In Público (8/6/2010)
«A Câmara de Lisboa vai avançar em Agosto com as primeiras medidas do novo esquema de circulação na Baixa, já aprovado pelo executivo e destinado a separar o tráfego de atravessamento da ligação entre colinas
Segundo o vereador da Mobilidade, Nunes da Silva, é um objectivo «a curto prazo» reservar a Rua da Conceição para a ligação entre as colinas da Sé e do Chiado, enquanto todas as ligações pelas ruas do Ouro, da Prata e dos Fanqueiros passam a fazer-se por um anel de circulação com sentidos únicos entre as ruas do Comércio e de São Julião.
Assim, quem quiser fazer a ligação entre colinas usará a Rua da Conceição e quem quiser fazer a ligação com a frente rio ou outras ruas como a da Prata, Fanqueiros, Madalena e Ouro utilizará o anel da Rua do Comércio e de São Julião.
Como o mês de agosto é uma altura de menor trânsito, o município quer aproveitá-lo para criar esse anel de circulação, o que não implica uma grande intervenção física, e ter margem para «afinar» progressivamente os tempos do novo sistema de semáforos.
As restantes alterações deverão estar concretizadas «até ao final do próximo ano», conforme afirmou o vereador numa conferência de imprensa na segunda-feira à noite, após uma reunião camarária em que a proposta foi aprovada com o voto contra do PSD, a abstenção do CDS e o voto a favor do PCP e da maioria liderada pelo PS.
Nunes da Silva destacou também o prolongamento do corredor BUS da 24 de Julho, já que a Rua Bernardino ficará a funcionar desde o Corpo Santo como rua de acesso local e os autocarros passarão a circular junto às agências.
Desta forma, os autocarros só entrarão na Rua do Arsenal junto ao Largo do Corpo Santo.
Também a nível de transportes colectivos, o novo esquema simplifica a entrada de autocarros na Rua da Prata e faz com que, à medida que as obras da Praça do Comércio sejam concluídas, alguns autocarros tenham o terminal na estação e os que seguem para a 24 de Julho passem a circular na Ribeira das Naus.
Nunes da Silva afirmou que este esquema foi votado em alternativa a uma proposta de circulação do PSD, que tinha «duas diferenças essenciais» face ao plano hoje aprovado: admitia a abertura das laterais da Praça do Comércio e previa uma terceira via para BUS na Ribeira das Naus.
Lusa/ SOL»
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