25/02/2020

Quando a prepotência, a boçalidade e o mau-gosto se abatem sobre a Sé de Lisboa.

Um magnífico torniquete numa porta lateral da Sé de Lisboa. O Cabido a todo o vapor na sua vontade de dar cabo da Sé.


Corredor da barraquinha de entrada, onde por uns módicos 4€ se pode continuar a testemunhar as mal-feitorias com que o cabido e, por maioria de razão, o Senhor Patriarca, brindam a catedral.

A luz de farol ou de urgência de hospital, é para publicitar a polémica obra dos claustros da Sé, onde se pretende instalar um sputnik de lantejoulas, nota de modernidade e marca de autor. Ao lado um gigante painel sinalético, quase do tamanho da porta da sacristia.


Falando em sputnikes, que dizer deste arranjo onde o cabido resolveu alcandorar uma imagem de Nossa Senhora de Fátima?A inspiração para tal prova de sumo bom-gosto, terá vindo das inúmeras lojecas de recuerdos baratuchos que enchem as ruas adjacentes. Um mimo a peanhazinha com ares de capitel gótico e os passarinhos que nos embevecem no seu cãndido vôozinho. 

Para passar, peça-se licença aos painéis que tapam metade da capela à direita e obstruem a leitura do monumento à esquerda.




Chama-se a esta beldade, um solitário. Entre esta plantinha no belíssimo  deambulatório gótico e a da mais poeirenta repartição pública desta malograda cidade, não há qualquer diferença


Aqui são máquinas automáticas para acender a intermitente devoção dos lisboetas, ao lado mais uma pequeno painel com mais informação. Na Sé de Lisboa tropeça-se entre tanto mobiliário urbano disperso e sem coerência a não ser a da cegueira e selvajaria patrimoniais.


Este é do tamanho dos arcazes à direita e maior do que a porta à esquerda. Se a Sé fosse uma igreja de cinco naves, ou gótica flamejante, ou uma basílica do renascimento, outras dimensões teria, mais aptas a receber este atentado. Mas a nossa Sé é antiga, construída a meia encosta no núcleo primevo da cidade, românica, obedecendo ao sistema das igrejas-fortaleza. é por isso de menores dimensões , mas não menos majestática.

É melhor levar óculos escuros não vá a "brilhante" exposição sobre as obrazinhas do claustro cegar os incautos

As colunas já lá estavam. Ficaram, agora, enxertadas numa instalação cinzenta com luz de cozinha onde moram uns senhores funcionários que cobram as entradas. Sem nenhum desprimor para quem ali trabalha, sublinhe-se.


O Cabido e o Senhor Patriarca ter-se-ão esquecido do episódio dos vendilhões do templo.

Na falta de lojecas de souvenirs, os Senhores Padres resolveram instalar uma dentro da Sé. Afinal em vez dos coros de serafins e querubins, oiça-se, antes, o barulho do vil metal. Sempre dá para pagar esta e outras obras que não cessam de abastardar a principal igreja da cidade.



O que se mostra aqui é o que de mau se fez na Sé de Lisboa. Desde a bilheteira à loja, das plantas de banco ou de repartição pública, à hedionda publicidade à não menos hedionda obra dos claustros, dos painéis gigantes que tapam colunas góticas, arcos de volta perfeita, à imagem de Nossa Senhora de Fátima metida no transepto numa instalação negra com passarinhos a voar, tudo aponta para uma leviandade patrimonial que domina  o Cabido e o Senhor Patriarca .

A mais histórica das igrejas históricas de Lisboa está nas mão de feirantes baratos que fizeram do espaço sagrado e de salutar despojamento, uma feira de bugigangas de duvidosa qualidade, dignas de uma loja de vão de escada.

Alegam que é para ordenar o público, demonstram uma total falta de bom-senso e um tacanho provincianismo.

Tratam o extraordinário com a brutalidade de mangas-de-alpaca encartados. E no meio desta desgraça, nem a sacristia têm aberta.

O que se passa na Sé merecia uma prolongada reportagem. Talvez seja hora do Senhor Cardeal sair do seu seráfico mutismo para pôr ordem no que, manifestamente, está sem eira nem beira.


19 comentários:

Anónimo disse...

Que bonito estendal

Anónimo disse...

Culturalmente miseráveis estes lusitanos!

Anónimo disse...

Isto ve-se em todo o lado na Europa... inclusive em quase todo o lado de Roma (um exemplo das cidades que mais tem para ver e das mais visitadas), que está cheio de igrejas e basílicas e monumentos, quase todos têm coisas destas, de torniquetes, placards, etc...

Portanto, não tem nada a ver com a cultura lusitana, não misturem coisas.

Miguel de Sepúlveda Velloso disse...

Reagindo ao anónimo das 12.37,

Agradeço o comentário, tal como todos. Os outros.

No entanto, em Roma há variadíssimas igrejas em que tal não acontece, o mesmo é válido para Nápoles e Palermo.

Em França também não e em Espanha muito menos.

O problema com a Sé de Lisboa, é que as dimensões não comportam o desvario e a incoerência estética em que o Cabido e o Senhor Patriarca maltratam a Sé.

Não sei se é da mentalidade lusitana, mas que é de jm péssimo gosto e menor oportunidade, isso sei.

Ego na Lua disse...

Estive lá há dias e fugi horrorizado. Para além dos balcões painéis luminosos, chocou-me estar tudo vedado à visita, só se pode andar na zona dos balcões de venda de bilhetes. Indizível.

Anónimo disse...

E agora vão ver o que se passa nos Jerónimos. Não fica atrás disto.

Alvaro Pereira disse...

Que piroseira!

Pedro Pais disse...

Vê-se perfeitamente que o cavalheiro que escreveu esta dissertação nunca, ou raramente, saiu do nosso território para visitar monumentos similares nos nossos países vizinhos... cheira-me bastante a ressabiamento e maledicência barata, pois conhecendo eu quase todas as catedrais, igrejas primazes e palácios do velho continente, tenho de confessar que a nossa Sé até está bastante aceitável. Antes de criticar e opinar levianamente, há que conhecer tudo aquilo que se toma como termo de comparação sob pena de se estar a inventar.
Pedro Pais
Guía Intérprete Oficial
Correio de Turismo na Europa

Fernando Carvalho disse...

Horrível, provinciano (entre outros adjectivos) independentemente se se usa noutros locais. Contudo, sendo monumento nacional, que dizem os serviços do ministério (in)competente ?

Miguel de Sepúlveda Velloso disse...

A Pedro Pais,

Agradeço o seu comentário, embora tenha sido escrito levianamente, para usar um dos seus adjectivos,

É precisamente por sair muitas vezes do nosso território que tenho termos de comparação, Granada, Córdova, Madrid, Barcelona, Paris, Berlim, Amesterdão, Budapeste, Roma, Nápoles, Palermo, Londres,, são algumas das cidades que conheço bem.

O facto de noutros lados as coisas do património serem mais bem tratadas é objectivo. Que se lá se faça tudo bem, é uma infantilidade que ninguém defende.

Agora achar que a Sé de Lisboa até está bastante aceitável, e vindo essa afirmação de um Guia-intérprete, é que é preocupante.

Que seja alguém dessa classe profissional a achar que o bazar retratado pelas imagens, é adequado à dignidade da mais histórica das igrejas de Lisboa, é vender gato por lebre a quem o ouvirá nas suas explicações.

E para seu descanso, o autor do post, está nos antípodas do português que faz da maledicência o seu credo e a sua razão de ser.

Mas perante o que escreveu, digo-lhe só que não há pior cego do que aquele que não que ver.

O seu caso, afinal.

Miguel de Sepúlveda Velloso disse...

Reagindo a Fernando Carvalho,

Os serviços oficiais, nada dizem, escudando-se no estatuto da Sé. Lá dentro, mexe o Cabido e pronto....na prática é isso que acontece.

Pedro Neves disse...

Que confusão vai na cabeça de alguns comentadores! Independentemente destas coisas coisas se fazerem em todas as outras cidades ou em algumas delas ou em nenhumas delas (conforme a opinião de cada comentador), é um desrespeito pelo património e não devemos fazê-lo, ponto.

Unknown disse...

Não há uma Gestão do Património Cultural? Cada um faz o que quer sem o mínimo de preparação?

Unknown disse...

Concordo plenamente,ainda falta falar das beatas que se julgam donas do lugar.

Sofia Feliz disse...

Em Londres a Catedral de S. Paulo Tb está cheia de coisas destas e só se entra pagando; O mesmo em sacré Cour de Paris, algumas em Espanha... é fruto do turismo, querer atrair turistas e justificar o que cobram apenas pq tenta informação disponível.

Julio Amorim disse...

Uma porcaria pegada mesmo....e a isso nem o Sr.. arquitecto (?) escapou. Aquela "store" e tudo o resto, só de quem andou a brincar ao CAD nos fins-de-semana.

António disse...

Não percebo a indignação. Há muito que a Sé deixou de ser um valor patrimonial e passou a ser apenas um equipamento turístico. Enquanto tal, está bem e coerente. Afinal, praticamente não temos turistas exigentes.
Há muitos anos que deixei de frequentar a Sé, como, seguramente, quase a totalidade dos lisboetas (exceptuando, evidentemente, um punhado de teimosos desocupados que destilam a rezinguice, andando a pé pela cidade numa obrigação militante de gastar bem os euros das reformas, das rendas ou de outras tenças inimagináveis). Na verdade, desde que deixou de fazer parte dos edifícios que compunham a vida da cidade que era nossa, onde vivíamos e habitávamos, dos lugares que faziam parte das rotinas diárias, a Sé deixou de ser diferente do "Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesa" e, assim, só interessa aos turistas e não me parece que eles estejam descontentes com estas intervenções, que a tornam igual a milhares de outros sítios por onde passa a horda dos turistas de sandálias por esse mundo fora. Não será um cuidado e milionário projecto levado a cabo pelos magníficos arquitectos da DGPC que nos virá devolver a Sé, até porque, se o fizessem, o valor das entradas tornaria ainda mais inacessível o espaço.

José Manuel Oliveira disse...

Obrigado pela denúncia de mais um atentado ao nosso património.

Anónimo disse...

Uma tristeza. Como é possível este disparate. A sinalização anterior respeitava a dignidade do monumento, porque não seguiram esse projecto e modelo. Lamentável a ignorância desta gente.