31/03/2009

Terceira Travessia, exposição virtual

Aqui

De rir é a projecção virtual das vistas desde Santa Engrácia, por exemplo. A coisa é tão distante, diluída na paisagem que ... não uma terceira, mas queremos uma quarta, uma quinta e uma sexta ponte, e por aí fora. Viva a virtualidade instalada!

PS-Já agora, agradecíamos uma projecção virtual dos milhares de pópós, e respectivos nós e viadutos, que vão nascer a nascente da cidade, por causa desta ponte. Para gáudio dos moradores dos locais afectados directamente, claro. Viva o masoquismo congénito!

23 comentários:

  1. Estes posts só me lembram a história do velho do restelo e dos histéricos que têm medo da globalização. E também os maluquinhos que sabotavam as linhas de comboio no séc XIX por medo do progresso.

    Xenofobia inter-concelhos. Os maldosos invasores dos concelhos vizinhos que vêm para cá trabalhar.

    Pânico.

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  2. Pois é Paulo, as imagens dos carros a entupir Lisboa não são mostradas...

    E já agora limpe esta projecção Melo e Sousa de comentador profissional - polui seguramente mais que qualquer "veículo longo".

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  3. O Filipe tem toda a razão no que disse caro anónimo.

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  4. Senhor Paulo ferrero e anónimo vou responder na medida do que sei. Na TTT vão circular pessoas com os seguintes destinos por concelho: Lisboa, Barreiro, Seixal e Palmela. A TTT é fundamental pois a Ponte 25 de Abril está já a 300% da capacidade. A ponte tambem vai levar lisboetas para estes concelhos, porque tambem há quem resida em Lisboa e trabalhe nesses concelhos.
    A partir dos anos 90 Lisboa deixou de ser a cidade-Luz da AML. Há deslocações entre todos os 22 concelhos da AML. Lisboa já não é o mais populoso, passou a ser Sintra e a estimativa é que Lisboa continue a perder população.
    Na AML os empregos já não estão centrados em Lisboa. As principais multinacionais do país estão sediadas em concelhos da periferia não é em Lisboa.
    Quer exemplos: Sede da Edifer na Amadora. Siemens na Amadora. GE Money em Oeiras. Nestlé em Linda-a-Velha, concelho de Oeiras, Mercedes na Abrunheira (Sintra), etc... Se se deslocarem pelos concelhos da periferia de Lisboa tanto a norte como a sul do Tejo vão ver business parks enormes.

    A cidade de Lisboa cada vez tem menos importância na AML. Há imensa gente que reside na AML e muito raramente vem a Lisboa, mal conhecem a cidade. Não precisam, os concelhos vizinhos cresceram, desenvolveram-se e são autosuficientes, e muitos têm câmaras municipais muito mais eficiente que a de Lisboa que lhes proporcionam muito mais qualidade de vida que o concelho de Lisboa.

    As atitudes que os senhores estão a ter é de quem parou na década de 70 ou 80.

    Vejam se evoluem a maneira de pensar e se se actualizam para os dias de hoje. Do passado vivem os museus!

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  5. Esqueci-me de incluir o concelho da Moita na lista, aqui vai!

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  6. Não percebi bem onde quis chegar Xico, falou muito mas em tanta conversa faltou-lhe o essencial, números que corroborem o que diz.

    Procure-os então e perceba que Lisboa continua a ser o principal destino – de longe – da AML, confluindo para o concelho centenas de milhares de pessoas diariamente, muitas delas de carro e cada vez mais de carro se continuarmos a promover o seu uso.

    Já agora fique a saber que os malandros dos números dizem que em toda a AML apenas Setúbal, Azambuja e Palmela (além de Lisboa) são receptores líquidos de indivíduos diariamente, ou seja, e trocando por miúdos, o um número de pessoas que entra nestes concelhos é superior ao número que sai, isto de 91-01.

    Olhe os números.

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  7. É como digo: o objectivo das mentes deste blog é criar um Muro de Berlim, de forma a impedir que os nefastos "imigrantes" venham poluir a cidade de Lisboa.

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  8. Oh anónimo vem-me buscar os numeros dos censos 91!!!!

    Tem já online as prespectivas para 2008 tendo em conta o resultado dos censos 2001 e fazendo uma estimativa ano a ano!

    Continue a procurar que está no caminho certo. Devagar se vai ao longe!

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  9. No tempo em que o Kurt Cobain era vivo e que havia União Soviética.

    Mas nada mal, maior parte dos bloggers aqui não vivem em 1991. Parecem mais viver em 1800 e picos.

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  10. A década de 90 foi a que mais mudanças trouxe na sociedade portuguesa e em partir na grande Lisboa no pós 25 de abril! Há mais semelhanças entre os anos de 1998 e 2008 do que em 1998 e 1988.

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  11. Caro Xico já percebi que não gosta de ver números preferindo opinar em juízo de valor, mas agora parece-me que não soube ler o que escrevi, o que lhe referi é referente ao período de 91-01, vou descomplexar 2001.

    Por isso mesmo o Censo não é de 91… nem da década de 90… mas de 2001, 10 anos depois do que percebeu.
    Já agora não diga que há “perspectivas para 2008”, primeiro porque 2008 já lá vai e não pode haver perspectivas nenhumas, e depois porque o INE utiliza “estimativas” bem mais intemporal, e já que sabe tanto, também devia saber estas nomenclaturas básicas.
    Por fim, e já que lhe disse que além de Lisboa apenas 3 concelhos da AML são receptores líquidos de indivíduos, diga-me então que estimativas novas são essas, as suas, onde Lisboa deixa de ser o principal destino.

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  12. Se me diz periodo 91-01, entendo os anos de 1991, 1992, 1993, 1994, 1995, 1996, 1997, 1998, 1999, e 2000! Não se soube explicar!

    Não me diga que não reparou que cada vez mais empresas, inclusivé as principais do país (não estatais) se mudaram para os concelhos da perifeira. Visite o Tagus Park, o Lagoas Park, o centro de escritórios de Miraflores, de Linda-a-Velha, em Alfragide, Reboleira, Massamá, em Albarraque, na Adroana, em Rio de Mouro, Vialonga, Póvoa de Sta. Iria, Alverca, Palmela, Santa Iria da Azóia, Queluz de Baixo, Barcarena, Frielas, etc...

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  13. Referi-me a 91-01 porque não conheço nenhum estudo sério que analise qualquer fenómeno olhando para os números apenas de determinando ano, pois como imagina tal análise pode levar a interpretações erradas, por isso mesmo 91-01 porque é uma média de todos esses anos…

    Volto a repetir-me, o xico fala de juízo de valor e isso vale o que vale, mostro-lhe a síntese de um documento do Ministério das Obras Públicas, Transportes e Habitação, pode ver, ou não.
    http://www.xiradania.org/doc_sintese_movs_pend_aml.pdf

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  14. Para alguns destes comentadores o progresso é ...
    o Inferno na Terra ... autoestradas e vias rápidas a cortarem as cidades, muitas pontes, vida de rua inexistente, zonas históricas completamente destruídas, mais e mais betão ...
    Além do desastre para a Economia e o Ambiente convém lembrar a estes senhores de estreitas vistas que com a idade de 60 ou 70 não poderão acelerar e,
    sem cidade,
    irão viver por bons anos fechados num excelente lar de idosos dos arredores ...

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  15. Esse documento defende a prática de proteccionismo a nível do concelho? E o sr anonimo defende que cerca de 40% das pessoas fique sem ter como ir ao emprego, isto é usando o carro?

    E já agora, estando provado que as pontes são uma coisa má, deve-se demolir as já existentes?

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  16. Caro Filipe Melo eu nem sequer opinei em relação a nova ponte, apenas estava a tentar elucidar o caríssimo xico que os movimentos pendulares não se alteraram significativamente, Lisboa continua a ser o destino fundamental de toda AML, e a tendência contrária é muito ténue ou inexistente, alias, a tendência até tem sido de cada vez mais indivíduos se deslocarem para Lisboa de carro, sozinhos.

    Quanto à TTT julgo que Lisboa actualmente tem falta de alternativas para as movimentações Lisboa/Margem sul e que esta ponte já devia existir desde 98 ao invés do P. Vasco da Gama.

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  17. Ah, é preciso ter atenção quando votarem... é que existe pelo menos um partido que nas eleições defendia a portagem nas entradas de Lisboa ... agora ... mesmo sem o Zé ... é a favor da TTT, do TGV, do Aeroporto, da Gare de Alfama, etc etc
    É simples ... se são democratas façamos um referendo: 80% dos portugueses são CONTRA essa gigantesca destruição de dinheiro e do ambiente !

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  18. Ò anónimo, finalmente estamos de acordo num ponto, faz falta a terceira travessia! Mas veja que a Ponte Vasco da Gama é uma ponte regional ou mesmo nacional, enquanto a Salgueiro Maia em Santarém não foi construída! A TTT vai ser uma Ponte urbana em termos rodoviários, já no modo de transporte ferroviário vai ser nacional.
    A Ponte Vasco da Gama não tem um unico centímetro no Município de Lisboa.

    Eu já vi estudos que pelo menos metade (se estiver a pecar estou a pecar por défice) do tráfego da Ponte 25 de Abril se destina aos concelhos a ocidente de Lisboa (Oeiras, Cascais, Amadora e Sintra). O mesmo estudo dizia que da população residente no concelho do Seixal, (que é o mais populoso da cintura a sul de Lisboa) é maior o numero a trabalhar nos 4concelhos juntos, a Ocidente de Lisboa do que no município de Lisboa!

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  19. vi o site da RAVE e fiquei agradavelmente surpreendido com a informação disponível.

    é uma grande obra

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  20. Resumindo e concluindo, 2 para o anónimo; 0 para a equipa xico/fms...

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  21. Não vale a pena debater assuntos com broncos... Anónimo das 2:31 Ligue a tv e veja os Morangos com Açucar, desligue o modem.

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  22. o anonimo é o árbitro do jogo que ele próprio disputa?

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