O mérito da criação desta petição cabe ao grupo "Utilização dos Transportes Colectivos - por um país melhor". Eu já assinei e tendo em conta o seu objectivo, acho que é do interesse de todos, pelo fica aqui o link.
Assine a petição aqui
"Exmo.Senhor 
Presidente da Câmara Municipal de Lisboa 
Exmo.Senhor 
Presidente da Assembleia Municipal de Lisboa 
Exmo.Senhor 
Presidente da Autoridade Metropolitana de Transportes de Lisboa 
Os abaixo signatários vêm, no exercício do DIREITO DE PETIÇÃO, expor  e requerer o seguinte: 
1. Os transportes colectivos rodoviários em Lisboa, apesar da  substâncial modernização a que foram sujeitos, continuam conotados como  sendo  um serviço lento e por isso, de fraca qualidade. Na realidade,  muitas das carreiras o são devido à impossibilidade de circularem  livremente - o intenso tráfego automóvel é o grande responsável por esta  lentidão.  
2. O número de automóveis particulares que todos os dias entra em  Lisboa, não tem parado de crescer, com todas as consequências nefastas  que esta situação acarreta do ponto de vista ambiental, influenciando  negativamente a mobilidade e a qualidade de vida dos cidadãos  
3. A política de "fazer fluir o trânsito", acaba muitas vezes por  resultar como um incentivo para o recurso ao automóvel particular. 
4. Para inverter esta tendência, há que favorecer o transporte  colectivo face ao transporte individual, alterando a actual situação,  onde para muitos, o seu automóvel continua a ser muito mais competitivo  do que a alternativa do autocarro. 
5. Lisboa, face a outras capitais europeias, tem uma fraca  implementação de corredores BUS. Para além da melhor circulação dos  transportes colectivos, estas faixas podem funcionar também como  elemento regulador de tráfego e de redução da pressão automóvel em  muitas vias. 
6. O estudo promovido pela CCDR-LVT em 2008, entre outras  recomendações, propôs um aumento substâncial de corredores BUS,  permitindo que a velocidade média dos autocarros pudesse subir dos então  15Km/h para 25Km/h. 
7. Os índices de poluição na cidade de Lisboa, têm vindo a subir ano  após ano, e urge combater esta tendência - não só por motivos de saúde  pública, mas também por motivos de cariz económico (a Comissão Europeia  enviou em Março de 2010, uma última advertência escrita a Portugal por  incumprimento das normas da União Europeia de qualidade do ar em relação  a partículas de suspensão perigosas, após o que recorrerá para o  Tribunal de Justiça Europeu.) 
8. A implementação de faixas BUS nos principais acessos a Lisboa,  permitiria que certas carreiras funcionassem como BRT (Bus Rapid  Transit) - Esta solução tem tido muito sucesso em diversos países, não  só pela sua eficiência, mas também por ser uma alternativa  substâncialmente mais económica de implementar do que sistemas de  ferrocarril ligeiro ou pesado. 
9. Numa altura em que a crise económica se faz sentir em todos os  sectores da sociedade, passa também pelas autarquias tomarem acções que  ajudem a mitigar os efeitos desta conjuntura. A dinamização da cidade de  Lisboa, oferecendo melhores condições para o serviço de transportes  públicos, terá como consequência o aumentando da competitividade, que à  luz dos últimos estudos apresentados, se situa numa posição pouco  favorável face às suas congéneres europeias. 
10. Apostar numa mobilidade mais sustentável e suportada por uma boa  rede de transportes públicos e modos suaves, permite poupar ao erário  público verbas preciosas que, de outro modo, acabariam por ser  canalizadas para as externalidades do uso abusivo do automóvel  particular. 
Em face do acima exposto, os signatários desta petição vêm requerer à  Câmara Municipal de Lisboa, à Assembleia Municipal de Lisboa e à  Autoridade Metropolitana de Transportes de Lisboa, no âmbito das suas  respectivas competências, a tomada das medidas necessárias com vista ao  aumento substâncial dos corredores BUS, não só dentro da cidade de  Lisboa, como nos principais eixos de acesso" 
Assine a petição aqui
   

1 comentário:
Muito bem, vou apoiar.
Apenas faltará uma ênfase na fiscalização da utilização das faixas de BUS pelos veículos particulares, actualmente esses corredores são abusados sem punição...
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