15/07/2022

Estado deplorável da parede falsa do Largo de São Domingos - apêlo ao PCML

Exmo. Sr. Presidente da CML
Eng. Carlos Moedas


CC. AML, JF e media

Serve o presente para darmos conta a V. Exa. do estado deplorável em que se encontra a parede falsa que cobre o muro original do troço do Largo de São Domingos/ Rua Barros Queirós, de cujas imagens tiradas ontem, dia 14, são a melhor prova.

Caso não seja do conhecimento de V.Exa., esta parede falsa foi colocada naquele muro por ocasião da instalação de um memorial evocativo dos 500 anos do massacre de judeus, ocorrido naquele largo em 1506. A parede fazia parte de um conjunto de instalações, todas vandalizadas e em que, inclusive, a oliveira, para ali transplantada na ocasião, foi selvaticamente podada há poucos meses.

Cremos que o estado desta parede falsa é indigno da cidade e envergonha-nos a todos, mais a mais localizando-se num ponto de extrema atracção turística.

Solicitamos a melhor atenção do Presidente da CML para esta situação, de modo a que os serviços competentes façam o que já devia ter sido feito, isto é, remover a totalidade da estrutura metálica temporária e os resíduos dos painéis de plástico que a cobriam, recuperando o muro municipal original com todos os seus elementos em cantaria de lioz e respectivos gradeamentos em ferro pintado.

Na expectativa, apresentamos os melhores cumprimentos.

Paulo Ferrero, Miguel de Sepúlveda Velloso, Fernando Jorge, Maria Teresa Goulão, Irene Santos, Fátima Castanheira, Filipe Portugal, Beatriz Empis, Gustavo da Cunha, Jorge Pinto, Carlos Boavida, Nuno Caiado, Rui Martins, Maria do Rosário Reiche

Fotos de Fernando Jorge

...

Resposta do Presidente da JF Santa Maria Maior, a 15.07.2022:


Ex.mos. Senhores,

Muito agradecemos a vossa preocupação. Este largo está inserido na zona estruturante da Freguesia, pelo que a sua manutenção é da responsabilidade da CML. Iremos “reforçar” junto da CML esta vossa e justa preocupação.

Estamos sempre à vossa disposição para eventuais esclarecimentos que entendam solicitar e porventura evitar alguns comentários injustos e, em algumas vezes muito incorretos, que têm surgido nas paginas do vosso fórum. Muito concretamente, os comentários que à época fizeram sobre uma poda “radical” que tivemos de fazer na oliveira em frente à Igreja de São Domingos, após um ato grave de vandalismo sobre esta árvore. Bem me recordo que nos apelidaram de tudo e mais alguma coisa, desrespeitando a estrutura técnica desta Junta, dirigida por uma pessoa altamente qualificada. A Oliveira, recuperou completamente e mereceria agora uma reparação da vossa parte.

Não interpretem a mal este meu comentário, uma vez que ele demonstra que procuro acompanhar as vossas chamadas de atenção, mobilizando-me deste modo para situações que poderiam estar a escapar-me.

Saudações democráticas e cumprimentos,


Miguel Coelho

1 comentário:

Anónimo disse...

Bem pelo menos, o sr. Presidente da JF de Santa Maria Maior, teve a dignidade de responder, agradecer e quem sabe num futuro próximo solucionar o problema, já outros... como o de Cascais e outros tantos nem se dao ao trabalho de escrever um "paragrafo"...é triste ou burrice porque se esquecem que quem os pôs "em cima", os podem pôr rápidamente "em baixo"!