09/10/2009

Descubra as diferenças....

....janelas em Lisboa
.
(clique para ampliar)
.
....e janelas ao virar a esquina.

16 comentários:

  1. Um empobrecimento lamentável da arquitectura. Este imóvel é no Largo da Graça?

    ResponderEliminar
  2. LOBO VILLA ,9-10-09

    Sr Júlio Amorim : a sua intenção do tema dos "caixilhos" é boa mas já chega !
    Estou farto ! Porque desvia a atenção do tema principal ! (Os caixilhos são caixilhos...)
    São tema secundários , no actual contexto , em que estão a destruír edifícios inteiros , do séc XIX, nas Avenidas Novas...
    Por favor ocupe-se mais dos edifícios que estão a ser bárbaramenete assassinados...

    ResponderEliminar
  3. Ai - a - Tola10:57 da manhã

    E um retira mérito ao outro? Acha que este tipo de intervenção não destrói edifícios do sec. XIX?
    Quanto tempo vai demorar a estar farto quando o tema for edifícios completamente destruídos.

    ResponderEliminar
  4. Largo da Graça....não me recordo bem, mas é muito perto!

    Sr. Lobo Vila !
    - Se está farto...passe adiante.
    - Temas secundários...para si!
    Se consegue separar as janelas dos edifícios onde as mesmas se encontram....parabéns!
    - Quanto às Av. Novas estamos de acordo...um assunto muito importante, AO QUAL, outros membros desde blogue muito se têm dedicado.
    - Talvez fosse boa ideia identificar o tópico mais importante (para si)...e dedicarmo-nos todos a ele?

    ResponderEliminar
  5. esta é fácil! as janelas de cima são rectas e as de baixo são em arco. só mesmo em Portugal para misturar estas duas coisas no mesmo edifício!

    ResponderEliminar
  6. fico parvo com o tipo de discussões neste blog. a atenção que se dá a promenores...e ajá se critica as janelas redondas e quadradas. daqui a pouco estão a dizer como devem ser as cortinas...

    ResponderEliminar
  7. e de tão obssessivo que é até já publicam estes posts sem direito a comentário. ao que isto chegou...

    ResponderEliminar
  8. Estes posts já saturam. O assunto é pertinente, mas a forma como é exposto não ajuda.
    Se quer chamar a atenção para o problema, elabore um artigo, junte as fotografias que tem colocado e ...chega. Um artigo, um assunto.
    Inundar um blog com mini-posts sobre janelas, seria engraçado...num blog sobre janelas, não? Com toda a franqueza, acho que tem muita legitimidade para o fazer, o seu próprio blog sobre janelas. Desse modo os admiradores sobre essa fascinante particularidade das construções pode ser admirada em local próprio por quem o quiser.

    Se as pessoas aqui se queixam que é demais, não fique tão firme na sua opinião que não é só porque o assunto é grave e pertinente. Concordo que seja, mas exposto de forma tão alargada torna-se excessivo e apenas creio que deveria ser feito noutro meio mais especifico a isso.
    Quem aqui vem, julgo que venha com uma ideia em mente...discutir Lisboa e o que a ameaça. Você apenas parece estar a ocupar muito temo de antena com um assunto demasiado especifico, face a outras questões bem mais amplas e que até poderão estar tambºem relacionadas com o respeito pela conservação dos valores arquitectónicos na zona histórica.

    Além disso, certas ironias já são excessivas. As diferenças entre as janelas são óbvias e não vejo o possam ter de errado.
    Mas lá está, eu não sou assim tão fascinado com janelas.
    Pelo menos, não mais que com uma porta, um corrimão, um gradeamento, etc...e no entanto não andamos a retratar aqui todos os ataques feitos a estes por Lisboa, pois não?

    Mais uma vez, isso talvez até possa ser feito, mas apenas não aqui...julgo eu.

    ResponderEliminar
  9. "As diferenças entre as janelas são óbvias e não vejo o possam ter de errado..."

    Até eu estou a ficar cansado.....puhhh !

    ResponderEliminar
  10. Confused Angel6:32 da tarde

    A argumentação do anjo escuro é interessante. Não se importa de traduzir para inglês? É que não percebi mesmo nada.

    ResponderEliminar
  11. o que o dark angel disse é bem claro. mas parece que não querem mesmo perceber.

    cansativo.......

    ResponderEliminar
  12. O que o Sr. Julio Amorim parece não perceber é que passa por fundamentalista.

    Há bons e maus exemplos em tudo.
    Se quiser, também lhe meto aqui fotos de janelas em madeira com tinta de óleo e massa de vidreiro que nem no seu primeiro dia era mais que miseráveis de tão fraco gosto e arte houve no seu fabrico.
    E também lhe posso colocar janelas em aluminio ou PVC que por respeitarem o desenho original das qeu substituem, muito bem feitas e de qualidade...até você poderia ter dificuldade em as distinguir das originais do outro lado da rua.

    Que se defenda o respeito pelo traço original do edificio, concordo plenamente.
    Que se feche os olhos de forma absoluta a novas possibilidades e materiais, que usados com inteligencia e tacto podem ser soluções válidas em oferecer conforto e comodidade a quem vive nas zonas históricas, sem as desvirtuar...aí já não tanto.

    Uma zona histórica não é um museu. Conserva-se uma identidade, um espirito mas há que dar lugar a certas mudanças com a devida moderação ou então temos mais do espectáculo deplorável de abandono que já acontece em Lisboa.

    ResponderEliminar
  13. Os "istas" são sempre uma boa argumentação! Volte sempre e passe bem.

    ResponderEliminar
  14. O sr Amorim não respondeu a nenhuma das contradições anteriores.
    A todos disse "passe bem", ou este piroso "volte sempre".
    É má-educação.
    (Villa e Angel deram-lhe muitas pistas de resposta...)

    ResponderEliminar
  15. Respostas?

    http://cidadanialx.blogspot.com/2009/10/janelas-novas.html´

    http://www.hastings.gov.uk/ldf/spd2_replacement_doorswindows_conservation_areas.pdf

    http://www.cambridgema.gov/Historic/windowglines_final.pdf

    Posso arranjar mais umas dezenas se quiser!?

    E tem razão! Sou mal-educado..mas assino com o meu nome!

    ResponderEliminar