No Chiado, o modelo insustentável da «Garagem com apartamento» continua a ganhar terreno. As autoridades que supostamente deviam salvaguardar a integridade do património arquitectónico pombalino continuam permissivas às pressões das imobiliárias convencionais. Vários imóveis pombalinos são demolidos (quase sempre apenas a fachada principal se mantem) para que seja possível construir caves para estacionamento de viaturas particulares. E isto acontece no Chiado, dos bairros do país mais bem servidos de transportes públicos! Mas Portugal prefere continuar a agravar modelos de mobilidade insustentável e estilos de vida cada vez mais obsoletos. Por este andar, o centro da cidade será habitado por cidadãos cujo estilo de vida é transplantado do modelo de subúrbio. As implicações para a conservação e salvaguarda do património são gravíssimas. Estes novos fregueses, que dizem "amar o Chiado", entram e saiem dos seus imóveis de luxo pelas portas das garagens em vez das portas dos prédios pombalinos. Em breve iremos divulgar aqui o que se passa na Europa desenvolvida - que estilos de vida é que estão a orientar o planeamento urbano dos centros históricos do centro e norte da Europa?
E o mais impressionante disto tudo é que as garagens seriam (dizem os espertinhos da CML) essenciais para trazer mais habitantes para Lisboa…mas verifica-se exactamente o contrário. Deparando-se com as evidencias eles continuam a obrigar e a incentivar mais e mais garagens. Se queriam dotar Lisboa de garagens privadas então existem muitas outras soluções não tão, como posso dizer…suburbanas. Por exemplo, em Madrid encontrei um parque de estacionamento enterrado para um bairro inteiro. Em Lisboa já que se quer tanto o estacionamento (que eu acho de um provincialismo aterrador!) então que façam como em Madrid, porque os prédios no centro da cidade, como é sabido, tem pouca largura e imaginar um rua em que em vez de comercio encontrar-se portões de garagens e portas para os resíduos (tb obrigatório) parece-me de uma loucura. Até porque iriamos matar aquilo que faz as pessoas virem ao centro. Não seria mais fácil em vez dos princípios dos subúrbios virem para o centro ser os princípios da cidade a irem para os subúrbios?
ResponderEliminarhttp://en.wikipedia.org/wiki/List_of_countries_by_vehicles_per_capita
ResponderEliminarporque não verificar em que lugar estão esses países do norte e centro da europa que já ultrapassaram os modelos de mobilidade insustentável e os estilos de vida cada vez mais obsoletos condenados aqui?
o autor podia ter ganho o argumento se se limitasse a condenar a construção de garagens em edifícios pombalinos. aí teria ganho adeptos para a sua causa, e eu seria um deles. infelizmente o autor decidiu radicalizar o discurso e condenar as pessoas que têm viaturas particulares e querem viver no chiado. é óbvio que o autor não tem filhos para levar aos treinos de futebol ou para levar a torneios fora de lisboa (eu tenho); é óbvio que o autor não tem família no interior para visitar, em lugares onde só vai uma carreira duas vezes por dia e apenas durante a semana (eu tenho).
ficamos então a esperar com ansiedade relatos do que se passa na europa desenvolvida... mas enquanto aquela lista lá em cima se mantiver vai ser difícil acreditar nessas coisas maravilhosas que lá se passam...
Prefiro prédios pombalinos com garagem a prédios decrépitos. Pelos menos os carros não estão estacionados nos passeios!
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