In Sol Online (17/9/2009)
«O social-democrata António Preto é acusado de comprar votos a 25 e 30 euros junto de habitantes de bairros sociais, cuja filiação no PSD também é paga. Uma militante do partido dá a cara e denuncia o esquema à revista Sábado
A luta pelo controlo da distrital de Lisboa do PSD e até pela liderança nacional do partido passou pela compra de votos a 25 e 30 euros, denunciou a militante Irene Lopes, que dá a cara num vídeo disponível no site da revista Sábado.
Segundo a social-democrata, o esquema de angariação e compra de votos passa pela contratação de avençados em juntas de freguesia. Como contrapartida, estes são obrigados a inscrever os seus familiares no PSD e a recrutar novos militantes, prometendo dinheiro a troco de votos nas eleições internas do partido.
«À porta da secção H e Oriental [de Lisboa] há umas caixinhas com dinheiro e pagam ali às pessoas. As pessoas acabavam de votar, diziam ‘já votei’ e davam-lhes umas notinhas», conta Irene Lopes, que fala de valores de 25 a 30 euros.
A militante confessa que teve «14 militantes» inscritos na sua morada, e adianta que os bairros sociais são um dos principais alvos de angariação de votos.
«São pessoas que não têm nada a ver com o partido nem desejam ser militantes», afirma.
Irene Lopes acusa directamente António Preto e Sérgio Lipari de organizarem a operação, que dura há vários anos. Também Helena Lopes da Costa é implicada na fraude eleitoral por outras fontes do partido.
A Sábado afirma mesmo que o número de militantes com cotas pagas «duplicou» nas principais secções do PSD de Lisboa, tendo o valor «sextuplicado» na secção E.
Os visados desmentem todos os factos à revista. António Preto e Helena Lopes da Costa foram escolhidos por Manuela Ferreira Leite para a lista de Lisboa à Assembleia da República.
SOL»
Paulo
ResponderEliminarQual o interesse?
Aliás até posso compreender o teu interesse mas...
Lamento que tenhas colocado esta não-notícia.
Julgo que não deverias levar este blog por esses caminhos.
Exactamente.
ResponderEliminarNão tendo o caso nada a ver com o âmbito deste blog, não se percebe por que veio aqui ter.
Ou melhor, percebe-se, mas a razão não é boa.
Pelo contrário, na medida em que este tipo de pessoas tomaram ou podem tomar decisões, no futuro, sobre a cidade, acho que faz todo o sentido.
ResponderEliminarPreto é candidato autárquico em que lista?
ResponderEliminarLamentável senhor Paulo Ferrero.
ResponderEliminarMas deixo aqui algumas perguntas.
Será que Manuel Salgado ainda te condiçoes para continuar no cargo?
Pareceres juridicos da mulher? A antiga bastonaria da ordem dos arquitectos a arqta Helena Roseta e o Arq Paulo Pais aceitam esta promiscuidade? Será que deontológicamente o Arq Manuel Salgado não deveria ter um processo disciplinar?
Uma vergonha e só estiveram 2 anos imagine-se que estavam mais!
Nada não fizeram nada!
Quanto tempo esteve a arguida ex vereadora Helena Lopes da Costa a decidir na cidade de Lisboa ?
ResponderEliminarEsta é uma noticia política ou melhor, de politiqueira.
ResponderEliminarTambém me parece relativo o interesse para o blog.
Aliás, um pouco ao jeito das notícias postadas atrás, uma em que Santana acusa Costa (Lesmopostada) e a outra em que Costa condena Santana (Ferreropostada).
Não vou contribuir para transformar este blog num site de campanha.
Só a mim é que não me propuseram isso, senão já era militante do psd.
ResponderEliminar