04/11/2010

«AVENIDA» 24 DE JULHO?

As placas toponímicas dizem que é uma «AVENIDA»... No séc. XIX foi de facto pensada como grande boulevard arborizado à beira rio para passeio dos lisboetas. Foi por aqui também que passou a primeira linha de eléctricos da capital. Mas como chegou aos nossos dias? Reduzida a uma espécie de IP dentro da cidade. É apenas um arruamento em que os automóveis são imperadores. Já repararam nos micro passeios? Todos concordam, esta avenida tem excesso de faixas de rodagem. Quando uma cidade, capital, deixa as suas avenidas serem transformadas nisto, é porque o estilo de vida dominante está esgotado, podre, obsoleto. A Avenida 24 de Julho está doente. E enquanto Lisboa mostrar arruamentos com estes agudos sintomas, Lisboa está doente.

7 comentários:

  1. É curioso termos chegado ao ponto em que já não há Cidadãos nem Munícipes.
    A relação das pessoas com a cidade é definida (e regulada) pelo código da estrada: Ou somos condutores ou peões.
    Eu NÃO quero uma cidade assim.
    Isto não é uma cidade.

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  2. Toda a zona até à estação Sul e Sueste está um caos, com esses horrorosos emplastros brancos e vermelhos todos à balda, desalinhados, inúteis...

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  3. A 24 de Julho tem defice de passeios? Para o trafego de peões que tem até sobra passeio.

    Como é que podem dizer que há excesso de faixas de rodagem se o transito é mais que muito?!!!

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  4. Tem défice e não é pouco, Xico.
    Da estação de Alcântara Mar para a Avenida Infante Santo tens sempre de ir de autocarro, não dá para ir a pé...não há passeios!
    O mesmo de Santos ao Cais do Sodré. Os passeios existem, mas são estreitos (com árvores ao meio) ou muito estreitos entre a linha do eléctrico e a do comboio, o que faz com que os eléctricos tenham de reduzir a marcha e apitar constantemente para as pessoas se resguardarem um pouco no passeio.

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  5. MANUEL SALGADO disse:

    «O vereador do Urbanismo destacou que com o Plano de Pormenor da Boavista Nascente será também possível corrigir "a péssima solução" hoje existente na Avenida 24 de Julho. Segundo Manuel Salgado, a ideia é "reduzir as faixas de rodagem, aumentar as faixas pedonais e arborizar" esta artéria, obra que será "essencialmente" financiada com as contrapartidas de promotores imobiliários.» in Público 4-11-2010

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  6. Filipe disse...
    Tem défice e não é pouco, Xico.
    Da estação de Alcântara Mar para a Avenida Infante Santo tens sempre de ir de autocarro, não dá para ir a pé...não há passeios!
    O mesmo de Santos ao Cais do Sodré. Os passeios existem, mas são estreitos (com árvores ao meio) ou muito estreitos entre a linha do eléctrico e a do comboio, o que faz com que os eléctricos tenham de reduzir a marcha e apitar constantemente para as pessoas se resguardarem um pouco no passeio.

    9:03 PM

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    Mas junto aos predios há espaço.

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  7. E como esta há mais maus exemplos. Está na hora de devolver a cidade aos cidadãos e acabar com estas artérias de alcatrão que só entopem o coração da nossa cidade. Incrível é como ainda há pessoas a pedir mais faixas de rodagem. LOL! Já agora uma auto-estrada desde a porta de casa lá em cascos de rolha para o a porta do trabalho, deve ser isso a ideia.

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