In Jornal de Notícias (8/9/2011)
Por Catarina Cruz
Foto DR
«Lisboa recebe a segunda edição da "Fashion Night Out" esta quinta-feira. A iniciativa à escala mundial, promovida pela revista Vogue, visa dinamizar o comércio. Lojas de quatro zonas da cidade estarão abertas até às 23 horas, com música, actividades e descontos.
Lisboa estreou-se há um ano na "Fashion Night Out", uma iniciativa pensada pela directora da Vogue norte-americana, Anna Wintour, em 2009, com o objectivo de dinamizar o comércio num período de recessão. A primeira edição portuguesa foi um sucesso, o que motivou o crescimento da iniciativa.
"No ano passado tivemos cerca de 80 lojas e este ano quase que se dobrou o número. Estamos com muito mais lojas aderentes e as pessoas estão muito mais motivadas, porque viram que no ano passado correu muito bem", diz Paula Mateus, directora da Vogue Portugal. Além disso, frisa, "vamos alargar a iniciativa ao Príncipe Real." Esta zona da cidade junta-se, assim, ao eixo Chiado, Avenida da Liberdade e Rua Castilho, que no ano passado foi circuito obrigatório para todos os "fashionistas".
As várias lojas que participam na "Fashion Night Out" oferecem uma programação variada, com concertos, actuações de DJs, cocktails, oferta de brindes ou descontos que vão dos 20 aos 60%. Nesta noite de festa, a própria Vogue dinamiza dois espaços distintos: o Lounge Vogue Avenida, reservado a convidados, e a exposição "Capas Icónicas da Vogue", patente nas Galerias Nº 60, na Rua Garret. Tudo a partir das 19 horas, horário a que o comércio de rua costuma fechar portas.
Quem não quiser perder pitada desta noite especial tem à disposição os "fashion bus", dois autocarros que fazem o circuito Avenida - Castilho e Chiado - Príncipe Real.
Numa altura em que a "crise" é palavra de ordem, esta é "uma noite para fomentar o comércio e é uma noite que faz rodar a economia. No fundo, é ter as pessoas despertas para o consumo numa situação complicada como a que estamos a viver", salienta Paula Mateus.
Esta celebração da moda, que acontece em 17 países, entusiasma os lojistas, que no ano passado deram feedback positivo à organização. "Variadíssimos espaços disseram-nos que venderam muito bem nessa noite e que, sobretudo, ganharam novos clientes", revela a responsável pela Vogue Portugal, que destaca o facto de muitas pessoas aproveitarem esta oportunidade para entrar em lojas nas quais não entrariam num dia normal.
Esta iniciativa, que coloca Lisboa no circuito das capitais da moda, é para continuar e até expandir a outras cidades, como já acontece em países como o Brasil, Alemanha, Itália ou os Estados Unidos da América.
"O Porto seria uma cidade a considerar", revela Paula Mateus.
Além de Lisboa, esta noite a "Fashion Night Out" realiza-se em Nova Iorque, Londres, Paris, Milão, Berlim e Cidade do México.
Madrid e Moscovo já tiveram a sua "Fashion Night Out" e as restantes cidades acolhem-na durante o mês de Setembro, com excepção de Tóquio, que celebra esta noite de moda e consumo a 5 de Novembro. »
Isto é que vai uma crise!
ResponderEliminarA ideia das lojas abertas "fora de horas" deve mesmo ser para combater a crise.
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