26/01/2012

Festas de Lisboa 2012/Pedid​o de salvaguard​a do espaço público nos Bairros Históricos


Exma. Senhora Vereadora Catarina Vaz Pinto
Exmo. Senhor Senhor Vereador José Sá Fernandes


Na sequência das más práticas de publicidade que marcaram no ano passado, de forma notória e uma vez mais, as Festas de Lisboa; e certos de que os Pelouros da Cultura e do Espaço Público partilham do nosso desejo em vermos melhorado este evento tão importante para Lisboa, solicitamos a V. Exas. que, para a edição de 2012, se implementem regras objectivas e justas, que resultem no fim efectivo da publicidade excessiva e abusiva durante as Festas, que têm vindo a ser transformadas nos últimos anos em autênticas “Festas da Cerveja".

Tal resultará em parte por força do patrocinador principal das Festas ser uma marca de cerveja, mas também porque a CML se tem mostrado incapaz de garantir, sem sede de negociação, que tais abusos não se verifiquem.

Assim, apelamos ao estabelecimento de novas regras para a publicidade e para a ocupação do espaço público, que as garantam civilizadas e responsáveis. Compete à CML garantir que a cidade histórica e os seus monumentos são respeitados. A cidade não pode ficar refém do apetite voraz das marcas de produtos, seja de cerveja seja de outros.

Tal como já foi por nós referido em anos anteriores, sugerimos à EGEAC que diversifique os apoios, substituindo inclusive o patrocinador principal por uma empresa mais adequada e mais sensível ao perfil e espírito das Festas de Lisboa.

Voltamos também a pedir a criação de um modelo de quiosque móvel que seja imagem de marca das Festas de Lisboa, como acontece noutras cidades da Europa. Dessa forma seria mais fácil disciplinar a excessiva presença de publicidade como a representada pelos actuais quiosques de marcas de cerveja e de gelados. É preciso proibir estes quiosques, ostensivos na sua publicidade, com design sem qualidade e inapropriados aos Bairros Históricos.

Para além da questão dos quiosques, é necessário acabar com a colagem sistemática de milhares de autocolantes publicitários, que poluem toda a cidade, como tem acontecido invariavelmente durante os últimos anos.

Aproveitamos, ainda, para chamar atenção de V. Exas. para o facto de, passados mais de 6 meses desde as últimas Festas de Lisboa, haver ainda muitos destes autocolantes afixados pela cidade – com o logótipo da EGEAC/CML – e a desfigurarem fachadas de edifícios (ex. entrada do Castelo, fachadas de azulejo, estabelecimentos históricos como o "British Bar") e até contentores para o lixo.

Na expectativa, apresentamos os melhores cumprimentos.



Fernando Jorge, António Branco Almeida, Luís Marques da Silva, Nuno Caiado, João Mineiro e Jorge Pinto

2 comentários:

  1. "Na expectativa" de que 2012 ainda seja mais incivilizado que 2011, ano em que a bandalheira e a lixeirada junto a esses locais onde se realizava a Festa da Cerveja foram absolutamente impróprias...

    ResponderEliminar
  2. O próximo passo deve ser reeclamarem que o British Bar só é frequentado por xungaria que foi expulsa da rua de trás para dar lugar aos betos que torturam os moradores do Cais Sodré com barulho!

    ResponderEliminar