O novo título de transportes Família, que será estreado na CP, foi hoje apresentado numa cerimónia que marcou o início da semana europeia da mobilidade na Área Metropolitana de Lisboa.
Na estação do metropolitano de São Sebastião (Lisboa), o novo título foi explicado como válido para quatro pessoas para viagens aos fins-de-semana e feriados.
A CP criará a partir do bilhete CP24 e para trajectos escolhidos da rede urbana dos comboios em Lisboa, com um desconto de 50% sobre o preço do título original.
A iniciativa terá um período experimental de seis meses, “findo o qual será avaliada a sua continuação ou os desenvolvimentos necessários”, refere uma nota hoje divulgada por várias entidades do sector.
Na mesma ocasião foi apresentada a marca/logo comum para os transportes públicos da Área Metropolitana de Lisboa: Transportes de Lisboa, que procura transmitir o “conceito de unidade”.
Ao abrigo desta marca haverá a criação de mapas de rede conjuntos e de um centro telefónico de informações.
Haverá também uma campanha, criada e coordenada pela Autoridade Metropolitana de Transportes de Lisboa e Metro de Lisboa, de promoção ao uso dos transportes públicos, que foi pensada para continuar durante o resto de 2010 e 2011.
Na semana da mobilidade deste ano está a ser relançado o site TRANSPORLIS (www.transporlis.sapo.pt), com informação sobre percursos, horários e tarifários mediante um ponto de partida e um de chegada.
Para um “futuro próximo” será lançado um concurso para a criação do Portal Lisboa Viva, coordenado pelos Operadores de Transportes da Região de Lisboa, para disponibilizar informações como carregamento de bilhetes, requisição de cartões e consultar saldo.
Sobre o denominado “Zapping”, que é o carregamento de dinheiro no cartão 7 colinas/Viva viagem ou Lisboa Viva, pretende-se estender o seu uso, no início do próximo ano, à CP e depois tentar que chegue à Fertagus, Metro do Sul do Tejo e aos Transportes Colectivos do Barreiro.
O carregamento mínimo é de dois euros e o máximo de 15 euros, sendo possível acumular até 20 euros.
“Prevê-se, numa fase posterior, o alargamento do Zapping aos operadores rodoviários, na medida em que venham a dispor da bilhética sem contacto”, lê-se.
A aposta na mobilidade urbana também conta com a assinatura de um protocolo para utilização combinada entre automóveis e transportes públicos.
Durante o próximo ano, o metropolitano de Lisboa também irá promover a integração da bicicleta, ao serem colocados, junto às estações, parques próprios.
In Destak (16/9/2010)
O marketing é uma ferramenta essencial para aumentar a utilização de transportes públicos, no entanto, sozinho não é capaz de resolver o problema. Se as operações não prestarem um serviço integrado de transportes os clientes vão se sentir defraudados. E enquanto for preciso ter 4 cartões iguais na carteira para andar em vários operadores de transporte é óbvio que esse serviço não está a ser prestado.
O site Transporlis já foi relançado há meses, na altura com uma melhoria substantiva, agora a única novidade é a nova cor da barra superior.
Se o ML quer de facto promover a utilização de bicicletas pode começar por permitir o seu transporte em qualquer horário, por exemplo adaptando a zona junto a uma das portas em cada composição, ficando as bicicletas restringidas a esse espaço para evitar que se gere confusão nas entradas e saídas em hora de ponta.
Dito isto não posso deixar e aplaudir a criação de mapas de rede conjuntos, o alargamento do Zapping à CP (que devia ser para ontem e não para o "início do próximo ano") e a aposta no Park-n-Ride.
Óptimas notícias, só pecam por tardias.
ResponderEliminarExactamente: então o Zapping, que só dá problemas, PRETENDE-SE que abranja a CP no início do próximo ano e depois VAI-SE TENTAR que funcione em não sei quantos mais operadores?
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