25/05/2010

TTT vai retirar 40 a 50% de passageiros à Soflusa

A construção da Terceira Travessia do Tejo (TTT) vai retirar à Soflusa, empresa do Grupo Transtejo, entre 40 a 50 por cento do total dos passageiros que actualmente fazem a travessia fluvial entre Lisboa e o Barreiro. Estes dados foram revelados por João Pintassilgo, presidente do grupo Transtejo, depois do secretário de Estado dos Transportes, Carlos Correia da Fonseca, ter afirmado durante a cerimónia que assinalou o baptismo dos novos ferrys da Transtejo, que a empresa «conheceu uma grande perda de passageiros nos últimos anos. Com a TTT esperamos perder ainda mais».
João Pintassilgo afirmou que já foram realizados estudos para prever o impacto que a construção da TTT terá nos níveis de procura no eixo Lisboa/Barreiro. «Os estudos dizem que poderemos vir a perder entre 40 a 50 por cento de passageiros. Actualmente, esta linha representa cerca de 10 milhões de passageiros/ano, de um total de 50 milhões/ano transportados pela Transtejo».
Correia da Fonseca classificou ainda a Transtejo como «uma empresa complexa» devido aos baixos índices de procura e aos níveis de endividamento que apresenta. «Podemos questionar porque é que uma empresa que apresenta estes problemas continua a investir. Mas não é só a procura que conta, é também o papel que desenvolve na ligação entre as duas margens, podendo servir de “backup” caso os outros modos de transporte se tornem inviáveis» revelou Correia da Fonseca. O SET referiu ainda que «Lisboa não pode ficar sem os seus cacilheiros. São património histórico com efeitos na cidade».
In Transportes em Revista

6 comentários:

  1. Gostava de medir o QI de alguns ilustres da nação.
    Com atitudes como estas (TTT) desbaratam-se milhões de euros, endivida-se mais o estado e continua-se a fomentar as deslocações rodoviárias.
    Vamos longe assim ....

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  2. é pagar a ponte com rodovia, e pagar para continuarem com os barcos fantasma. idiotice ao quadrado.

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  3. Isto iria, caso o estudo esteja correcto, significar que aqueles que hoje viajam no cacilheiro, amanha irao todos de carro? Entao, nesse caso a Carris e outras, vao perder também 40 a 50% dos passageiros?
    Há que fazer parques de estacionamento em Lisboa e arrabaldes, JÁ! É que isto vai ser uma "invasao" de carros...
    Para mim, este tipo de "estudos", pagos por determinados interesses, só veem deitar poeira para os olhos das pessoas!

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  4. http://www.portugal.gov.pt/pt/GC18/Governo/Ministerios/MOPTC/Intervencoes/Pages/20100524_MOPTC_Int_SET_TTT.aspx

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  5. Alguem esqueceu-se de referir que a ponte também será ferroviária não só para tgv como para sub-urbanos?
    Para alem da ironia da Soflusa ser a herdeira dos barcos da CP...

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  6. Gosto particularmente dos preconceitos e ignorância de alguns comentários. A TTT terá ferroviária, que poderá ser utilizada para sub-urbanos.

    A questão será mais o facto da Soflusa ter substituído em 2005 a totalidade dos barcos, ou melhor as antiguidades herdadas da CP, quando era espectável o decréscimo demográfico do concelho do Barreiro...

    Uma vez que o tráfego da margem sul é uma minoria, não seria mais interessante comentar esta notícia?

    Perto de 40,4 milhões de veículos particulares podiam deixar de entrar anualmente em Lisboa, caso fossem introduzidas portagens à entrada da cidade tal como sucede em Londres.

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