17/09/2010

LISBOA: VIGÍLIA EM DEFESA DA LINHA DO TUA

No próximo dia 18 de Setembro irá decorrer em Lisboa uma Vigília em defesa da Linha doTua. Esta iniciativa, enquadrada na “Semana Europeia da Mobilidade”, visa reafirmar perante o poder central o direito das populações transmontanas à mobilidade e o importante contributo que esta linha férrea, cujo valor patrimonial de excepção é inegável, deu desde asua inauguração há 123 anos atrás, para essa mesma mobilidade e para o desenvolvimento do Vale do Tua.

Num momento em que pesa sobre a Linha do Tua a ameaça de submersão, é, mais que nunca, fundamental fazer ouvir a voz das populações do Vale do Tua, dos transmontanos, de todos os que têm defendido esta Linha, de todos os que defendem o direito à mobilidadecomo uma componente essencial do desenvolvimento e da modernidade, de todos os que consideram o caminho-de-ferro como um transporte amigo do ambiente e ainda de todos os que defendem que os valores patrimoniais deste país devem ser preservados e contribuir para o seu desenvolvimento.

A Vigília terá lugar no Sábado 18 de Setembro, entre as 18 e as 24 horas, no Largo Luís de Camões, em Lisboa (caso não haja nada a impedir, senão será no Rossio). Durante a Vigília haverá diversas animações de carácter cultural. A Linha do Tua conta com todos.

O Movimento de Cidadãos em Defesa da Linha do Tua
A Associação dos Amigos do Vale do Rio
Partido Ecologista “Os Verdes”

6 comentários:

  1. assim como o comboio (a linha do douro) matou o barco rabelo, também o automovel (ou a autoestrada) matou a linha do tua.... mas a mobilidade não diminuiu...

    se querem ajudar a linha é melhor visitarem a região e viajar na linha. vigílias destas em lisboa não servem para nada...

    ResponderEliminar
  2. "o automovel (ou a autoestrada) matou a linha do tua..."

    Estás a falar de quê? Tens noção de quanto demora fazer pela estrada o percurso entre Mirandela e Foz Tua?

    ResponderEliminar
  3. façam também uma vigília pelo regresso do eléctrico 24 a Lisboa!!!

    ResponderEliminar
  4. A vigilia é possivel, o regresso do 24 não e tu sabes disso melhor que ninguem.
    Mas o objectivo é fazer uma vigilia tendo como fim a vigilia, ou a vigilia deve ser um meio para se chegar a um fim?

    ResponderEliminar
  5. Luis Oliveira1:12 da manhã

    Número médio de passageiros transportados: 9 (nove) por circulação (dados recolhidos em 2004 e constantes das "Orientações Estratégicas para o Sector Ferroviário").
    É este serviço público, prestado a 9 pessoas em média por composição, e que poderia ser assegurado por dois taxis, mas que alguns se afadigam em manter através de um meio pesado e muito oneroso como é o caminho de ferro, que se quer que todos nós, contribuintes, paguemos, em nome do direito à mobilidade das populações locais???
    Chega de demagogia.

    ResponderEliminar
  6. Subscrevo o Luis Oliveira. Quem quiser o comboio que o sustente do proprio bolso.

    Eu tenho pena que o comboio acabe porque a vista é bonita, mas para dizer a verdade nunca lá fui. Se não fui até agora não tenho o direito de reclamar a continuação daquilo.

    ResponderEliminar