In Público (3/12/2009)
Por Ana Rita Faria
«Vários moradores do Bairro da Liberdade, em Lisboa, vão poder ir hoje para as suas novas casas, graças à operação de realojamento desenvolvida pelo município. Por volta das 12h, as chaves das novas habitações serão entregues, a diferentes famílias, pelo presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa, e pela vereadora com o pelouro da habitação, Helena Roseta.
As primeiras chaves serão para um grupo de habitantes da Rua Inácio Pardelhas Sanches e da Rua B, que viviam "em situação de risco" e numa zona com "problemas estruturais", segundo um comunicado da autarquia. "Apesar de estar a proceder ao realojamento definitivo das pessoas abrangidas pela operação, o município tem um plano de emergência que prevê a retirada imediata das famílias que ainda ali permaneçam para um realojamento provisório, caso as condições de segurança se alterem", refere a câmara.
O processo de realojamento de mais de 50 famílias está a decorrer ao abrigo do programa Prohabita, em que o Estado comparticipa 40 por cento do arrendamento. Os moradores serão realojados fora do Bairro da Liberdade em apartamentos de tipologia T1, T2 e T3, cujas rendas variam entre 400 a 700 euros.
Em Novembro, depois de a autarquia ter tomado posse administrativa dos edifícios da escarpa em risco de derrocada, a vereadora Helena Roseta anunciou que os moradores desses prédios terão "direito de preferência" para voltarem ao bairro, caso desejem, após a demolição das suas casas. com Lusa»
Sem comentários:
Enviar um comentário