In Jornal de Notícias (17/4/2011)
«Vinte anos depois do início da construção da CRIL, o último troço da estrada abre este domingo ao trânsito, estabelecendo um novo percurso de 3,6 quilómetros entre a Buraca (Amadora) e a Pontinha (Odivelas).
A Estradas de Portugal estima que esta última parte da Circular Regional Interior de Lisboa (CRIL) custe cerca de 114 milhões de euros e permita desviar diariamente 100 mil automóveis do centro da capital.
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No total, a via fica agora com 21 quilómetros entre Sacavém (Loures) e Algés (Oeiras), atravessando, ao longo de sete nós, os concelhos de Loures, Odivelas, Lisboa, Amadora e Oeiras.
A construção do troço implicou expropriações de terrenos que envolveram 1600 famílias, um processo que custou perto de 72,7 milhões de euros.
Além das expropriações, o impacto ambiental e os assentamentos em moradias - provocados pelas escavações - têm sido contestados por moradores e comerciantes das zonas de Santa Cruz de Benfica e da Damaia.
O primeiro-ministro, José Sócrates, considera, no entanto, que a conclusão da CRIL privilegia o "interesse geral" e terá um "enorme impacto na economia e qualidade de vida" na Área Metropolitana de Lisboa.
Segundo a Estradas de Portugal, a empreitada obrigou a exigências técnicas nunca antes vistas no país.
Os túneis da Venda Nova e de Benfica, por exemplo, estão equipados com um sistema tecnológico integrado que permite, entre outras coisas, contabilizar o número de veículos que circulam naquela via, assim como bloquear o acesso aos túneis em caso de emergência.»
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Até que enfim! Vamos ver quanto do trânsito de atravessamento em Lisboa deixa de o ser.
Agora é só fechar um par de faixas de rodagem da 2ª circular e alargar passeios, pôr uma ciclovia e arvoredo. Transformar a 2ª circular numa alameda e não numa auto-estrada. E depressa, para que o pessoal não se habitue!
ResponderEliminarSó pode ter vontade de circular de bicicleta na Segunda Circular quem não tem o habito de andar de bicicleta, caso contrario viam que aquele ar e barulho é muito pouco apetecivel.
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