Depois da mega-tela "Primavera-Verão" agora temos uma "Outono-Inverno". Mais um vergonhoso exemplo de Lisboa enquanto PUBLI-CIDADE. Em qualquer outra capital, civilizada, da União Europeia, a regra para as telas de protecção de obras no centro histórico é clara e igual para todos: só podem reproduzir a fachada do imóvel em obra. Em Lisboa, em pleno Chiado, na Rua Garrett, é permitido uma tela de publicidade desta dimensão. Mais: é permitido repetir o erro. Lisboa ainda sem regulamento ou sem vontade política? As instituições que devem zelar pela protecção e respeito do património classificado? O IGESPAR deu parecer positivo? A CML licenciou? Post de 20 de Junho: http://cidadanialx.blogspot.com/2009/06/publi-cidade-rua-garrett.html
não está em obras?
ResponderEliminarOlha se era no tempo do Santana Lopes, o que para aí não vociferavam uns que eu cá sei...
ResponderEliminar"Em qualquer outra capital, civilizada, da União Europeia, a regra para as telas de protecção de obras no centro histórico é clara e igual para todos: só podem reproduzir a fachada do imóvel em obra. "
ResponderEliminarPode ser regra para algumas cidades mas não é geral. Recentemente, recordo-me de ter visto telas publicitárias em prédios em obras em Londres, na Leicester Square e em Cracóvia, em plena centro património da humanidade. Julgo que ainda há 2 meses o Millennium tinha por lá uma enorme tela. Em Madrid também é normal, bem como em Barcelona.
Embora não goste, admito que nos casos em que as obras são impostas pelo município, o privado possa recorrer à publicidade para atenuar os custos do investimento.
Essa fantochada pseudo-democrática de os liboetas votarem umas migalhas de projectos ...
ResponderEliminarÉ publicitada neste Fórum ?????????
Estou farto de ver imagens destas ...
ResponderEliminarFaçam uma PETIÇÃO para acabar com isso !
Isto a que assistimos aqui neste blog é alguma espécie de fundamentalismo anti-publicitário?
ResponderEliminarNão se entende qual a paranóia.
Não: é apenas uma manifestação de cidadania e de um mínimo de civilização e maneiras.
ResponderEliminarSim senhor, muito lindo. Só faltava mesmo lá terem posto um coração vermelho a dizer "AMO-TE CHIADO"!!! Esta JCDecaux é que se tem aproveitado, e bem, das nossas fraquezas. Estão sempre prontos a montar telões seja onde for.
ResponderEliminarDou apenas mais dois exemplos de que não é regra na Europa não haver publicidade em edifícios em remodelação: Milão na praça central do Doumo, mesmo junto as emblemáticas Galerias, teve durante o verão um écran gigante e telas a publicitar um jogo de futebol, mais, em Veneza a ponte dos suspiros estava completamente envolta em publicidade. São apenas dois casos que vi, não quero dizer que concordo com a utilização de publicidade a esta escala, mas quando se fazem afirmações temos de ter certezas.. a menos que Itália não sirva de referência,,
ResponderEliminarA Itália tem sido um dos casos mais polêmicos. Essa tela na Ponte dos Suspiros apareceu em vários jornais e revistas de todo o mundo. Foi uma polêmica enorme. Não sei se irão repetir a experiência. De qualquer maneira em Veneza a razão da publicidade que cobria o monumento era a reabilitação. O restauro foi pago pela empresa que se estava a publicitar. Em Lisboa é apenas publicidade descarada, sem ligação alguma a obras de restauro.
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