04/06/2009

PUBLI-CIDADE: Praça da Figueira


BAIXA Pombalina, classificada «Imóvel de Interesse Publico» e actualmente «Em vias de classificação para Monumento Nacional?! BAIXA Pombalina, candidata a Património Mundial da Humanidade?!

21 comentários:

  1. Sem regulamentos de diversa ordem para regular aquilo que pode ser publicitado ou não numa zona de interesse patrimonial, nada feito. Para não falar das marquises do estilo cada cor seu paladar, nos caixilhos das janelas e portas em alumínio, das alterações estruturais no interior dos edifícos pombalinos etc.É o regabofe completo perante a indiferença dos poderes autárquicos. Numa zona onde o civismo escassa, nada melhor que uns regulamentos disciplinadores em relação àquilo que pode ou não ser realizadoe coimas pesadas para os prevaricadores.
    José rocha

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  2. Até os edificios do Estado estão descaracterizados, quanto mais os privados!

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  3. Deviam candidatar mas era a Património Mundial da Bagunça.

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  4. Meus caros as leis e os regulamentos já existem; a CML e as demais autoridades não se desculpem com a falta de legislação porque a que temos já cobre a maior parte destas situações infelizmente comuns.
    O que não há é fiscalização eficiente porque tenho a sensação que os fiscias que existem estão mais preocupados com o que vão almoçar hoje e com o futebol. E os seus patrões estão demasiado ocupados para se debruçarem sobre o seu trabalho e atribuições.

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  5. A lgeislação existe. Não há é fiscalização.

    Devem querer transformar lisboa num bairro miser´´avel de Bangkok

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  6. onde estão os fiscais?!

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  7. Esclarecimento (eventualmente) com interesse:
    - Por herança tornei-me sócio da empresa representada na 1ª fotografia.
    - Por ter concluído pela inviabilidade deste negócio, decidimos fechar a empresa
    - Porque o gosto do gerente, decerto diferente do meu, era igual ao dos poucos clientes que existiam, a venda final dos produtos em stock foi feita de acordo com aquilo que ele entendeu, utilizando os critérios publicitários adequados ao público alvo.
    - Os andares do prédio em questão estão a ser vendidos para alguém que vai transformar o prédio em apartamentos de "charme"

    Como nota pessoal, defendo que:
    1- Problemas deste género não se resolvem com fiscalização, mas com um upgrade cultural.
    2 -Décadas de estagnação no comércio acabam sempre como acaba esta empresa: fechando as portas. As que ainda existem, não irão durar muito tempo.

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  8. HOMOSAPIENS2:47 da tarde

    Um autêntico "pastiche" do que não se deve fazer, ora vejam a primeira foto:

    - Antenas parabólicas
    - Aparelhos d'ar condicionado
    - Publicidades enormes
    - Fios de electricidade a vista
    - E degradação

    Problema que se estende por todo país, mas é verdade que se querem candidatar a Baixa de Lisboa a património mundial da humanidade pela UNESCO, vai ser preciso um grande esforço de vontade pela parte dos nossos políticos, mas também bom senso por parte dos comerciantes.

    Que tomem o exemplo do que se faz na Bélgica, mais precisamente em BRUGES em que o seu centro histórico faz parte da lista da UNESCO. Existe um gabinete só para a preservação do centro. Pessoas que andam a fiscalizar e olhar o que de mal se passa ou que pode passar, para descarectirizar a monumentalidade do sítio.
    Eles não deixam passar nada, nem uma antena pode estar a vista de olhos, qualquer obra seja o que ela for tem preciso de ter o aval desse gabinete.

    O que é preciso é ter vontade.

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  9. Pois é meu amigo mas a vontade cansa muito.

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  10. O que eu não compreendo é a razão porque um imóvel tão insípido como este é classificado de interesse público.

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  11. porque não é um imóvel só que vale, é o conjunto urbano, a ideia urbanística. é isso que está classificado. e isso não é insípido.

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  12. Áo contrário da publicidade da Renova e Tranquilidade, os do Mercado da Figueira têm o seu quê de genuíno!

    Diria que perfeitamente enquadrados no contexto.

    E noutras paragens menos Europeias, esta imagem não nos chocaria, pelo contrário, seria um garante da genuídade do local e das suas gentes.

    Talez os turístas vejam isto da mesma forma que nós vemos os mercados e cidades Asiáticos e Norte-Africanos.

    De qualquer modo, os anuncios da Tranquilidade e Renova estão fora de contexto. Com ou sem anúncios à la Mercado da Figueira.

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  13. Pois, mas a Renova é da opinião de que a sua mega-tela no Rossio não é uma tela de publicidade! Parece mentira, mas é a resposta oficial da Renova/marketing.

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  14. a ultima vez que vi este tipo de publicidade foi na minha viagem à india; mas nem em Goa vi coisa tão má!

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  15. eh pá! isto até parece que estamos em marrocos! o autor deste post não estará enganado?

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  16. essa história do património da humanidade está morta e enterrada! dá amis dinheiro à câmara as licenças para telas de publicidade como se pode ver pelo estado em que está o rossio

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  17. nada está a salvo, tudo está a saque!

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  18. Anónimo disse...
    eh pá! isto até parece que estamos em marrocos! o autor deste post não estará enganado?

    2:04 PM



    às de me dizer em que sitio de Marrocos viste isto! ..Esquece, nunca foste a Marrocos. Falas por falar...

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  19. é a degradação total, DECADÊNCIA TOTAL!

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  20. O Drama, A tragédia, o Horror!

    O Apocalipse aproxima-se! Cuidado, muito Cuidado!


    Só Jesus o pode salvar. Passe numa Igreja Universal do Reino de Deus, e deixe o seu donativo para Jesuis, compre já o seu lugarzinho no ceu!

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