Os “Jardins Portáteis” das Oliveiras foram instalados no Cais do Sodré, junto ao rio. A CML requalificou o local, colocando pavimento novo, pilaretes e limpando os grafitis.
Inaugurados no dia 25 de Abril de 2009, os “Jardins Portáteis”, colocados inicialmente no Terreiro do Paço, são da autoria do artista Leonel Moura e são constituídos por várias dezenas de módulos amovíveis, sendo cada unidade composta por bancos, arbustos e uma oliveira. Assim, será possível escolher sol ou sombra, vistas para o Tejo ou para a Praça do Comércio, consoante a disposição.
PLANTAÇÕES DE ARVOREDO
Plantações  no âmbito do festival Delta Tejo
A Delta cafés no âmbito do  festival Delta Tejo, ofereceu a plantação efectuada nos arruamentos do  Polo Universitário do Alto da Ajuda/Parque Florestal de Monsanto. Foram  plantadas grandes árvores com uma altura média de 5 metros e PAP  (Perímetro à Altura do Peito) de 14 a 16 cm, sendo 20 pinheiros-mansos (Pinus  pinea), 50 lodãos (Celtis australis) e 70 tílias (Tilia  cordata).
Todos os trabalhos de plantação, assim como as  árvores, tutores e correias de fixação foram oferta da Delta cafés,  ficando a manutenção assegurada pela CML.
Parque  Florestal de Monsanto
No dia 27 de Março foram plantadas  cerca de cem árvores (carvalhos e zimbros), em cinco zonas do Parque  Florestal de Monsanto, nomeadamente em dois locais do Bairro de Caselas,  no Alto do Duque junto a Algés, na encosta de Montes Claros e na  Avenida dos Bombeiros no Alto do Restelo. Esta intervenção foi levada a  efeito no âmbito duma acção de Educação e Sensibilização Ambiental, em  que as crianças tiveram oportunidade de realizar as plantações  juntamente com os seus pais.
Plantações  na Freguesia de Santa Maria dos Olivais
A CML plantou 46  árvores na Freguesia de Santa Maria dos Olivais no sentido de substituir  outras das mesmas espécies que se encontravam mortas ou doentes.
Locais  onde foram realizadas as plantações:
Av. Cidade de Luanda - 9 Populus  nigra (Choupo-negro);
Av. de Pádua (Parada do cemitério dos  Olivais) - 2 Cupressus sempervirens (Cipreste-comum);
Praça  José Queirós - 2 Populus nigra (Choupo-negro);
Rua Almada  Negreiros - 3 Fraxinus angustifolia (Freixo);
Rua Cidade  Bissau - 10 Populus nigra (Choupo-negro);
Rua Cidade  Carmona - 1 Aesculus x carnea (Castanheiro-de-jardim);
Rua General Silva Freire - 6 Fraxinus angustifolia  (Freixo) e 1 Bauhinia purpurea (Árvore-de-orquídeas);
Rua  Mamadu Sissé - 8 Populus nigra (Choupo-negro);
Rua Vila  Bissorá - 4 Lagunaria patersonii (Lagunária). 
Jardim do  Campo Grande
No âmbito da Semana da Primavera, que decorreu  de 13 a 27 de Março, a Câmara Municipal de Lisboa, procedeu à plantação  de 6 Ginkgos biloba, no Jardim do Campo Grande. Dando  seguimento a esta plantação foram plantadas, no dia 13 de Abril, mais 11  árvores da mesma espécie no referido jardim.
INTERVENÇÕES
Parque Recreativo do Alto da  Serafina
Desde que o parque Recreativo do Alto da Serafina  foi aberto ao público em 1992, tem tido uma utilização intensíssima por  parte do público, o que tem levado a CML a realizar intervenções  permanentes de modo a garantir condições de utilização e manutenção  correctas.
Como exemplo do referido anteriormente, a CML procedeu à  reparação, manutenção e adaptação do equipamento do parque infantil à  legislação de acordo com o Decreto Lei n.º 379/97, de 27 de Dezembro  (art.º30), com as alterações introduzidas pelo Decreto Lei nº 119/2009  de 19 Maio. Pretende-se assim manter este espaço em bom estado de  utilização e segurança.
Os trabalhos agora efectuados englobaram a  retirada, reparação, pintura e adaptação de todo o equipamento do parque  infantil.Miradouro de Caselas
O  Miradouro de Caselas com a sua bonita pergola envolvente da igreja foi  intervencionado, tendo sido cortada a sebe de Nerium oleander  (cevadilha) para permitir a abertura do campo visual. Integrado no  programa de controle de infestantes, foi também removida uma árvore  semental da espécie Acácia dealbata.
No sábado 27 de Março  foram plantadas, por pais e filhos, trinta árvores de pequeno porte da  espécie Juniperus turbinata (zimbro) na envolvência deste  espaço, que se encontra agora mais aprazível.
Câmara limpa lagos no Jardim do  Campo Santana
A Câmara Municipal de Lisboa, procedeu à  limpeza dos dois lagos do Jardim do Campo Santana (Braancamp Freire) –  Campo Mártires da Pátria. Foram ainda desinfectados os abrigos dos  animais e administradas vacinas que visam proteger os animais contra a  doença de Newcastle. A vacinação foi acompanhada por uma veterinária da  CML.
Intervenção na Avenida do Brasil
A Câmara Municipal realizou uma intervenção de requalificação dos  espaços ajardinados na Av.do Brasil que incluiu a colocação de gravilha  nos canteiros de terra batida, sementeira de relva e plantação de  escalracho em alguns ajardinados entre os prédios. Foram ainda plantadas  11 laranjeiras, transplantadas da Pç.de Alvalade, e colocados 13 bancos  de jardim.
Jardim da Parada / Jardim Teófilo  Braga
Estão a decorrer trabalhos de requalificação, ao  nível da vegetação, nomeadamente a replantação de canteiros, no Jardim  Teófilo Braga. A obra está a cargo da Junta de Freguesia de Santo  Condestável, no âmbito do protocolo de competências com a Junta de  Freguesia.
JARDIM DA PAIVA  COUCEIRO REABRE AO PÚBLICO
O Jardim da Praça Paiva  Couceiro reabriu ao público, no dia 24 de Abril, depois de ter sido alvo  de obras de requalificação.
As obras incidiram na replantação das  áreas verdes, instalação de mobiliário urbano, equipamento  lúdico-infantil e renovação da iluminação pública. Foi ainda instalado  um sistema de rega automática e repavimentadas as vias envolventes ao  jardim. A CML prevê ainda que o quiosque municipal, com esplanada entre,  brevemente em funcionamento.
Esta intervenção insere-se na política  de recuperação e dinamização dos espaços verdes e miradouros da  Autarquia.
JARDIM  CONSTANTINO REABRIU AO PÚBLICO
O Jardim Constantino  reabriu ao público, no dia 19 de Abril, depois de uma intervenção que  requalificou toda a área verde e que permitiu introduzir novas espécies  vegetais, limpar os grafitis, pintar todos os elementos em ferro,  madeira e alvenaria e recuperar os candeeiros e a calçada. O Jardim  dispõe agora de um quiosque com esplanada.
in E-Pólen
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

4 comentários:
Requalificou? Requalificou uma ova! Cobriu aquilo de alcatrão, daquele bem negro igual ao das ruas, e levou para lá essas macaquices que estavam num canto do Terreiro do Paço. Mas nada.
A CML que tenha mas é tento na língua.
Uma vez mais plantação de arvoredo em Monsanto a custa de estragos feitos noutro local. O festival estraga mas planta umas árvores.Ficamos todos de consciência mais tranquila.É do tipo "estraga mas faz"!!
Sensibilização ambiental? Delta Tejo , Projectos para o Panorâmico,REN , Campo de tiro, transito caótico e intenso, má manutenção. Não há para aqui nenhuma contradição?
Uma câmara municipal, preocupada em plantar muitas árvores mas sem a mínima noção de como se cuida delas, é como aquelas mães que têm muitos filhos mas depois não os educam.
O que aqui se relata parece ser " uma coisa extraordinária" á Sócas; mas não é mais do que a normal conservação dos jardins e parques!.
(Os "jardins portáteis"( móveis) que a CML comprou , são uma treta imensurável...movam-nos para o rio por favor ! )
Enviar um comentário