In Público (2/6/2010)
Por Inês Boaventura
«A imagem da cidade em oito países não é favorável, segundo os formandos do Lisbon MBA. Falta promoção e planeamento urbano, sobra burocracia
A opinião deles
Como reposicionar a marca Lisboa para atrair investimento estrangeiro para a cidade? Divididos em grupos, 30 estudantes do Lisbon MBA estudaram oito mercados internacionais e chegaram à conclusão que o comportamento dos empresários e a imagem que têm de Lisboa é tão diferente consoante a sua nacionalidade que a capital deverá adoptar soluções específicas para captar o investimento de cada um desses países.
Esta é uma questão que estará na agenda do actual executivo camarário. Prova disso é a deslocação que António Costa realizou em Maio passado a Paris, com o objectivo de promover Lisboa junto de potenciais investidores, e a criação da Invest Lisboa, ainda em 2009, uma entidade que se preocupa em atrair capital estrangeiro.
Alemanha, Brasil, China, Espanha, Estados Unidos da América, França, Índia e Reino Unido foram os mercados analisados, e em cada um desses casos chegou-se a "resultados completamente diferentes", explica a professora Catherine da Silveira, da Universidade Nova de Lisboa, que orientou este projecto, na área de gestão de marcas.
Quem frequenta o Lisbon MBA - um programa de formação em gestão de empresas das universidades Católica, Nova e a MIT Sloan School of Management - são portugueses e estrangeiros que têm à volta de 29 anos e 5,7 anos de experiência profissional e formação em Engenharia, Gestão e Economia, Ciências Naturais ou Sociais.
Neste estudo feito para Lisboa, o grupo concluiu que entre os potenciais investidores indianos "a notoriedade de Lisboa é muito fraca". Muitos não são sequer capazes de apontar num mapa onde fica a cidade. E os poucos que a identificam associam-na a "sol, praia e vinho do Porto", acrescenta a orientadora, Catherine da Silveira.
Medo do sistema
O desconhecimento é também um problema para os chineses. É por isso que Lauren Pong propõe que Lisboa intensifique a sua presença nos principais certames empresariais na China, com o objectivo de dar a conhecer as potencialidades de Lisboa. Lauren Pong sugere ainda que os diferentes departamentos do Governo falem a uma só voz aos empresários assustados com o "sistema burocrático" português.
No caso de França, é conhecida a ligação histórica a Portugal, mas, segundo Melanie Lavita e Luís Barreto Xavier, muitos franceses vêem Lisboa como destino turístico mas não tanto como local de investimento. Para convencer empresários reticentes, este grupo de trabalho sugere a criação de "uma espécie de loja do cidadão" destinada a investidores estrangeiros e a promoção em Lisboa de "eventos de charme", para mostrar a cidade e a sua qualidade de vida.
Quanto ao Brasil, a estratégia a adoptar deve ser dirigida a dois públicos específicos: os brasileiros com uma ligação positiva a Portugal, tanto no campo sentimental como no campo racional; e aqueles que estão emocionalmente ligados mas têm uma ideia negativa do país.
As recomendações dos alunos que analisaram este mercado passam por levar empresários portugueses ao país e aí promover eventos como provas de vinhos e feiras dedicadas a Portugal.»
quantos investidores portugueses sabem apontar no mapa onde fica Bombay, Bangalore ou Deli?
ResponderEliminare há mais...
"E os poucos que a identificam associam-na a "sol, praia e vinho do Porto""
e depois...
"..levar empresários portugueses ao país e aí promover eventos como provas de vinhos.."
então em que ficamos?
Estranho... quando estive na India (por duas vezes), de cada vez que dizia que vinha de Portugal, as pessoas sorriam e exclamavam (os mais velhos) "Vasco da Gama!" e (os mais novos) "Ronaldo!". E estou a falar de pessoas de rua, empregados de lojas e de cafés ou hoteis. Parece-me, por isso, um pouco estranho que os "gestores" não só não saibam onde é Portugal como apenas falem em vinho, sol e praia. Mais, com o sol e as praias da India, porque raio haveriam eles falar nas praias e sol Portugueses? Há aqui qualquer coisa que não bate certo.
ResponderEliminarO primeiro comentario é uma posta de pescada mesmo estupida!
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