30/06/2014

Príncipe (ir)real

Príncipe (ir)real - Por Luisa Schimdt, Expresso de 27 Junho 2014

"Há cerca de 12 anos uma intenção rasteira de construir um parque subterrâneo em redor do Jardim do Príncipe Real, levou a um chumbo rotundo e muito justificado por parte de todas as entidades com jurisdição na zona."

11 comentários:

  1. Antes de construir mais parques subterrâneos, sugere-se que se observe a ocupação de alguns deles, como:
    Av. Roma (jardim Fernando Pessa), Praça de Londres, Alameda, Campo Pequeno...
    Ver-se-á como estão às moscas ou extremamente folgados. Alguns até fecham andares por falta de clientes!

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  2. Óbvio. Mas quem é o tolo que, nos tempos que correm, vai gastar uma pipa de massa num parque subterrâneo se o pode fazer de graça em cima do passeio..

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  3. Depois não se queixem dos carros em cima do passeio. E depois de os multar furiosamente não se queixem que ninguém mora em Lisboa.

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  4. Filipe Sousa,
    Quem é que multa os carros em cima do passeio?!
    -
    Já que falamos de passeios: o parque subterrâneo da Alameda tem 5 pisos (com 100 lugares cada um), dos quais o 4.º e 5º são fechados com frequência por falta de clientes.
    À superfície, mesmo por cima dele, existe um parque da EMEL, ocupando (e destruindo) os passeios da Alameda.
    Genial, não é?

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  5. Estacionar por 1,75€ à hora, não admira que esteja vazio. O ordenado médio em Portugal são 5,5€ à hora. Não vejo alguém interessado em dar 32% do seu rendimento à EMEL ou outra empresa.

    Há que ter noção do país que temos

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  6. "Não vejo alguém interessado em dar 32% do seu rendimento à EMEL ou outra empresa."

    Ter carro é, para quem vive e trabalha em Lisboa, um luxo e deve ser taxado em conformidade.

    O espaço urbano é demasiado valioso e não há justificação para o estado/municípios subsidiarem os automobilistas.

    Uma casa em Lisboa custa ~3000 EUR/m2 e um carro (pequeno) ocupa 6 m2. Isto daria 18000 EUR/carro, ou seja, 30 EUR/mês durante 50 anos.. A EMEL cobra 20 EUR/ano aos moradores; é barato. É demasiado barato e não há justificação para este subsídio.

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  7. Não me parece um luxo ter um carro. É um meio para ir trabalhar para quem não pode comprar uma casa nas avenidas novas à porta do metro. Ou para quem trabalha numa empresa fora do centro de Lisboa. Ou seja, a grande maioria.

    O preço de compra em Lisboa é de 800€ por m2 de área bruta.

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  8. "para quem não pode comprar uma casa nas avenidas novas à porta do metro"

    novidade: há metro sem ser nas avenidas novas.. há metro na Pontinha, na Bela Vista, em Moscavide, na Amadora, em Odivelas.

    "O preço de compra em Lisboa é de 800€ por m2 de área bruta"

    pois, pois.. como se uma casa de 100 m2 custasse só 80.000 EUR.
    o preco médio das casas (novas e usadas) na área metropolitana de Lisboa (inclui bastante mais que as finas avenidas novas..) é de cerca de 2000 EUR/m2.

    (sempre a inventar números, hem Filipe? nao resistes a uma mentirazinha...)

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  9. 100m2 é a área utilizável. Existem os passeios à volta, vãos de escadas, elevadores etc. Apartamentos de 50m2 a 80k€ encontro-os facilmento. Os 3k€ que refere, isso sim é um engodo. Ninguém me vende nada a esse preço nem nas melhores avenidas.

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  10. Só me ajuda com esses dados. Para quem me falava em 3.000 por m2 bruto, eu leio aí 1.500 por m2 habitável. Se formos a área bruta será menos que isso.

    Da mesma forma, quando estaciono um carro não vou à caixa com a projecção ortogonal da sombra no passeio dizer que só pago metade, sem os espaços de circulação à volta.

    Espero que esteja esclarecido :)

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  11. sempre a fugir ao tema em discussão: preços subsidiados do estacionamento automóvel em prejuízo dos utilizadores de transportes públicos e de outros transportes privados e dos moradores.

    de facto, alugar à EMEL dois lugares de estacionamento (~16 m2) custa pouco mais de 3 EUR/m2/ano.
    qualquer que seja o preço da habitação para comparação, o preço cobrado aos automóveis pela ocupação do espaço urbano é altamente subsidiado.

    (compensa alugar dois lugares de estacionamento , estacionar uma autocaravana e ter um pequeno pátio! é ridículo a este ponto!)


    ---

    "Só me ajuda com esses dados"
    hahaha. foi um prazer apanhá-lo a mentir. ajudarei, com todo o gosto, sempre que puder.

    "quem me falava em 3.000 por m2 bruto"???
    chega de inventar..

    "eu leio aí 1.500 por m2 habitável"???
    1500? onde? mesmo no caso dos 2000 EUR/m2 serem relativos à área bruta, corresponderiam a ~1850 EUR/m2 de área útil.

    "Espero que esteja esclarecido"
    já nos esclareceste há muito tempo: sabemos que gostas de inventar números, factos, estatísticas, situações; um verdadeiro animador dos comentários do blogger.

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