04/12/2009

ELEVADOR DE SANTA JUSTA ÀS ESCURAS

Desde o dia 20 de Novembro que 39 artérias da cidade estão enfeitadas com as iluminações de Natal. Diz a CML que «estão aí para ajudar a dar outra cor e luz à quadra natalícia». Fomos ainda informados que no total das iluminações natalícias foram aplicadas 2.3 milhões de lâmpadas de baixo consumo. O orçamento da Câmara Municipal para esta estravaganza? Mais de 1 milhão de euros. A rapidez, pontualidade e organização com que a capital prepara estes eventos festivos é de facto admirável. Se Lisboa fosse igualmente aplicada nos restantes assuntos da gestão de uma cidade, então seriamos todos munícipes bem mais felizes.

Por exemplo: nesta frenética celebração da luz teremos tempo para reparar nas graves falhas da iluminação dos nossos monumentos? Na Baixa, epicentro das iluminações de Natal, não faltam casos. No Elevador de Santa Justa, das cerca de 130 lâmpadas da iluminação permanente do monumento, mais de 80 já não funcionam. Será que alguém, na CARRIS (ou na CML), já deu conta? Ou quantas mais lâmpadas terão de se fundir neste Monumento Nacional para que se tomem medidas? Ironicamente, parece que o Elevador de Santa Justa vai passar o Natal às escuras.

RESPOSTA DA CARRIS:
A CARRIS é responsável pela iluminação do Elevador de Santa Justa, que foi inaugurada em 8 de Setembro de 2005. A CARRIS tem conhecimento que ocorreu uma avaria eléctrica que danificou uma série de componentes electrónicos no sistema. Na sequência accionou o nosso prestador de serviços que já procedeu à encomenda dos componentes avariados para a recuperação da iluminação do Elevador. Prevê-se que o sistema seja reposto até ao dia 20 de Dezembro. Luis Vale, secretário-geral da Carris (in Correio da Manhã, 4-12-2009)
Foto: Imagem de Paulo Guedes (1886-1947), c.1900 (Arquivo Municipal)

4 comentários:

  1. alem do elevador ha muitos monumentos que nao estao devidamente iluminados.

    e nao digo apenas iluminacao de natal, mesmo iluminação normal devia estar tudo muito melhor nos varios monumentos/estatuas/fontes da baixa, durante todo o ano.

    ResponderEliminar
  2. Mas foram rápidos em instalar luzinhas de natal a piscar pela fachada acima do elevador! Incompetência simples e pura dos senhores da Carris.

    ResponderEliminar
  3. os elevadores/ascensores históricos e os eléctricos clássicos deveriam passar para a gestão directa da câmara. a carris não tem interesse em investir nesta parte da sua frota. faz algum sentido que o elevador de santa justa e os ascensores da bica e lavra fechem às 21:45?

    ResponderEliminar
  4. Qual o volume de passageiros por viagem após as 21:45? É justificável mantê-los? Se fosse a Carris faria.

    Se a Carris tem carreiras de autocarro a transportar gado durante a madrugada, que os destroem todos, porque não ter os elevadores a funcionar no serão!

    ResponderEliminar