in THE NEW YORK TIMES (Global Edition), 2 de Setembro de 2008
"The California Senate has approved a bill intended to discourage the kind of sprawling suburbs and crawling traffic that have long characterized the communities where many of the state's 38 million people live.
A goal of the bill, passed by the Senate over the weekend and approved in the state Assembly last week, is to ensure that increases in heat-trapping gases from passenger vehicles are kept to a minimum as the state is expected to grow by an estimated 8 million people over the next two decades.
The measure would loosely tie billions of dollars in state and federal transportation subsidies to cities' and counties' compliance with efforts to slow the inexorable increase in driving."
Lisboa? A CML a construir parques de estacionamento no centro da cidade em vez de os construir na periferia, o governo a planear uma terceira travessia do Tejo com vertente rodoviaria, a Carris na "banca-rota", o Metro a crescer "1 metro por ano", uma "Autoridade Metropolitana de Transportes" fantasma. Entretanto, a quantidade de viaturas de transporte individual continua a crescer. O modelo de mobilidade urbana insustentável vai ganhando raizes cada vez mais profundas.
Em Los Angeles continuam a ser construídos parques de estacionamento em todos os locais onde a oferta é insuficiente. No centro, como é óbvio. Não há carros mal estacionados na downtown. Essa devia também ser a política de Lisboa para termos uma melhor cidade. Nenhuma cidade que se preze aceita situações de carros a ocupar passeios, jardins e todos os espaços disponíveis à superfície.
ResponderEliminarOutra coisa é tomar medidas para conter a poluição.
Os dois problemas que tem que ser resolvidos.
Já é a segunda vez que uma lei parecida é lançada.
ResponderEliminarO Clean Air Act foi aniquilado pelos lobbys petroliferos em poucos anos...
Ou vai ou racha, como tudo pode ser que seja copiada para Portugal daqui a uns 15 anos.