas a cruzarem-se no mesmo ponto. Não compreendo o porquê de toda esta apreensão em criar estações mais próximas. Alias, poder-se-á até criar um serviço expresso como já existe no Porto para as linhas mais compridas. Tenham calma, eu já fico contente de ver tanta ambição só para 2020.
ResponderEliminarConcordo em absoluto com uma estação entre o Areeiro e Roma. Há uma distância enorme entre estas 2 estações. Será provavelmente a maior distância entre estações em toda a rede do Metro. Também acho que, pelas suas características, o Metro deve ser o meio de transporte mais eficiente, deve servir o maior número possível de cidadãos. Discordo, em absoluto, com o alargamento do Metro às periferias de Lisboa. É mais um convite ao despovoamento da cidade. Em vez de gastarem dinheiro nestas coisas (metro, novas pontes) restaurem Lisboa e tornem-na mais acessível a habitação. Povoem-na).
ResponderEliminardevemos estudar primeiro e apreciar depois.
ResponderEliminarmas há coisas incompreensiveis para se estudarem:
. a alfandega serviria quem? alfama? mas como foi referido o metro não é um electrico e a zona já demosntrou que há potenciais riscos geologicos elevados.
. madrid não faz sentido, a zona está suficentemente bem servida de metro, parece-me mais dar trabalho aos patosa bravos do costume
. por outro lado, bifurcações são soluções que fincionam mal nos metros, tal como acumulação de linhas nos mesmos troços.
BEM VAMOS ESTUDAR
Caro Filipe, se a distância de 1200m fosse regra então metade das estações em Lisboa deixava de existir.Picoas, campo grande, cidade universitária, Avenida são exemplos semelhantes.
ResponderEliminarIsto lembra-me o que um primo meu emigrado em Paris me martelava: que em Paris há sempre uma estação de metro a 500m no máximo de qualquer ponto da cidade.
1200 metros, dá no máximo 600 metros pedonais para alcançar a estação. E como as bocas estão situadas ainda antes da estação, 500 metros pedonais no máximo para alcançar uma das bocas de entrada.
ResponderEliminarO ML é suposto ser um transporte rápido, para compensar os utentes da demora entre descer as escadas, passar o título de transporte, descer mais escadas, esperar pelo comboio, fazer a viagem, sair do comboio, subir as escadas, passar título de transporte, subir escadas e chegar ao destino. É absolutamente entediante ir de Santa Apolónia a Benfica sempre a parar em todo o lado e com paragens tão juntinhas umas das outras. Ainda ele não chegou à velocidade máxima permitida, já está ele a cortar a tracção para parar novamente.
Então o seguimento da Praça da Figueira ao Areeiro é demais!