Um blogue do Movimento Fórum Cidadania Lisboa, que se destina a aplaudir, apupar, acusar, propor e dissertar sobre tudo quanto se passe de bom e de mau na nossa capital, tendo como única preocupação uma Lisboa pelos lisboetas e para os lisboetas. Prometemos não gastar um cêntimo do erário público em campanhas, nem dizer mal por dizer. Lisboa tem mais uma voz. Junte-se a nós!
30/06/2014
Príncipe (ir)real
"Há cerca de 12 anos uma intenção rasteira de construir um parque subterrâneo em redor do Jardim do Príncipe Real, levou a um chumbo rotundo e muito justificado por parte de todas as entidades com jurisdição na zona."
Petição insiste na classificação do Hospital Miguel Bombarda
Creches que foram bandeira eleitoral de Costa em dificuldades devido a alegadas dívidas do município
27/06/2014
Assembleia de Freguesia de Avenidas Novas aprova Classificação de Quarteirão na Duque de Ávila
26/06/2014
Obras na fachada do Museu Antoniano causam polémica na zona da Sé de Lisboa
25/06/2014
PASSEIOS DE LISBOA: Rua Actor Vale
À volta do Campo Pequeno, as hortas estão a nascer de mãos dadas com a arte
Percurso: Clube Militar Naval (interior) - Saldanha, nº 12 - Casa-Museu Anastácio Gonçalves (* 1 Euro) - Sede Metropolitano (interior)
A visita será guiada pela Dra. Inês Matoso e pela Arq. Sofia Fernandes Pires.
Ponto de encontro: Av.Duque d'Ávila / saída de Metro da Av. Def.Chaves.
MARQUE NA SUA AGENDA, APAREÇA E DIVULGUE, S.F.F.
"É impossível saber quem pode remover amianto"....
PARA ONDE VAI O PATRIMÓNIO ARTÍSTICO DA CIDADE DE LISBOA ?
O património artístico metálico durante séculos presente na cidade de Lisboa, está agora a desaparecer a uma velocidade alucinante, sem que isso pareça incomodar quem quer que seja. Peças de remoção difícil são subtraídas de lugares públicos frequentados a todas as horas do dia e da noite sem que ninguém seja testemunha. São atos criminosos sobre bens que a todos pertencem e que empobrecem a nossa cidade.
Aqui deixamos um apelo à Polícia Judiciária de Lisboa, que possui uma secção especializada no furto de obras de arte e umas instalações ultra-modernas, recentemente inauguradas, para que desenvolva os seus melhores esforços no sentido de desmantelar o ou os grupos organizados que vêm atuando em Lisboa e possa recuperar para a cidade as peças furtadas.
Apelamos ainda a todos os lisboetas para que colaborem nas investigações da Polícia Judiciária.
Pinto Soares
24/06/2014
Livraria Sá da Costa renasce por três meses como alfarrabista e poderá manter-se
in O Corvo (24.6.2014), por Samuel Alemão:
...
Excelente notícia mas atenção: a CML não aprovou classificação de interesse público (só a DGPC o pode fazer...) mas municipal, e nada foi feito até agora, que se saiba :-( Aliás, a proposta que foi votada é algo dúbia: classificaria o quê, exactamente? Fachada, portas, candeeiros de tecto? Óptimo. Actividade? Duvido que alguma vez o faça/fizesse. E essa proposta está onde? Nos serviços para ser desenvolvida? Na gaveta? No lixo? Pois.
POSTAL DE LISBOA: Av. Almirante Reis 28
A REVOLUÇÃO ESTÁ NO LIXO...?
23/06/2014
Piano escada no Metro // Lisboa - Festas de Lisboa
«De pianos.pt@gmail.com
Olá, estamos a entrar em contacto convosco por causa de uma noticia positiva que vos deve interessar. A pianos.pt transformou 30 degraus da estação de Metro de S. Sebastião em 30 notas de piano que podem ser tocadas e ouvidas. O sucesso desta iniciativa, da EGEAC (integrada nas Festas de Lisboa), ultrapassou de tal forma as expectativas que o prazo foi alargado várias vezes sendo que fica afinal montado até dia 3 de Julho, último dia das Festas de Lisboa. Para ter uma noção do impacto, só um dos 2 artigos publicados no Público sobre a iniciativa já teve 23.000 Likes no facebook, sendo que o outro teve 19.000..!
Esperemos que seja do vosso agrado e que sirva para fazer mais pessoas felizes, até porque neste periodo já todas as crianças estão de férias e é uma oportunidade para elas usufruirem desta iniciativa.
Gostamos de fazer pessoas felizes..!
Com os melhores cumprimentos
Hugo Freitas»
...
MUITO OBRIGADO, «pianistas», pela escala em São Sebastião, sim, uma iniciativa magnífica :-)
Foi por esta e por outras que foi para Pavia e nunca mais voltou:
Dizem que esta porcaria é a nova entrada para o Museu Antoniano. Como foi possível alguém conceber e aprovar isto [é esta grelha de fogão de cozinha (bera)?] para ali?
Foto: Corre no Facebook...
Postal da Avenida Afonso Costa: fonte/monumento
LISBOA abandonada: canteiros nas Amoreiras
POSTAL DE LISBOA: Rua Antero de Quental Nº 1
21/06/2014
Vestígios de mais uma noite de Lisboa - Rua Nova do Carvalho e adjacentes
Adicionar legenda |
20/06/2014
A SEMANA ACADÉMICA DE LISBOA E O PARQUE FLORESTAL DE MONSANTO
Embora este Comunicado tenha sido ignorado pelas entidades que têm a sue cargo a defesa daquele parque florestal, não abdicaremos do nosso dever de continuar a pugnar pela integridade e dignidade do Pulmão Verde da cidade de Lisboa.
Um Terreno submetido ao regime florestal, não deve ser “limpo”, para que nele seja realizado, durante uma semana, um evento que põe em causa o equilíbrio de uma área que deveria constituir local de abrigo, alimentação e reprodução de uma riqueza biológica diversificada.
A Associação Lisboa Verde, que integra a Plataforma por Monsanto, volta a solicitar o fim da realização de eventos não condizentes com os estatutos do Parque Florestal e às entidades colaborantes na realização da Semana Académica: Associação Académica de Lisboa e Câmara Municipal de Lisboa, para que iniciem urgentemente os trabalhos de renaturalização da área do Parque Florestal de Monsanto que degradaram.
Pinto Soares
Junta de Freguesia de Santa Maria Maior quer reabilitar Praça da Figueira
Cc. PCML
Somos a enviar o nosso aplauso a V. Exa. e ao restante executivo dessa Junta de Freguesia, por ter anunciado querer reabilitar a Praça da Figueira, dando assim seguimento à nossa sugestão feita à CML, aquando da criação do designado "mercado mensal" naquela praça de Lisboa (ver http://cidadanialx.blogspot.pt/2012/11/aplauso-pela-iniciativa-do-mercado.html).
Reafirmamos que uma das medidas a implementar seja a de dar conforto ambiental à praça, despida que está, praticamente, de árvores de copa, atingido a praça temperaturas elevadíssimas durante o longo período de Verão. Embora a existência do parque de estacionamento subterrâneo comprometa a arborização que a praça merecia, é possível, com criatividade, bom senso e vontade política melhorar a Praça da Figueira do ponto de vista ambiental.
Regozijamo-nos, portanto, com o anúncio de V. Exa., e colocamo-nos à disposição para ajudarmos no que for preciso fazer para dar bom seguimento a este projecto.
Melhores cumprimentos
Paulo Ferrero, Bernardo Ferreira de Carvalho, Fernando Jorge, Virgílio Marques, Nuno Castro Paiva, Inês Beleza Barreiros, José Filipe Soares, Rui Martins, Jorge Lima, Carlos Leite de Sousa, João Oliveira Leonardo, Miguel de Sepúlveda Velloso