20/10/2009

MONUMENTO NESTLÉ



O que têm em comum a Praça do Comércio, a Praça da Figueira, o Largo do Calhariz e a Estação do Cais do Sodré? Não, não é só o serem todos imóveis classificados pelo Estado Português. Todos têm um «Monumento Nestlé». A imagem mostra o quiosque que aterrou junto ao Padrão dos Descobrimentos na zona monumental de Belém (do outro lado existe um quiosque da "Olá", igualmente kitsch e de mau gosto). As marcas de gelados, tal como as de cerveja, estão cada vez mais agressivas nas suas campanhas de marketing e publicidade. Equipamentos muito intrusivos como estes quiosques exigem novas regras da parte do Pelouro do Espaço Público da CML.

17 comentários:

  1. QUE NOJO!!!

    cada vez que olho para um mamarracho desses fico a pensar se conseguem fazer um ainda pior...

    ResponderEliminar
  2. Parece uma brincadeira de mau gosto! Alguém imagina isto ao pé da Torre Eifel? Ou à entrada do British Museum? Que gente atrasada é esta?! Eu gostava de ver a Nestle a propor estes trastes na sua Suiça natal!

    ResponderEliminar
  3. a torre eiffel ja esteve de cima a baixo a dizer "CITROEN"
    e até parece que a torre eifel nao tem barracas de gelados ao pé..

    ResponderEliminar
  4. não é necessário ir até à Suiça; em Madrid não se vê ovnis destes nos bairros históricos. temos o que merecemos. quem é que reclama?

    ResponderEliminar
  5. Nós,lisboetas, tivémos uma esperança de dignificação do espaço público com José Sá Fernandes.
    Perdêmo-la de todo !
    A venda da Praça das Flores foi o princípio do fim, dessa esperança.
    Doravante todo o espaço e todos os monumentos estão á mercê de qualquer TMN ou cervejeira ou ...
    O caso da destruição do Jardim de Santos,se fôr por diante, significará o fim total da confiança dos cidadãos na CML.
    Restará a mobilização dos cidadãos(por grupos organizados), contra a Câmara, com carácter de URGÊNCIA.

    ResponderEliminar
  6. Estou como o Villa, a "moderação" ou censura-prévia neste blogue, enquanto persistir,faz-me emigrar para outro blogue...tal como os chapéus de Vasco Santana: "palerma... há muitos !"

    ResponderEliminar
  7. Mas não é que aquela esfera armilar foi roubada no Cinema Império ????

    ResponderEliminar
  8. E ainda... o grafitti pintado mesmo ao lado pela EGEAC, no chão, a fazer publicidade a uma marca de cerveja!!!

    ResponderEliminar
  9. mais do que novas regras precisamos de melhores designers de quiosques de gelados... so much for the "made in portugal" design...

    ResponderEliminar
  10. Quando saí da escola primária foi um alívio.

    Não sabia ainda que iria encontrá-la mais tarde, em todo o lado.

    ResponderEliminar
  11. realmente, este design em forma de gelado espetado no chão da cidade é mesmo pueril! uma capital primária, a lamber as botas das grandes marcas.

    ResponderEliminar
  12. Se a câmara não actua, se nada vê de mal neste objecto, então é reclamar junto da própria Nestlé! Mas atenção: enviar a queixa para a sede da empresa na Suiça!

    ResponderEliminar
  13. Para quem achava que os quiosques dos anos anteriores eram maus estes nem sei como classificar. É mesmo muito, muito mau gosto.

    ResponderEliminar
  14. Arquitecto Munõz, fale por si. Nem tudo é perfeito e este pau de gelado é lamentável e piroso mas entretanto temos os miradouros um-a-um recuperados, com quiosques abertos, limpos e os espaços verdes com contratos de manutenção. Isto antes ainda estava pior. E os eleitores disseram-no isso mesmo há 15 dias. Tenha calma, ajude a resolver os problemas, não os complique.

    ResponderEliminar
  15. Só espero que este tenha sido o último ano em que Lisboa se sujeita a esta piroseira, grosseira e super abusiva dos gelados!

    ResponderEliminar
  16. nao percebo porquê implicam tanto com estes quiosques. eu nunca vi um quiosque melhor, voces já? sinceramente a unica coisa que me aborrece é ve-los incompletos, pois tanto quanto sei é suposto terem uma "parte derretida à volta".

    e antes que me ataquem, isto vem de uma pessoa que abomina gelados, que os considera elementos indesejados da alimentação contenporanea.

    sou da opniao extremista de que mais do que os quiosques, são os proprios gelados que nao deviam existir, mas uma vez que somos a minoria e temos de conviver com eles, não serão melhores estes quiosques que os tradicionais?

    profeta malandro

    ResponderEliminar
  17. Ah, Ah, Ah, Ah!

    Os tugas já lamberam o gelado derretido! Pudera, é de graça!

    O último a rir é a Nestlé!

    Lisboa é cada vez mais uma otária.

    ResponderEliminar