Jardim  das Amoreiras – Jardim Marcelino Mesquita
O Jardim das  Amoreiras, também conhecido por Jardim Marcelino Mesquita, foi alvo  recentemente de trabalhos de melhoramento e de intervenção. Nas zonas  verdes foram executados no final do ano passado diversos trabalhos de  melhoramento que incluíram a plantação de cerca de 7000 herbáceas e  arbustos, bem como a mobilização e ressementeira de cerca de metade das  áreas de relvado. Estes trabalhos de plantação e ressementeiras irão  ficar concluídos no 1º semestre de 2010. Os pavimentos também foram  reparados em algumas áreas de calçada que se encontravam danificadas.
Jardim  da Praça da Alegria
Estão em fase de conclusão os trabalhos  de remodelação da rede de rega a decorrer no Jardim da Praça da  Alegria. Está também prevista ainda a reparação e pintura dos bancos de  jardim.
Jardim  Henrique Lopes de Mendonça (Praça José Fontana)
Iniciaram-se  as obras no Jardim da Praça José Fontana para revitalização de áreas  verdes, pavimento e equipamentos. Após a reparação total dos pavimentos,  irá proceder-se ao ajardinamento dos canteiros. Estima-se que o jardim  esteja pronto em meados da Primavera. Já decorreram trabalhos de podas e  abates, bem como retirada de bancos.
Rua  Gonçalves Crespo
Foram terminadas as plantações de árvores  em caldeiras na R. Gonçalves Crespo, onde a espécie existente – Populus  canadensis - está a ser substituída por outra de características  mais adequadas às condicionantes desta artéria. As árvores têm sido  substituídas tendo em conta a prioridade devido ao seu estado  fitossanitário ou de estabilidade mecânica. Este ano foram plantadas  oito Sophora japonica var. piramidalis nesta  rua.
Plantações em troço do Corredor  Verde
A Câmara Municipal de Lisboa realizou na semana de 8 a  12 de Março uma acção de plantação no troço do corredor verde  compreendido entre a Avenida Gulbenkian e o Parque Eduardo VII. Ao todo  foram plantadas 29 árvores (7 Pinus pinea, 10 Quercus faginea  e 12 Olea europea var. silvestris) e 271 arbustos de  variadas espécies que vieram enriquecer o património vegetal desta zona  da cidade.
Limpeza de  infestantes no PFM
A grande acção de controlo de infestantes  que tem sido desenvolvida nestes dois últimos anos de 2008 e 2009,  abrangeu praticamente toda a área Sul do PFM, com uma área florestada de  322 hectares. Falta intervir em cerca de 50 hectares, para completar a  totalidade do PFM Sul.
As espécies eliminadas são fundamentalmente Acacia  sp., Pitosporum undulatum e Ailanthus altissima, e as  operações são cirúrgicas havendo o cuidado de preservar a regeneração  natural, fundamentalmente de espécies autóctones.
Estes trabalhos  irão prosseguir, estando previsto intervencionar 26 hectares em 2010 e  25 hectares em 20011 no PFM Sul.
Na sequência do protocolo celebrado entre o Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas e a CML, ficou esta última encarregue da gestão e reabilitação da Tapada das Necessidades, jardim histórico e imóvel de interesse público, com grande valor cultural, natural e paisagístico. Assim, inicia-se este mês a primeira fase das obras de conservação e reparação, as consideradas de maior urgência, que incidem essencialmente nos pavimentos e na drenagem pluvial da zona sul, com um prazo de execução de 60 dias. Lamentamos o incómodo que as obras possam causar aos utentes da Tapada, mas estas são indispensáveis para que, o mais breve possível, se possa usufruir mais plenamente deste valioso património
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

4 comentários:
mas este blog nao existe só para dizer mal?
Porque será que eu não estou muito impressionada?
Um dos lugares a precisar urgentemente de obras de melhoramento é sem dúvida o jardim botânico, um jardim que se PAGA e que está em total desleixo e abandono.
Cumpts.
Sera que a moda de plantar oliveiras em tudo quanto e' canto veio para ficar??
Enviar um comentário